Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando o breve e talentoso Irving São Paulo


Vindo de uma família de artistas, Irving São Paulo começou a atuar muito cedo, nos filmes dirigido pelo pai. Mas conquistou o público aos 18 anos de idade, quando viveu o jovem Rafael, na novela Final Feliz (1982), escrita pela veterana Ivani Ribeiro

Com atuações também no cinema brasileiro, o ator nos deixou muito cedo, falecendo com apenas 41 anos de idade.


Irving São Paulo, Miriam Pires e Buzza Ferraz em Final Feliz


José Irving Santana São Paulo nasceu em Feira de Santana, em 26 de outubro de 1964. Ele era filho dos cineastas Olney São Paulo e Maria Augusta Santana, e irmão do ator Ilya São Paulo.

Aos 6 anos de idade, ele atuou no curta-metragem O Profeta de Feira de Santana (1970), dirigido por seu pai. O menino fez outros trabalhos dirigido por Olney, e precisou amadurecer muito cedo após a morte do pai, em 1978, com apenas 41 anos de idade.



Olney e Ilya São Paulo


Em 1978 ele retornou ao cinema, atuando em A Noiva da Cidade (1978) de Alex Vianny e fez Muito Prazer (1979), de David Neves, no ano seguinte.



Irving São Paulo em Muito Prazer

Aos 18 anos de idade Irving São Paulo foi convidado por Ivani Ribeiro para viver o jovem Rafael, um adolescente com problemas mentais na novela Final Feliz (1982). O jovem ator chamou a atenção pela sua atuação delicada, e também conquistou uma legião de fãs pela sua beleza.





Ainda em 1982 ele faz outro filme, atuando Luz Del Fuego (1982), mas passa a dedicar-se mais a televisão, fazendo diversas novelas nos anos seguintes.

Irving atuou em Champagne (1983), e após alguns anos afastado do vídeo, retornou a televisão como o Bad Cat em Bebê a Bordo (1988). Em seguida, fez Vida Nova (1988) e O Sexo dos Anjos (1989), todas na Rede Globo.



Irving São Paulo, Lúcia Verissimo e Tony Ramos em Champagne


Irving São Paulo em Bebê a Bordo


Depois o ator foi para a TV Manchete, onde atuou em A História de Ana Raio de Zé Trovão (1990) e na minissérie As Bruxas (1991). De volta a Globo, fez Perigosas Peruas (1992) e foi o Zé Luiz no remake de Mulheres de Areia (1993) e o Zeca de A Viagem (1994), alguns dos papéis mais marcantes de sua carreira.



Irving São Paulo e John Herbert em A Viagem

Mas apesar do sucesso de seus papéis, os convites para atuar foram diminuindo, e ele fez apenas participações em novelas como Por Amor (1997), Torre de Babel (1998), Estrela-Guia (2001), A Padroeira (2001), Sabor da Paixão (2002), que foi sua última novela. O ator também participou de alguns programas, minisséries e especiais, como A Muralha (2000), Um Só Coração (2004) e Caso Verdade e Você Decide.


Patrícia França e Irving São Paulo em Você Decide



Longe da TV, ele retornou ao cinema no filme Cascalho (2004) e no mesmo ano fez O Veneno da Madrugada (2004), seu último filme. Também fez alguns trabalhos no teatro, inclusive como diretor.





Em 31 de julho de de 2006 o ator foi internado no Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, com pancreatite. Ele já chegou ao local em estado grave, e foi submetido a cirurgia, mas não resistiu devido ao quadro hemorrágico.

No dia 10 de agosto Irving São Paulo acabou falecendo, vítima de falência múltipla de órgãos, com apenas 41 anos de idade. O ator deixou 2 filhos, e seu funeral foi marcado pela revolta da família com a imprensa e emissoras de televisão, que não haviam dado trabalho para o ator nos últimos anos de vida.

Em 2012 a notícia da sua morte voltou a viralizar nas redes sociais.






Veja também: Artista, que como Jackie Coogan, nasceram em 26 de outubro

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Morreu tão jovem e com a mesma idade que o pai dele morreu : 41 anos. Triste coincidência.

    ResponderExcluir