Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Os 98 Anos da Primeira Transmissão de TV no Mundo


Em 26 de fevereiro de 1926 o engenheiro escocês John Logie Baird reuniu alguns cientistas e jornalistas para fazer a primeira transmissão com público da televisão. O pioneiro Baird é considerado um dos "pais da televisão", e foi o primeiro que conseguiu fazer do invento uma realidade.




Junto com nomes como Paul Nipkow, Vladimir Zworykin e Philo Farnsworth, Baird foi um dos inventores responsáveis pela criação da TV. Eles nunca trabalharam juntos, mas a junção de suas invenções permitiu a evolução do aparelho para aquilo que conhecemos nos dias de hoje.

Atualmente digitais, a televisão de Baird era mecânica, e consistia em um disco perfurado que girado em alta velocidade, conseguia transmitir a imagem, na época com apenas 30 linhas de definição.

O público assistiu a imagem em movimento de seu sócio Oliver Hutchinson (sem som). Poucos segundos que marcaram a história da TV.

Oliver Hutchinson

John Logie Baird e seu equipamento de filmagem e transmissão


Baird já havia feito transmissões anteriormente, mas sem público. A primeira delas ocorreu em 1924, quando ele filmou um boneco de madeira chamado Stokie Bill, que ele mesmo manipulava. O boneco sobreviveu ao tempo, e está exposto em um museu, dedicado a comunicação, na Inglaterra.

John Logie Baird e o Stokie Bill

Em 1925 o inventor fez as primeiras transmissões com pessoas reais, usando alguns atores teatrais da região. Estas imagens também foram preservadas. Mas a definição era bem ruim, conforme podemos conferir abaixo.




Ao longos dos anos ele aperfeiçoou seu invento, conseguindo sincronizar som, e melhorando a definição de imagem. Em 1928 Baird também fez a primeira transmissão colorida da televisão mundial, tendo a atriz Paddy Naismith (1903-1963), como modelo.

Paddy Naismith foi também uma sufragista e se tornou a primeira mulher piloto de corridas da Inglaterra, além de ser a primeira comissária de bordo comercial inglesa.

Paddy Naismith na transmissão de 1928


Em 1930 John Logie Baird também produziu e dirigiu o primeiro filme feito para a televisão da história, The Man With the Flower in His Mouth (1930), baseada em uma peça de Pirandello. O filme foi transmitido pela BBC, em sua fase experimental.


John Loggie Baird morreu em 1946, aos 57 anos de idade.





Veja também: Entrevista com Miriam Simone, uma pioneira da televisão brasileira


Veja também: Raul Gil já foi ator


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

0 Comentários