Por Diego Nunes
Nome importante do rock brasileiro, o cantor, ator, compositor e multi-instrumentistas Guilherme Lamouniner não recebe os créditos e atenções merecidas. Dono de músicas famosas como Enrosca, Seu Melhor Amigo, Um Toque De Amor e Será Que Eu Pus Um Grilo Na Sua Cabeça?, Lamounier merece ser resgatado pelas novas gerações, que o conhece principalmente por composições suas, regravadas por artistas como Fábio Júnior e Sandy e Júnior.
Guilherme Lamounier da Silva Carmo nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de novembro de 1950, e era membro de uma família de artistas. Seu avô era o lendário compositor Gastão Lamounier, pioneiro do rádio brasileiro, e sua mãe era a cantora lírica Sylvia Lamounier, uma das mais famosas instrutroras de canto de seu tempo. Seu primo, Gastão (que recebeu o nome do avô), também era compositor e produtor musical.
Com a música nas veias familiares, não era difícil supor que Guilherme seguria pelo mesmo caminho. Na adolescência, ele fez parte do conjunto Os Nômades, um grupo de garotos influenciados pelos Beatles. A banda de amigos fazia alguns shows, e acabou contratada para se apresentar no CLube Radar, em Copacabana.
Pouco tempo depois, com 17 anos de idade, ele foi contratado para ser crooner da orquestra de Peter Thomas, que tocava nas festas e bailes da sociedade carioca. Nesta época, ele foi visto pelo diretor americano Hal Bartlet, que estava no Brasil pesquisando para sua próxima produção.
Bartlet havia comprado os direitos do livro Capitães de Areia, de Jorge Amado, e convidou Guilherme Lamounier para fazer um teste, para um pequeno papel, mas ficou impressionado com a desenvoltura do rapaz, e acabou lhe oferecendo um dos papéis principais, além de escalar o cantor para gravar quatro músicas para a trilha sonora.
Rodado na Bahia, The Sandpit Generals (1971) era uma produção americana de grande orçamento, e ti nha um elenco de astros de Hollywood, encabeçado por Rhonda Flemming, que na época, era casada com o diretor. O filho da atriz, Kent Lane, também fazia parte do elenco.
Entre os atores internacionais também estavam Alejandro Rey e Butch Patrick, que havia vivido o Eddie Monstro na série Os Monstros. O elenco também contava com astros brasileiros, como Dorival Caymmi, Aloysio de Oliveira e Marisa Urban.
Americana de nascimento, mas brasileira de coração, a cantora Eliana Pittman também estava no filme, fazendo justamente par romântico com Guilherme Lamounier, que dava vida ao personagem Gato.
O filme foi rodado em 1969, mas só foi concluído em 1971. E acabou sendo um fracasso de bilheterias, sendo quase inédito nos cinemas. Ele não foi bem aceito comercialmente nos Estados Unidos, e ainda foi finalizando enquanto Flemming e Bartlet estavam passando por um divórcio conturbado, e a produção acabou entrando na disputa judicial dos bens do casal, fazendo com que ele praticamente não recebesse distribuição americana.
No Brasil, por retratar meninos de rua, foi considerado subversivo, e foi proíbido durante a ditadura miltar, nunca tendo sido exibido no Brasil. Curiosamente, o filme ficou anos em cartaz nos cinemas da União Soviética, onde tornou-se um dos filmes estrangeiros mais vistos na história do país.
Tendo sido astro de um filme americano, nunca exibido no Brasil, Lamounier ainda era desconhecido do público brasileiro, até que Carlos Imperial resolveu apostar em sua carreira de cantor. Imperial era um homem controverso, mas foi um grande produtor musical, e ajudou a alavancar a carreira de diversos cantores na década de 1970.
Imperial lançou o primeiro disco do rapaz, chamado Guilherme Lamounier, pela EMI, em 1970. No mesmo ano, Lamounier participou do Festival Internacional da Canção, defendendo a música Conquistando e Conquistado, de Imperial e Ibrahim Sued.
Em 1971, o cantor participou novamente do Festival, mas desta vez com destaque ao acompanhar no piano e fazendo a segunda voz para o artista paquistanês radicado em Londres Rocky Shahan. Na ocasião, a dupla se deu bem na fase Internacional com a canção Love Is On My Mind, conquistando o segundo lugar e grande repercussão nos jornais da época.
No cinema, Lamounier atou apenas em The Sandpit Generals (1971), mas também compôs para a trilha da pornochanchada Com As Calças na Mão (1975), e teve também músicas suas incluídas na trilha de alguns filmes.
Mas foi na indústria musical que ele foi mais bem sucedido. Enrosca talvez seja a sua canção mais famosa, e fez parte da trilha sonora da novela Locomotivas (1977), além de ter sido regravada pela dupla Sandy e Júnior e pelo cantor Fábio Júnior, que também regravou Seu Melhor Amigo e Seres Humanos, que também eram canções de Lamounier.
O cantor teve outras músicas em trilhas de novelas. What Greater Gift Could Be There fez parte de O Homem Que Deve Morrer (1971), enquanto Requebra Que eu Curto embalou as cenas de O Pulo do Gato (1978). Já a canção Orquestra Dívina, gravada em 1982, podia ser ouvida na novela Paraíso (2002).
Já em 1985, Guilherme Lamounier gravou a a música Luz de Mim, incialmente feita para o especial infantil Era dos Halley, onde cantava em dueto com a cantora Rosana. No ano seguinte ele regravou a música para a abertura da novela Tudo Ou Nada.
Na década de 1980 o cantor desapareceu da mídia. Com muitos problemas de saúde, ele voltou a morar com a mãe, e passou a viver dos direitos autorais de sua obra.
Guilherme Lamounier morreu vítima de problemas cardíacos e uma pneumonia, em 07 de agosto de 2018, aos 67 anos de idade.
Leia também: Relembrando o breve e talentoso cantor Ronaldo Resedá
Leia também: Por Onde Anda? O Cantor Morris Albert, do sucesso Feelings
Leia também: Por Onde Anda? O cantor Dudu França, do Hit Grilo na Cuca
Leia também: Por Onde Anda? O cantor Almir Rogério, o "dono" do Fuscão Preto
Leia também: Morre Maria Cleusa, a Bolete Zulu, aquela que não ria
Leia também: Por Onde Anda? A Cantora Silvana
Leia também: Por Onde Anda? A Cantora Edith Veiga
Veja também: Raul Gil já foi ator
Veja também: A História de Ênio Santos
Veja Também: Os Artistas que Morreram em 2021
Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam
Veja Também: Os Artistas que Morreram em 2021
Veja também: A História de Carlos Alberto
Veja também: Sandra Annenberg já foi atriz
0 Comentários