Por Diego Nunes
O ator Júlio César conquistou uma legião de fãs quando deu vida ao menino Pedrinho, o netinho de Dona Benta, na versão global da série Sítio do Pica Pau Amarelo, em 1977.
Júlio César Vieira da Cunha e Silva nasceu no Rio de Janeiro, em 07 de agosto de 1964.
Os primeiros anos da carreira
Com apenas cinco anos de idade, Júlio César estreou na televisão atuando na novela Véu de Noiva (1969), na Rede Globo.
O menino talentoso foi crescendo em frente às câmeras, e na Globo, fez participações em programas como Caso Especial (1972), A Patota (1973), O Bem-Amado (1973), O Semideus (1973-1974) e O Espigão (1974). Em uma breve passagem pela TV Tupi, também atuou em um episódio de Jerônimo, o Herói do Sertão (1973).
Em 1975 ele ganhou destaque como o Ricardo Dias da novela Escalada (1975), que lhe rendeu o Troféu Contigo de Melhor Ator Mirim do Ano.
Júlio César havia interpretado o filho de Tarcísio Meira em O Semideus e em Escalada, e voltou a viver o filho do ator em sua estreia no cinema, no filme O Marginal (1974). Dois anos depois, ele fez seu segundo e último trabalho cinematográfico, quando atuou na comédia Costinha, o Rei da Selva (1976), uma versão brasileira e cômica do personagem Tarzan, estrelada pelo comediante Costinha.
O Sítio do Pica Pau Amarelo
Com 13 anos de idade, o menino já era um veterano quando foi escolhido para viver o Pedrinho em Sítio do Pica Pau Amarelo, em 1977. Júlio César permaneceu no papel até 1980, e então, adolescente, foi substítuido pelo ator Marcelo José (que ficou no programa até 1984. Por fim, o ator mirim Daniel Lobo assumiu o papel de Pedrinho em 1985, ficando até a série se cancelada, um ano depois.
Infelizmente, Daniel Lobo, faleceu em 2016, com apenas 43 anos de idade. (Leia mais sobre ele aqui).
Em tempo, erroneamente Júlio César é creditado como o primeiro Pedrinho da televisão, mas esta informação não procede. O primeiro Pedrinho foi o menino Davi José, na versão do Sítio do Pica Pau Amarelo de 1952, produzida pela TV Tupi.
Em 1979, enquanto ainda gravava o infantil Sítio do Pica Pau Amarelo, Júlio César trabalhou na polêmica e ousada peça Blue Jeans: Uma Peça Sórdida (1981), ficando no elenco até 1981.
Na Globo, o ator ainda atuou na novela O Amor É Nosso (1981) e voltou ao sítio no papel do Principe Escamado (na segunda versão), em 1982. Ele também fez participações em programas como Chico Anysio Show e Os Trapalhões.
No teatro, apresentou-se nos palcos até 1989.
Os Anos Após a Fama
Com 20 anos de carreira, e 25 anos de idade, Júlio Cesar estava cansando de atuar, e já não desejava mais seguir na carreira artística. Ele estudou marketing, e montou uma empresa dedicada ao comércio e marketing, que possuí até os dias de hoje.
Ele se casou em 1993, e teve uma filha, chamada Fernanda.
Leia também: O breve Daniel Lobo, o Pedrinho de Sítio do Pica Pau Amarelo, Morto aos 43 anos de idade
Leia também: Por Onde Anda? Cacá Silveira, o Príncipe Escamado do Sítio do Picapau Amarelo
Leia também: Por Onde Anda? Rosana Garcia, a eterna Narizinho
Leia também: Lúcia Lambertini, a primeria Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo
Leia também: A trajetória do ator André Valli, o eterno Visconde de Sabugosa
Leia também: Zilka Sallaberry, A Eterna Dona Benta
Leia também: Jacira Sampaio, a querida Tia Nastácia
Leia também: Por Onde Anda? Ilva Niño, a Coadjuvante de Ouro
Leia também: Por Onde Anda? o ator Ferrugem
Veja também: Lúcia Alves é Irmã de Sidney Magal?
Veja também: O Triste Fim de Aron Hassan, de De Corpo e Alma
Veja Também: Os Artistas que Morreram em 2021
Veja também: A História de Carlos Alberto
Veja também: Sandra Annenberg já foi atriz
0 Comentários