Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Lorraine Warren, a paranormal mais famosa do cinema


Por muitas décadas, o casal Ed e Lorraine Warren trabalharam com casos proeminentes de supostas assombrações. Ed era um autoproclamado demologista, enquanto Lorraine era uma médium e clarevidente. Os Warren também eram palestrantes e documentaram ricamente seu trabalho, e muitos dos livros onde relatavam os seus casos foram adaptados para o cinema.

Os filmes mais famosos deram origem ao universo Invocação do Mal (The Conjuring), tendo os atores Vera Farmiga e Patrick Wilson nos papeis de Lorraine e Ed. A própria Lorraine trabalhou como consultora nos bastidores de algumas das produções.


Vera Farmiga e Patrick Wilson

Lorraine e Ed Warren

Lorraine Warren nasceu em Connecticut em 31 de janeiro de 1927. Ela foi educada em um tradicional colégio católico (a religião católica possui uma forte influência em suas publicações), e teve seu primeiro episódio de clarividência aos 12 anos de idade.

Ela relatou a experiência a uma freira, e acabou punida com um final de semana de isolamento, onde tinha de rezar o tempo inteiro. Em um de seus livros, Lorraine declarou que tal castigo ajudou a aflorar o seu dom.





Em 1945 ela conheceu Ed Warren, com quem se casou, quando tinha 18 anos de idade. Os dois nutriam interesse pela pintura, e queriam ser artistas profissionais. Mas um dia Lorraine contou ao marido sobre sua paranormalidade, e ele confidenciou que havia tido ao menos uma experiência sobrenatural. A partir de então, eles começaram a se aprofundar no assunto.


Quadro pintando por Ed Warren

Em 1952 eles fundaram uma sociedade de pesquisas paranormais, a mais antiga da Nova Inglaterra. Foi nesta época também que eles começaram a viajar em busca de locais assombrados, para estudar os acontecimentos e oferecer ajuda aos afetados.

Foi também em 1952 que eles criaram o museu sobrenatural em sua própria residência, onde armazenavam os artefatos recolhidos em suas pesquisas. Mas foi somente em 1968 que o casal começou a ganhar destaque midiático, quando a imprensa começou a noticiar um caso que eles já investigavam há 15 anos, em parceria com padres e sacerdotes.

Os Warren estavam envolvidos nas investigações de uma boneca de pano que seria possuída pelo espírito de uma menina chamada Annabelle Higgins. A boneca talvez seja o item mais famoso da coleção do Museu Warren, e o caso inspirou vários filmes do universo Invocação do Mal.


Lorraine e Ed Warren diante da verdadeira Anabelle, no museu que fica na casa do casal, na cidade de Monroe

A história de Anabelle, entretanto é um pouco diferente do que apresentado nos filmes. Ela nunca pertenceu a um jovem casal cuja esposa estava grávida, e também não houve nenhum ataque de uma seita satânica. A boneca foi dada a estudante de enfermagem Angie, que a ganhou de sua mãe no aniversário de 28 anos de idade.

Anabelle era uma boneca nova, comprada na loja, mas que atormentou Angie e sua colega de quarto Donna. Elas a encontravam em locais onde não haviam deixado, em posições impossíveis devido a sua estrutura de pano. A boneca também deixava bilhetes, e apareceu com sangue nas mãos em uma ocasição.

Ela também teria atacado Lou, namorado de Donna, o que fez com que eles procurassem o casal Warren. De acordo com Lorraine, Anabelle era o espirito de uma menina que havia morrido em um acidente de carro em frente ao prédio onde as estudantes moravam.

Em 1975 o casal ficou ainda mais famoso quando foram investigar as ocorrências na residência de Amityville, onde Ronad DeFeo matou todos os membros de sua família, ainda em 1975. O caso ganhou fama principalmente após Jay Anson publicar um livro onde relatava os fatos sobrenaturais que assombravam a casa, em 1977. O livro inspirou diversos filmes feitos a partir de 1979 sobre o tema, mas anos mais tarde o autor afirmou que inventou todos os fatos após uma bebedeira. Em 1982 Ed e Lorraine Warren foram consultores do filme Amityville 2: A Possessão (Amityville 2: The Possession, 1982).




Outra residência famosa onde o casal trabalhou foi a da família Smurl, que teria sido até atacada sexualmente pelos espíritos. O caso inspirou o filme A Casa das Almas Perdidas (The Hanted, 1991), a primeira produção inspirada em um dos livros publicados pelos Warren.

A própria Lorraine Warren aparece no filme, interpretando uma repórter atacada por um espírito.


Participação de Lorraine Warren no filme A Casa das Almas Perdidas



Mas a consagração do casal nas telas do cinema somente ocorreria com o lançamento de Invocação do Mal (The Conjuring, 2013), do qual Lorraine também foi consultora. Ed Warren não contribuiu na produção, pois havia falecido em 2006, aos 76 anos de idade.

Lorraine também aparece neste filme, ela é uma das pessoas na plateia, ouvindo uma palestra de Vera Farmiga, que interpreta a médium na obra. O enorme sucesso nas bilheterias deu inicio a uma grande séries de adaptações, também muito bem sucedidas.



Lorraine Warren em Invocação do Mal (2013)


Lorraine Warren e Vera Farmiga


Existem muitas criticas e acusações de fraude contra o casal, e do vasto material registrado por eles, há poucas evidências reais de acontecimentos sobrenaturais, como as fotos das crianças de Enfield, em Londres, supostamente levitando.

Os muitos registros poderiam muito bem retratar apenas as meninas pulando sobre a cama. O caso serviu de tema para o filme Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2, 2016), que é considerado um dos mais fantasiosos de todos, principalmente por aumentar a participação do casal Warren na história. Eles apareceram na casa, sem serem convidados, e após muita insistência a família permitiu a sua entrada, porém a visita durou apenas uma tarde.


Fotos reais tirada pelos Warren, onde uma criança esta supostamente levitando

Lorraine Warren morreu em 18 de abril de 2016, aos 92 anos de idade.




Veja também: As Bruxas do Cinema e TV







Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários