Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? A Atriz Maria Cláudia


Por Diego Nunes


Maria Cláudia já foi considerada uma das mais belas atrizes brasileiras, e foi uma das mulheres mais fotografadas da década de 1970. Em sua carreira, brilhou no cinema, teatro e televisão, mas afastou-se da mídia no auge, devido a problemas de saúde.




Maria Cláudia de Souza Santos nasceu no Rio de Janeiro, em 09 de outubro de 1949. Ela é sobrinha do ator Luiz Delfino (marido da cantora Marlene), e estreou na televisão como apresentadora do Telejornal Pirelli (1969), na TV Rio, apresentando o programa ao lado de Cid Moreira.

Maria Cláudia começou no programa lendo a previsão do tempo, que era trazida por um pombo correio. Destacando-se na tv, foi convidada para ingressar no cinema, atuando em Bonga, o Vagabundo (1969), ao lado de Renato Aragão.


Renato Aragão e Maria Cláudia em Bonga, o Vagabundo

No ano seguinte, foi contratada pela Rede Globo, estreando na novela Verão Vermelho (1970). Mas o sucesso nas telenovelas veio com Assim na Terra Como Céu (1970), cuja personagem Suzy fez um enorme sucesso.


Maria Cláudia e Jardel Filho em Assim na Terra Como Céu


No decorrer da década de 1970 a atriz marcou presença em diversas novelas da emissora, atuando em Minha Doce Namorada (1971), Selva de Pedra (1972), O Bem-Amado (1973), O Semideus (1973), O Rebu (1974), Despedida de Casado (1977), Nina (1977), e Feijão Maravilha (1979), sempre fazendo papéis de destaque.


Maria Cláudia, Ana Ariel e Francisco Cuoco em Selva de Pedra


João Paulo Adaour e Maria Cláudia em O Bem-Amado


Em 1978 ela viveu a personagem Shana em Te Contei? (1978). O sucesso da novela a elevou ao posto de "mulher mais bonita do Brasil" daquele ano. Também foi eleita uma das "Certinhas do Lalau" em uma edição especial. 


Maria Cláudia e Luís Gustavo em Te Contei?

Ela também brilhou no cinema na mesma década, destacando-se como a Imperatriz Amélia de Leuchentenberg (segunda esposa de Dom Pedro I) no filme Independência ou Morte (1972). Ela também atuaria nos filmes O Flagrante (1976), Um Malandro Contagiante (1977), Se Segura, Malandro! (1978), O Coronel e o Lobisomem (1979) e Eros, o Deus do Amor (1981).


Maria Cláudia e Tarcísio Meira em Independência ou Morte

Sua estrela continuou brilhando no começo da década de 1980, com a atriz atuando nas novelas Plumas e Paetês (1980), outro grande sucesso de sua carreira. Ela ainda faria Terras do Sem Fim (1981-1982) e depois viveria a Luísa Cantarelli de Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983). 

Elizabeth Savalla, Cláudio Marzo e Mária Cláudia em Pão-Pão, Beijo-Beijo

Durante as gravações desta novela, ela sofreu uma sucessão de perdas de familiares e amigos queridos, e o impacto emocional afetou sua saúde. Maria Cláudia perdeu completamente a voz, e ficou quase dois anos sem falar.

Após um longo tratamento, ela recuperou a fala, ficando com uma voz mais rouca do que a que o público havia se acostumado a escutar. Maria Cláudia ficou quase uma década afastada da carreira, e retornou as novelas em Deus Nos Acuda (1992).


Maria Cláudia em Deus Nos Acuda

A atriz ainda apareceria em alguns programas Você Decide, na Rede Globo, e também em um episódio do programa Linha Direta, atuando em uma das reconstituições. Depois disto, ocorreu um novo hiato em sua carreira.

Maria Cláudia recorreu ao teatro, e voltou a televisão no remake de A Escrava Isaura (2004), produzida pela TV Record. Na trama, ela vivia Madame Serafina, a dona do bordel da cidade.


Maria Cláudia em A Escrava Isaura

Na Record ainda atuaria em Caminhos do Coração (2007), Amor e Intrigas (2008) e no sitcom Louca Família (2010). Também atuou em Uma Rosa Com Amor (2010). Depois disto, infelizmente, não recebeu mais convites para atuar.

Maria Cláudia vive atualmente no Rio de Janeiro, e nunca teve filhos. Ela foi casada com o jornalista e escritor Luiz Carlos Maciel, que faleceu em 2017.


Maria Claudia em Uma Rosa Com Amor


Maria Cláudia atualmente



Maria Claudia e o ator Lino Correa






Postar um comentário

4 Comentários

  1. Olá Diego! Gostei demais do seu canal. Você poderia me ajudar a como conseguir o contato da assessoria da atriz Maria Cláudia? Agradeço a atenção. Meu e-mail: analuseixas.fabran@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Michael Carvalho Silva8 de outubro de 2024 às 19:42

    Por falar na musa Maria Cláudia, aquela época puritana e reacionária antes da revolução mundial sexual e de costumes da década de sessenta do século vinte na verdade era uma época hipócrita e repressora que não possuia nada de ingênua e nem de honesta também.

    ResponderExcluir
  3. Michael Carvalho Silva8 de outubro de 2024 às 19:51

    A única coisa que fica nua e não atrai o homem é a verdade.

    ResponderExcluir