Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre a cantora Cissy Huston, a mãe de Whitney Houston



Por Diego Nunes

Morreu no dia 07 de outubro a cantora Cissy Huston, aos 91 anos de idade. Cissy sofria de Mal de Alzheimer e era mãe de Whitney Huston.

Whitney Huston foi uma das mais famosas cantoras do século XX que também conquistou o cinema, em especial com seu papel no grande sucesso O Guarda-Costas (The Bodyguard, 1992).

Vinda de uma família de artistas, ela é prima da cantora Dione Warwick, e também é filha da cantora (e atriz) Cissy Huston.


Cissy Huston e Whitney Huston




Emily Drinkard nasceu em Nova Jersey, em 30 de setembro de 1933. Além de mãe de Whitney, ela é irmã de Lee Drinkard, que é mãe das cantoras Dionne Warwick e Dee Dee Warrwick, e prima da cantora lírica Leontine Price.


Cissy, também é mãe do jogador de basquete Gary Garland, fruto de seu primeiro casamento. Gary é meio irmão de Whitney Huston. 

Huston e seus irmãos começaram a cantar na igreja, e como seus pais morreram quando ela era muito jovem, Cissy foi morar com a irmã mais velha, Lee e seu marido Mancel Warrick.

Cissy começou a cantar profissionalmente aos cinco anos de idade, quando junto com seus irmão formou o conjunto gospel The Drinkard Four. Mais tarde Lee ingressou no grupo, que foi rebatizado de The Drinkard Sisters. O conjunto fez um relativo sucesso, se apresentando em programas evangélicos na televisão, e gravando alguns discos.

Em 1963 Cissy deu a luz a sua filha Whitney Huston, e pouco tempo depois formou o conjunto Sweet Inspiration, com sobrinha Dee Dee Warwick e a cantora Doris Troy. O grupo depois seria formado por Sylvia Shenwell, Estelle Brown e Myrna Smith.

O grupo trabalhou com backing vocal de astros como Otis Redding, Dusty Springfield, David Bowie, Aretha Franklin e Jimi Hendrix, além de também acompanharem Dione Warwick.

Aretha Franklin foi a madrinha de batismo da filha de Cissy, Whitney Houston.

Aretha Franklin e as Sweet Inspirations


Foi somente em 1965 que a cantora adotou o nome artístico Cissy Houston, após se casar com o militar John Houston Jr. Ele é o pai de Whitney, e era casado com outra mulher quando a menina nasceu.

Em 1969 o conjunto Sweet Inspiration foi contratado para fazer os vocais dos show de Elvis Presley, e com ele chegaram a gravar algumas canções. Nesta época, a pequena Whitney Houston chegou a conhecer o "rei do rock".


Elvis Presley e Cissy Houston



Mas como os filhos estavam crescendo, Cissy Houston achou que deveria tentar a carreira solo, lançando um algum em 1969.




Cissy Houston gravou diversos discos, mas continuou trabalhando também como cantora de apoio. Whitney Houston também começou a gravar como backing vocal, no começo da década de 1980.


Cissy Houston e Whitney Houston


Em 1976 Cissy fez seu primeiro trabalho no cinema, cantando no filme Angels (1976). Ela também seria cantora de apoio no filme O Mágico Inesquecível (The Wiz, 1978), uma versão de O Mágico de Oz, estrelada por Dianna Ross e Michael Jackson.

Em 1984 Cissy apareceu na tela de seu primeiro filme, Taking My Turn (1984), um musical da Broadway filmado para a televisão, onde contracenava com Marni Nixon, uma cantora da velha Hollywood, que dublou diversas estrelas (como Natalie Wood, Julie Andrews, Deborah Kerr e Audrey Hepburn) em diversos filmes musicais.


Cissy Houston, Margaret Whiting e Marni Nixon em Taking My Turn


A medida que sua filha tornava-se famosa, Cissy Huston começou a diminuir seus trabalhos, principalmente após Whitney começar a se envolver com drogas, no começo da década de 1990. E embora tenha continuado cantando, inclusive no coro da igreja, Cissy passou a dedicar boa parte do tempo para tentar ajudar a filha a lutar contra o vício.

Apesar disto, em 1996 ela ganhou um Grammy como cantora Gospel, e voltaria a sagrar-se campeã do prêmio em 1998.


Cissy gravou também gravou duetos com a filha e com a sobrinha famosa, Dionne Warwick.





Em 1996 Cissy também voltou ao cinema, atuando ao lado da filha em Um Anjo em Minha Vida (The Preacher's Wife, 1996). Como atriz, ainda atuou no filme cristão Deus Não Está Morto: Uma Luz na Escuridão (God's Not Dead: A Light in Darkness, 2018).



Cissy Houston e Whitney Houston


Cissy Houston



Veja também: Beulah, uma série pioneira, protagonizada por Hattie McDaniel

Postar um comentário

1 Comentários