Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? A Atriz Elisabeth Shue


Elisabeth Judson Shue nasceu em Wilmington, Delaware, em 06 de outubro de 1963, e é irmã do ator Andrew Shue, mais conhecido como o Billy Campbell da série Melrose Place.


O ator Andrew Shue

Ela estreou como atriz em um pequeno papel no telefilme O Romance Real de Charles e Diana (The Royal Romance of Charles and Diana, 1982). No ano seguinte atuou em Somewhere, Tomorrow (1983), e estrelou um comercial do Burger King, ao lado de Sarah Michelle Gellar e Lea Thompson, com quem trabalharia mais tarde.


Elisabeth Shue, Sarah Michelle Gellar e Lea Thompson, entre outras, no comercial do Burger King

Em 1985 ela ingressou na Universidade Harvard, mas acabou abandonando o curso para se dedicar a carreira de atriz. Nesta época, ela trabalhou como modelo em diversos comerciais, para poder pagar a faculdade.

Sua primeira grande chance veio como a Ali, a namorada da Daniel Laruso no grande sucesso Karatê Kid: A Hora da Verdade (The Karate Kid, 1984). Porém, a atriz não retornou para a sequência da produção.


Elisabeth Shue, Pat Morita e Ralph Macchio em Karatê Kid: A Hora da Verdade

Entre 1984 e 1985 ela atuou na série Call to Glory, e retornou ao cinema no terror Link - O Animal Assassino (Link, 1986) e no ano seguinte conseguiu seu primeiro papel de protagonista, no filme Uma Noite de Aventuras (Adventures in Babysitting, 1987).


Elisabeth Shue em Uma Noite de Aventuras

Em 1988 ela foi a protagonista feminina de Cocktail (Idem, 1988), atuando ao lado de Tom Cruise, aumentando ainda mais a sua popularidade. E em 1989 ela foi escolhida para viver Jennifer Parker, a namorada de Marty McFly em De Volta Para o Futuro II (Back to the Future II, 1989).

O papel originalmente havia sido interpretado por Claudia Wells, que havia deixado a trilogia. (Entenda o motivo aqui). Shue então assumiu o papel nos dois filmes restantes da saga, atuando também em De Volta Para o Futuro III (Back to the Future III, 1990).


Elisabeth Shue Tom Cruise em Cocktail


Elisabeth Shue e Michael J. Fox em De Volta Para o Futuro III


Na época ela gozava do posto de estrela em Hollywood, mas aceitou um papel pequeno nos filmes De Volta Para o Futuro, a decisão ocorreu após a morte de seu irmão William, que morreu em um trágico e estranho acidente. Ele estava em uma casa de campo, se balançando em um balanço de pneu, pendurado em uma árvore. O galho da árvore partiu, e atravessou o corpo de William, que morreu aos 26 anos de idade.

Shue então abriu mão do estrelato, optando por papéis menores para não precisar trabalhar tanto, para ter mais tempo para ficar ao lado de sua família no período de luto.

E em maio de 1990 ela fez sua estreia na Broadway, retornando ao cinema em 1991, quando atuou no filme Uma Loira em Minha Vida (The Marrying Man, 1991). Depois, atuou em diversos papéis de coadjuvantes, aparecendo em filmes como Segredos de Uma Novela (Soapdish, 1991), Cash: Em Busca do Dólar (Twenty Bucks, 1992), Morrendo e Aprendendo (Heart and Souls, 1993), Radio Inside (1994) e Obsessão (Underneath, 1995).


Elisabeth Shue em Os Bastidores de Uma Novela


Em 1995 Elisabeth Shue atuou em Despedida em Las Vegas (Leaving Las Vegas, 1995), onde interpretou uma prostituta, um papel inusual em sua carreira. Por esta interpretação, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, além de ser indicada ao Bafta, ao Globo de Ouro e o SAG Award



Nicholas Cage e Elisabeth Shue em Despedida em Las Vegas


Após a indicação ao Oscar, sua carreira ganhou um novo folego, e ela pode escolher bons pais. Ela estrelou Efeito Dominó (The Trigger Effect, 1995), O Santo (The Saint, 1997) e atuou em Descontruindo Harry (Descontructing Harry, 1997), dirigido por Woody Allen.


Billy Cristal, Elisabeth Shue e Woody Allen em Descontruindo Harry


Ela também atuou em Crime em Palmetto (Palmetto, 1998), A Vingança de Bette (Cousin Bette, 1998) e Experimentando a Vida (Molly, 1999). Também esteve no elenco de dois grandes sucessos de bilheteria da época, Cidade dos Anjos (City of Angels, 1998) e O Homem Sem Sombra Hollow Man, 2000).

Paralelamente, voltou para a universidade, obtendo o diploma de bacharel em ciências políticas.


Elisabeth Shue em O Homem Sem Sombra


Na década de 2000 atou nos filmes Um Motivo Para Viver (Leo, 2002), Mistérios da Carne (Mysterious Skin, 2004), O Amigo Oculto (Hide and Seek, 2005), Sonhadora (Dreamer: Inspired by a True Story, 2005), Filha das Sombras (First Born, 20007), Jogo de Mentiras (Don McKay, 2009). Em Gracie (2007), trabalhou ao lado de seu irmão Andrew Shue, e foi dirigida por seu marido, o cineasta Davis Guggenheim (eles se casaram em 1994, e tem três filhos juntos).

O filme era semi-biográfico, baseado em suas experiências como a única menina em um time de futebol masculino. Mas todos estes filmes foram pouco vistos, tirando a atriz de evidência.

Em Perdendo a Noção (Hamlet 2, 2008), ela brincou com "a decadência de sua carreira". No filme, ela vivia uma versão fictícia de si mesma, que sem trabalhos como atriz, arrumou um emprego de enfermeira.



Elisabeth Shue em Perdendo a Noção


Em Piranha (Piranha 3D, 2010), ela reencontrou seu colega de De Volta Para o Futuro Christopher Lloyd (eles também trabalharam juntos em Cash: Em Busca do Dólar). 



Christopher Lloyd e Elisabeth Shue em Piranha


Depois, ainda atuaria em A Caminho da Felicidade (Janie Jones, 2010), O 30º Dia (Waking Madison, 2010), e Tudo Para Ficar Com Ela (Behaving Badly, 2014).

Também atuou em três sucessos de bilheteria, A Última Casa da Rua (House at the End of the Street, 2012), Tudo Por Um Sonho (Chasing Mavericks, 2012) e Um Divã Para Dois (Hope Springs, 2012), ao lado de Meryl Streep. 


Jennifer Lawrence e Elisabeth Shue em A Última Casa da Rua 


Em 2012 ela também retornou a televisão, interpretando Julie Finlay na série CSI: Investigação Criminal (CSI: Crime Scene Investigation), permanecendo do elenco do programa até 2015.


Elisabeth Shue e Ted Danson em CSI: Investigação Criminal 


Em A Guerra dos Sexos (Battle of the Sexes, 2017), ela interpretou um personagem coadjuvante forte e marcante, atuando ao lado de Emma Stone e Steve Carrell. Inicialmente, Shue seria apenas consultora de tênis (ela é uma grande entusiasta do esporte), mas seus conselhos foram tão bem aproveitados que o diretor achou que ela devia atuar na história.

Elisabeth Shue também viveu a malfadada esposa de Bruce Willis em Desejo de Matar (Death Wish, 2018) e contracenou com Tom Hanks em Greyhound: Na Mira do Inimigo (Greyhound, 2020).


Bruce Willis e Elisabeth Shue em Desejo de Matar


Em 2019 ela também assumiu o papel principal na série The Boys (2019). E em 2021 ela deliciou o público fazendo duas participações na série Cobra Kai, da Netflix. O programa é estrelado por Ralph Macchio e William Zabka, com quem Shue viveu um triangulo amoroso em Karatê Kid: A Hora da Verdade.

Shue só aceitou viver Ali Mills porque teve uma chance de corrigir o destino da personagem, que lhe incomodava por anos. No segundo filme da trilogia Karate Kid é dito que Daniel e Alli terminaram porque ela o deixou por um jogador de futebol da Universidade da Califórnia, além de ter destruído o carro do Sr. Myiagui em um acidente.

Em seu retornou ao universo Karate Kid, ela finalmente pode explicar que o jogar era só um amigo, e o acidente foi causado por problemas nas pastilhas de freio, negligenciadas por Daniel.


Ralph Macchio, Elisabeth Shue e William Zabka em Cobra Kai


Na Netflix também atuou na série À Beira do Caos (On the Verge, 2021), e atualmente, está no elenco de Super Pumped: The Battle for Uber (2022), do canal Showtime.



Elisabeth Shue atualmente

Antes e depois de Elisabeth Shue




Veja também: As Mais Belas Atrizes dos Anos 80, Antes e Depois



Postar um comentário

0 Comentários