Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando o comediante Mário Tupinambá




Em 1990 estreava na Rede Globo o humorístico Escolinha do Professor Raimundo, comandando por Chico Anysio como o professor, e um time de veteranos comediantes como seus alunos. Grandes lendas do humor brasileiro como Grande OteloWalter D'AvilaZezé Macedo e Brandão Filho reforçavam o elenco do programa.

A grande maioria do elenco era composta por comediantes donos de uma longa carreira, e entre eles também estava Mário Tupinambá, no papel de Bertoldo Brecha. Dono do inesquecível bordão "veeeeeeeenha!"



O programa fez um enorme sucesso, e popularizou esses artistas veteranos, que estavam um pouco esquecidos. Mas muitos dos novos fãs desconhecem a carreira pregressa destes valorosos artistas.

Juvemário de Oliveira Tupinambá nasceu em Nazaré das Farinhas, na Bahia, em 26 de abril de 1932. Ele começou a sua carreira no rádio baiano, mas pouco tempo depois, mudou-se para São Paulo, em busca de trabalhos na capital paulista.

Já usando o nome artístico de Mário Tupinambá, ele chegou em São Paulo em 1951, após migrar para o sudeste pedido carona a caminhoneiros.

Seu primeiro emprego na cidade foi como rádio ator na Rádio Bandeirantes, mas logo foi contratado pela Rádio Tupi, onde começou a ficar conhecido do público.


Mario Tupinambá em 1952

Na Tupi, ele fez diversas rádio novelas, e também começou a atuar em programas humorísticos. E logo também foi aproveitado pela recém inaugurada TV Tupi. Mário fez de tudo, de atuar em programas de operetas a redator, e também escreveu o roteiro da novela Terror da Pindaiba, uma produção humorística exibida nas tardes da emissora.

E é claro, atuou também nos programas de humor, iniciando sua carreira televisiva em Hotel da Sucessão (1955).


João Monteiro e Mário Tupinambá na Rádio Tupi


Em 1956 o apresentador J. Silvestre estava deixando São Paulo, para iniciar uma bem sucedida carreira na televisão carioca, e levou Mário Tupinambá com ele. Foi na Tupi do Rio que o ator finalmente despontou para a fama. Na emissora, ele criou o personagem Chico Traça, o Detetive, que agradou em cheio.


Mário Tupinambá como Chico Traça, o Detetive

Em 1958 ele foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga, onde chegou a fazer mais de 50 programas por semana. E foi na Mayrink que ele criou seu primeiro grande sucesso, o "Deputado Baiano". O personagem, que debochava dos políticos corruptos brasileiros caiu na graça do povo, e fez de Mário Tupinambá um dos artistas mais queridos da época.



Foi o sucesso do "deputado baiano" que o levou para o cinema. Na Cinedristi, ele estreou nas telonas atuando em Titio Não É Sopa (1959), onde interpretava seu mais famoso personagem.

No filme, ele também cantava a marchinha de carnaval Peço a Palavra, escrita por Max Nunes e J. Maia. A música foi a mais cantada nos festejos de Momo de 1959. Posteriormente, ele gravaria outros discos carnavalescos.

Mário Tupinambá em Titio Não é Sopa



Mário Tupinambá cantando



O papel era uma espécie de participação especial, mas no ano seguinte, ao lado de Ankito, ele foi o protagonista de Saí Dessa, Recruta! (1960). Na década de 1960 ele ainda atuaria em Vagabundos no Society (1962) e O Sabor do Pecado (1967).


Ankito e Mário Tupinambá em Sai Dessa, Recruta!


Célia Vilela, Rafael de Carvalho, Ari Leite e Mário Tumpinambá em Vagabundos no Society


Em 1960 ele voltou para a televisão, atuando em diversos programas da TV Rio, onde o ator conheceu o então produtor Chico Anysio, de quem virou um grande amigo, e com quem trabalharia diversas vezes nos anos seguintes.


Mario Tupinambá e grande elenco em um show da TV Rio, em 1963


Mário Tupinambá então foi para a TV Excelsior, ficando no elenco da emissora até o seu fechamento, em 1969.


Da esquerda para a direita : Paulo Rodrigues, Decamilis, (marido de Ema D'avila), Vagareza, Moacyr Franco,........,Alfeu Azevedo (Conjunto Farroupilha),Agostinho dos Santos (cantor) Walter Clark (o Impulsionador das Tv Rio e Tv Globo,.......... (assistente),Mário Sena, Geraldo, cantor Sidnei Más. Agachados: Macedo Neto, Chico Anisio, Ugo Brando, (cantor - ator tio de Sidney Magal), Iran Lima, narrador Aldo Viana (Pai de Galvão Bueno), ator Rafael de Carvalho, Mário Tupinambá e atrás o Espezim "Bermuda"Neto ( ex árbitro de futebol).


Com o fim a Excelsior, ele acompanhou Chico Anysio em sua ida para a Tupi. A partir da década de 1970, com menos popularidade, ele passou a fazer papéis coadjuvantes em programas de humor de diversas emissoras, como Tupi, Globo, SBT e TV Manchete. Geralmente, ele fazia personagens nordestinos irritados, usando seu velho e conhecido bordão "baiano é a mãe!".


Mário Tupinambá na Manchete


No cinema, ainda atuou em A Noiva da Cidade (1978) e Fulaninha (1986).

Com Chico Anysio, além de contracenar, foi redator dos programas Chico City, Chico Total, Chico Anysio Show e Estados Anysios de Chico City.

Em 1990 o humorista lembrou do velho amigo e colega, e o chamou para ingressar no elenco da Escolinha do Professor Raymundo, fazendo parte da primeira geração do programa.

Bertoldo Brecha tinha vários dos trejeitos originais do "deputado baiano".


Os alunos da Escolinha do Professor Raymundo

Com o fim do programa, Mário Tupinambá repetiria o personagem Bertoldo Brecha em Escolinha do Barulho (1998), na TV Record.

Seu último trabalho na TV foi em Zorra Total, em 2008, onde repetiu o personagem clássico do "deputado baiano".


Mário Tupinambá no Zorra Total


Mário Tupinambá morreu no dia 27 de setembro de 2010, com 78 anos de idade. Ele estava internado desde 8 de agosto e de acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o ator morreu em decorrência de um choque cardiogênico, pois sofria de insuficiência cardíaca e diabetes. O humorista foi velado no Cemitério São João Batista e sepultado no Cemitério do Caju. 

Ele era pai do ator e dublador Mário Tupinambá Filho (que dubla o Moe e o Lenny em Os Simpsons, e o Perigo em Todo Mundo Odeia o Chris), da atriz Daniela Tupinambá, e também de George, Márcia, Daniel, Déborah e Ana Tupinambá.





Postar um comentário

2 Comentários

  1. Amo ler e recordar a história desses heróis que fazia sorrir os brasileiros saudades

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE ator. Torcedor do América

    ResponderExcluir