Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Jon Provost, de Lassie




A carreira do ator Jon Provost esta diretamente ligada a cachorrinha Lassie, um dos mais famosos animais atores da história de Hollywood. Na década de 1950 ele interpretou o pequeno Timmy Martin, o guardião de Lassie, e anos mais tarde, no final da década de 1980 ele voltou a contracenar com a cadelinha adestrada no remake do programa, produzido entre 1989 a 1992.




Jonathan Bion Reitor nasceu em Los Angeles, em 12 de março de 1950. Ele estreou no cinema aos 2 anos de idade, atuando no filme Meu Filho, Minha Vida (So Big, 1953), estrelado por Jane Wyaman. Tommy Retting, que viveria o primeiro dono de Lassie na televisão interpretava o mesmo papel, alguns anos mais velho.



Jane Wyman e Jon Provost em Meu Filho, Minha Vida


Ele fez diversos papéis nos anos seguintes, atuando em Amar é Sofrer (The Country Girl, 1953), Her Laughed Last (1956), De Volta da Eternidade (Back from Eternity, 1956), Rumo ao Desconhecido (Toward the Unknown, 1956), Em Cada Coração Uma Saudade (All Mine to Give, 1957) e Torturados Pela Angústia (Escapade in Japan, 1957), onde foi um dos protagonistas.



Jon Provost no cartaz de Torturados Pela Angústia


Em 1957 Jon Provost ingressou no elenco da série Lassie. O programa, que havia estreado em 1954, estava na quarta temporada, e era então estrelado pelo ator Tommy Retting. Provost inicialmente era um coadjuvante, mas no meio da temporada o ator George Cleveland (que interpretava o ator de Retting) morreu, e a serie foi totalmente reformulada.


Tommy Retting, George Cleveland, Jay Clayton e Jon Provost em Lassie



Retting deixou o elenco, e entregou Lassie para o amigo, interpretado por Provost, que passou a ser o protagonista do programa. Então coadjuvante, sem grande importância na trama, o novem agora ganhou uma casa e uma família, além, claro, da fiel companheira Lassie. A atriz June Lockhart (a futura Maureen Robinson de Perdidos no Espaço), foi chamada para viver a mãe do menino Timmy Martin.


Lassie, June Lockhart e Jon Provost


Ele também estrelou o filme A Grande Aventura de Lassie (Lassie's Great Adventure, 1963). 




Mas no ano seguinte, Provost, então com 14 anos de idade, pediu para deixar o elenco do programa, embora a CBS quisesse que ele renovasse seu contrato por mais 3 anos. Vendo que a série ainda poderia render audiência, o programa foi novamente reformulado, e ficou no ar até 1971.





Após deixar o programa, Jon Provost atuou pouco, conseguindo poucos papéis no cinema. Ele esteve no elenco de Esta Mulher é Proibida (This Property is Condemned, 1966) e O Computador de Tênis (The Computer Wore Tennis Shoes, 1969), uma produção da Disney, estrelada pelo jovem Kurt Russell.




Kurt Russell e Jon Provost em O Computador de Tênis


Sem muitos trabalhos em Hollywood, o ator foi para as Filipinas, onde filmou The Secret of the Sacred Forest (1970). Depois, seu pai pediu que ele deixasse a carreira de ator e fosse para a universidade, já que estava tendo dificuldades para se manter na carreira artística, e precisava se preocupar com seu futuro.

Após se formar, ele casou-se em 1979, e tornou-se pai de duas crianças. Provost tornou-se corretor imobiliário, e afastou-se de Hollywood, embora sempre tenha usado sua fama para promover causas humanitárias e de proteção aos animais (em especial aquelas dedicadas aos cuidados com os cães de rua).

Após muitos anos afastado da mídia, Jon Provost foi chamado pelos produtores do remake de Lassie na televisão. Ele passou a interpretar Steve McCullough, o tio do menino Will McCullough (papel de Will Estes) no programa Lassie (The New Lassie, 1990-1992).


Jon Provost (de camisa azul marinho) em Lassie (1989-1992)


O novo programa gerou um clima de nostalgia com os antigos fãs dos programas, e a certa altura, o personagem de Jon Provost revelou que era o Timmy Martin original, mas havia mudado de nome após ser adotado. June Lockhart, que havia interpretado sua mãe, também fez uma participação especial, bem como Tommy Retting, que estava afastado das telas desde 1969.

Retting também fazia seu papel original, e agora era um veterinário. Quatro anos após sua participação, ele faleceu, com apenas 54 anos de idade. 

Roddy McDowall, que havia feito os filmes de Lassie na década de 1940 também apareceu no programa, bem como o jovem Leonardo Di Caprio, em um de seus primeiros trabalhos como ator.


Tommy Retting, Jon Provost e Will Estes em Lassie (1992)


Leonardo Di Caprio e Will Estes em Lassie


Jon Provost no remake de Lassie


Em 1992 Provost ainda atuou em O Maníaco de Hollywood (Star Time, 1992). Eventualmente, ele ainda trabalha em algumas produções independentes, e comparece em convenções destinadas aos fãs do programa.


Em 1999 ele se casou pela segunda vez, com a atriz e produtora Laurie Jacobson, com quem permanece unido até os dias de hoje.



Jon Provost atualmente

Jon Provost e o elenco de Perdidos no Espaço, sentada, de rosa, June Lockhart, que interpretou sua mãe no programa








Leia também:  A História de Lassie

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Celso Ghelardino Gutierre14 de março de 2022 às 06:35

    Gostei bastante do texto. Noa anos 60 eu assistia a série Lassie, todavia, não conhecia muito sobre os atores.

    ResponderExcluir