Considerado pela revista inglesa Empire (especializada em cinema) como o 29º maior astro do cinema de todos os tempos, Robert Redford é um dos mais talentosos e belos atores da segunda era de ouro de Hollywood. Com mais de 60 anos de carreira, Redford consagrou-se não como galã, mas provou o seu talento como ator, e também tornou-se um diretor renomado e premiado.
Charles Robert Redford Jr. nasceu em Santa Monica, Califórnia em 18 de agosto de 1936. Robert Redford teve quatro irmãos, e sua mãe Martha Hart era prima do ator Robert Young (o astro da série Papai Sabe Tudo).
Quando ainda era muito jovem, a família do ator se mudou para Los Angeles, onde Robert se tornou um jovem problemático, tendo sido preso na adolescência por roubar calotas de um carro. Atlético, Redford ganhou uma bolsa de estudos para frequentar a Universidade do Colorado, mas foi expulso após 1 ano e meio de curso, por mau comportamento e bebedeira.
Enquanto estava na universidade, ele interessou por pintura, e teve aulas no Pratt Institute do Brooklyn e na American Academy of Dramatic Arts de Nova York, e após ser expulso, viajou para a França, Espanha e Itália, para aperfeiçoar seus dons artísticos.
Na década de 1950 Redford ingressou no teatro, e fez sua estreia na Broadway em Tall Story (1959), em um pequeno papel. Anos mais tarde, ele fez um enorme sucesso na pela Barrefoot in the Park (1963) de Neil Simon.
Em 1960 ele estreou na televisão, na série Maverick (Idem) e no mesmo ano fez um papel não creditado no filme Até os Fortes Vacilam (Tall Story, 1960), primeiro filme que fez ao lado de Jane Fonda (que também estreava no cinema).
Nos anos seguintes o ator apareceu em diversas séries de TV, tendo inclusive recebido sua primeira indicação ao Emmy em 1963, por sua participação especial na série Alcoa Premiere. E teve papéis em filmes como Obsessão de Matar (War Hunt, 1962) e Situação Crítica Porém Jeitosa (Situation Hopeless - But Not Serius, 1965).
Por seu filme seguinte, À Procura do Destino (Inside Daisy Clover, 1965), que ele estrelou ao lado de Natalie Wood, o ator recebeu o Globo de Ouro de Ator Revelação do ano. No ano seguinte, o casal voltou a contracenar em Esta Mulher é Proibida (This Property is Condemned, 1966), e ainda em 1966 o ator voltou a contracenar com Jane Fonda em Caçada Humana (The Chase, 1966), que ainda tinha o astro Marlon Brando no elenco.
Esta Mulher é Proibida também marcou o inicio da parceria do ator com o diretor Sydney Pollack, com quem faria alguns dos seus trabalhos mais famosos.
Redford e Jane Fonda voltaram a contracenar no romântico Descalços no Parque (Barefoot in the Park, 1967), que fez um enorme sucesso de bilheteria. Redford já havia sido o astro da versão teatral do texto, 4 anos antes.
Ele também chegou a ser cotado para ser o astro de A Primeira Noite de Um Homem (The Graduate, 1967), mas o diretor Mike Nicholson achou que ninguém ficaria convencido que o belo ator tivesse problemas para conquistar as mulheres.
Preocupado com o rumo de sua carreira, e com medo de ser estigmatizado como um galã, ele passou a recusar diversos convites para o cinema, tentando escolher papéis melhores e mais desafiadores. O ator só retornou ao cinema 2 anos depois, quando encontrou a chance que procurava em Butch Cassidy (Butch Cassidy and Sundance Kid, 1969), de George Roy Hill.
Redford interpretava Sundance Kid, e ao lado de Paul Newman e Katharine Ross, estrelou uma das maiores bilheterias daquele ano. O sucesso do filme o consagrou como um astro lucrativo, carismático e confiável.
Redford não foi indicado ao Oscar nem ao Globo de Ouro por este desempenho, mas recebeu um Bafta pelo trabalho, na Inglaterra. Seus filmes seguintes, Os Amantes do Perigo (Downhill Racer, 1969), Willie Boy (Tell Them Willie Boy is Here, 1969), As Máquinas Quentes (Little Fauss and Big Halsy, 1970) e Os Quatro Picaretas (The Hot Rock, 1972), não foram tão bem sucedidos. Mas O Candidato (The Candidate, 1972) teve uma bilheteria moderada e foi muito elogiado pela crítica.
Robert Redford voltou a liderar as bilheterias após o sucesso do western Mais Forque que a Vingança (Jeremiah Johnson, 1972) e no ano seguinte estrelou, ao lado de Barbra Streisand o sucesso romântico Nosso Amor de Ontem (The Way We Were, 1973), uma das maiores bilheterias de 1973.
Ainda em 1973 ele voltou a contracenar com Paul Newman em Golpe de Mestre (The Sting, 1973), que lhe valeu sua única indicação ao Oscar como ator. Redford não levou o prêmio, mas o filme tornou-se a produção mais vista do ano de 1974.
No ano seguinte, O Grande Gatsby (The Great Gatsby, 1974) também foi o recordista de bilheterias, e fez com quem Butch Cassidy retornasse a ser exibido nos cinemas, e também foi um dos filmes mais vistos do ano de 1974.
Robert Redford se tornou o primeiro artista desde Bing Crosby (no ano de 1946), a ter três filmes entre os dez mais vistos do ano, em Hollywood.
Seus filmes seguintes, Quando as Águias se Encontram (The Great Waldo Pepper, 1975) e Três Dias do Condor (Three Days of the Condor, 1975), não foram campeões de bilheteria, mas renderam bastante lucro para os estúdios.
Em 1976 Redford estrelou, ao lado de Dustin Hoffman, o segundo filme mais lucrativo do ano, Todos Os Homens do Presidente (All The President's Man, 1976), que foi aclamado pela crítica. Os atores interpretavam os repórteres do jornal Washington Post que deflagraram o escândalo de Watergate, que derrubou o presidente Richard Nixon. O filme foi um marco na carreira do ator, que também estreou na produção executiva, e fez com que Redford começasse a manifestar suas posições e lutar por causas políticas que acreditava.
Todos Os Homens do Presidente recebeu oito indicações ao Oscar.
Depois Redford fez o drama de guerra Uma Ponte Longe Demais (A Bridge Too Far, 1977), e afastou-se das telas por 2 anos. Mas mesmo durante este hiato na carreira, o ator ganhou o Globo de Ouro de Estrela do Cinema Mundial Favorita do Público (categoria que não existe mais) nos anos de 1975, 1977 e 1978.
Seu retornou as telas ocorreu em O Cavaleiro Elétrico (The Eletric Horseman, 1979), dirigido pelo seu amigo Sydney Pollack, e co-estrelado pela amiga Jane Fonda.
Após atuar em Brubaker (1980), o ator surpreendeu a todos quando estreou na direção com o tocante Gente Como a Gente (Ordinary People, 1981). O filme mostrava a desintegração de uma família americana de classe alta após a morte de um filme, e foi aclamado pela crítica. O filme venceu 4 Oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor, para Redford.
1 Comentários
Nossa, excelente documentário. Parabéns
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