(Atualizado em 27:02)
A atriz, diretora e tradutora brasileira Berta Zemel faleceu no dia 25 de fevereiro, aos 86 anos de idade. A morte da atriz foi informada nas redes sociais por seus antigos alunos de teatro, e confirmada pela assessor de imprensa Ester Lopes, que também foi sua aluna. Na madrugada do dia 25 de fevereiro Berta deu entrada no PS do Hospital Santa Catarina, em São Paulo. A atriz estava com dificuldades respiratórias, e precisou ser internada em decorrência de uma broncopneumonia. Berta Zemel passou o dia estável, mas acabou falecendo na noite de quinta-feira.
Berta Zemelmacher nasceu em São Paulo, em 06 de agosto de 1934. Filha de imigrantes poloneses que vieram ao Brasil em 1933, fugindo da ascensão do nazismo, Berta teve uma infância humilde. Ela trabalhou como secretária e datilógrafa antes de ingressar no Teatro, nos palcos do TBC. Foi o ator Sérgio Cardoso quem a orientou adotar o nome artístico Zemel, mais sonoro que seu sobrenome original. Berta também estudou na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (EAD/USP), e começou a atuar nos palcos profissionalmente na segunda metade da década de 1950. Ao longo dos anos, se tornou uma das atrizes mais respeitadas e premiadas do teatro brasileiro. Foi também nos palcos que ela conheceu o ator Wolney de Assis, com quem se casou.
Na década de 1950 também, ingressou na televisão, atuando em diversos teleteatros da TV Tupi. Berta fez pouca televisão, mas teve uma participação marcante na teledramaturgia brasileira, principalmente como a protagonista da novela Vitoria Bonelli (1972), também na Tupi.
Na Tupi ela também atuou em O Ébrio (1965), O Apostolo de Judas (1976) e Gaivotas (1979). Na Bandeirantes atuou em Renúncia (1982) e no SBT fez Jogo do Amor (1985). Ela ainda fez uma participação em Malhação (em 1997) e despediu-se das novelas com Água na Boca (2008), na Bandeirantes.
1 Comentários
Que triste saber do falecimento da Berta. Adorava ela!
ResponderExcluir