Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Sophia Loren quase foi a primeira atriz a interpretar Tieta do Agreste, e foi a falência por isto

Jorge Amado e Sophia Loren

Em 1977 Jorge Amado publicou o livro Tieta do Agreste. Sophia Loren, que era fã da obra do escritor baiano, logo o convidou para visitar seu apartamento em Roma, em 1978, para negociar os direitos de adaptação cinematográficas da obra.

O produtor Carlo Ponti, marido da musa italiana, já havia adquirido os direitos de outro livro de Amado, Mar Morto, em 1971. Porém, Ponti nunca deu início a produção da versão do romance brasileiro.

Tieta começou a ser produzido em 1980, e Sophia Loren veio ao Brasil em 1981 para iniciar as filmagens. A estrela internacional viveria a personagem Tieta na fase adulta, e escolheu a jovem brasileira (e ainda desconhecida) Claudia Ohana para viver Tieta na primeira fase do filme. Carlo Ponti firmou uma parceria com a produtora francesa Gaumont, e Lina Wertmüller (primeira cineasta mulher indicada ao Oscar de melhor direção) foi contratada para dirigir a produção.

Jorge Amado, Sophia Loren e Lina Wertmüller

No elenco também a cantora Alessandra Mussolini, sobrinha de Sophia Loren (e neta do ditador Benito Mussolini). 

Loren era co-produtora de Tieta e seu viu em apuros quando o Banco Ambrosiano, que financiava a produção quebrou, sem ter pago seus credores. A atriz foi acusada de fraude e evasão fiscal, e teve que arcar com as despesas da produção deixadas pelo banco.

Sophian Loren chegou a ser presa por 18 dias em 1982, e teve seus bens, joias e a sua vasta coleção de obras de arte confiscadas para a quitação das dívidas. Após ser solta, a imprensa italiana chegou acusar a estrela italiana de ter praticado um golpe publicitário, usando a sua prisão para promover seu novo filme.

Sem recursos financeiros, e decepcionada com todos os problemas da produção, a atriz acabou abandonando o projeto de Tieta.


Tieta finalmente ganharia uma adaptação, para a televisão, em 1989, quando a Rede Globo escalou Betty Faria para dar vida a personagem de Jorge Amado. Cláudia Ohana, finalmente, interpretou Tieta na primeira fase da novela.

Em 1996 Cacá Diegues levou Tieta do Agreste para o cinema, desta vez interpretada pela atriz Sônia Braga.

Claudia Ohana em Tieta (1989)


Leia também:  Sophia Loren, os 86 anos de um ícone do cinema

Leia também:  Claudia Cardinale, a namoradinha da Itália

Leia também: A brasileira Florinda Bolkan, uma estrela internacional

Veja também: Tributo a Rita Moreno

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários