Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando Bubba Smith, de Loucademia de Polícia


Com 2,01 metros de altura, Bubba Smith é mais lembrado como o policial Moses Hightower dos filmes Loucademia de Polícia. Astro do futebol americano, ele também atuou na série Trovão Azul (Blue Thunder, 1984).


Charles Aaron Smith nasceu no Texas em 28 de fevereiro de 1945. Apelidado de Bubba Smith, começou a jogar futebol americano na escola, e ganhou uma bolsa de estudos para jogar na Universidade. Em 1967 ele começou a jogar profissionalmente pela NFL (National Football League), e vestiu a camisa dos times Baltimore Colts, Oakland Raiders e Houston Oilers.

Em 1970 Bubba venceu o Super Bowl, mas se recusava a usar o anel que ganhou de prêmio, em protesto a falta de apoio dada pelo time após ele se machucar durante a pré-temporada de 1972.  E embora tenha jogado profissionalmente até 1976, sua carreira entrou em declínio após o jogador ter se machucado.

Seu irmão, Tody Smith, também foi jogador, e eventualmente, fez alguns trabalhos como ator.



Enquanto ainda era jogador, Bubba começou a atuar na publicidade, e acabou sendo garoto propaganda de uma marca de cerveja, e em 1973 chegou a fazer uma participação, como ele mesmo, na série The Odd Couple.

Mas foi somente a partir de 1978 que ele passou a investir na carreira de ator. Bubba começou a trabalhar como ator convidado em séries como Mulher Maravilha (Wonder Woman), As Panteras (Charlie's Angels), Taxi e Casal 20 (Hart to Hart). No cinema, seu primeiro grande trabalho foi no filme O Imbatível (Stroker Ace, 1983), estrelado por Burt Reynolds.

Bubba Smith em O Imbatível

Em janeiro de 1984 ele tornou-se astro da série Trovão Azul (Blue Thunder, 1984), que também tinha no elenco outro ex jogador da NFL, Dick Butkus, com quem também havia trabalhado nos tempos da publicidade de cerveja.

Trovão Azul

Bubba Smith e Dick Butkus

No mesmo ano Bubba se juntou ao elenco de Loucademia de Polícia (Police Academy, 1984), que fez um enorme sucesso. Ele repetiria o papel do policial policial Moses Hightower nos cinco filmes da franquia, feitos até 1989. Em 1998 ele ainda interpretaria Hightower em uma participação especial na série de TV inspirada no filme.




No cinema Bubba estrelou, ao lado de Beau Bridges, a comédia de ação Dupla Selvagem (The Wild Pair, 1987), e teve uma participação especial inesquecível em Gremlins 2: A Nova Geração (Gremlins 2: The New Batch, 1990), quando Bubba e Dick Butkus são atacados no buffet de saladas. Na década de 1980 ele também lançou uma fita de ginástica, destinada aos videocassetes caseiros.




Bubba Smith ainda atuaria em filmes como Lua Negra: O Super Carro (Black Moon Rising, 1986), A Olho Nu (The Naked Truth, 1992), Punhos de Honra (Fist of Honor, 1993) e Loucos, Birutas e Debilóides (Il Silenzio dei prosciutti, 1994). Também fez participações em séries como MacGyver - Profissão: Perigo (Macgyver), Um Amor de Família (Love and Family) e Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira (Sabrina the Teenage Witch).

Bubba Smith e Ed O'Neill em Um Amor de Família

Nos últimos anos, atuou em filmes independentes, que tiveram pouca divulgação. O último filme do ator e jogador lançado enquanto ele ainda vivia foi Blood River (2007). Daze: Vol. Too (SIC) - NonSeNse, gravado em 2010, só foi lançado em 2016.

Em 03 de agosto de 2011 Bubba Smith foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles. Ele 66 anos de idade. A autópsia revelou que ele morreu de overdose de remédios para emagrecer. 

O ator também tinha problemas cardíacos, devido ao seu crescimento excessivo, e seu coração pesada mais que o dobro de um homem comum. Além disto, sua saúde também estava bastante abalada devido a uma doença neurodegenerativa oriunda das contusões que ele sofreu na cabeça durante os anos que jogou profissionalmente.







Veja também: Os Atores que Interpretaram ET, o Extraterrestre




Postar um comentário

1 Comentários

  1. Michael Carvalho Silva8 de janeiro de 2022 às 18:27

    Os policiais fictícios do cinema americano são sempre os heróis íntegros e impolutos enquanto que os policiais brasileiros da vida real como por exemplo aqueles tais de Marinara Costa, Marcelo Silva, Delegado Da Cunha, Daniel Silveira e aquele saco de bosta obeso e ambulante do meu ex-professor de história e teatro no colégio carioca Integração chamado Jorge Luíz que também foi escrivão de polícia não passam todos de um bando de vagabundos e marginais escrotos e corruptos de merda travestidos de agentes da lei sendo ainda muitíssimo piores do que todos os bandidos e criminosos existentes juntos de uma só vez.

    ResponderExcluir