Orson Welles certa vez declarou "Eartha Kitt é a mulher mais fascinante do mundo!". Cantora, atriz, ativista, Eartha é mais lembrada por ser a última atriz a interpretar a Mulher Gato na cultuada série de televisão Batman e Robin (Batman, 1967-1968), e pelas canções C'est Si Bon e Santa Baby, um clássico natalino.
Nascida em uma fazenda de algodão da Carolina do Sul, Eartha Mae Keith nunca soube quem era seu pai, já que sua mãe havia engravidado após um estupro, e por muito anos ela nunca soube nem mesmo a sua real data de nascimento. Foi somente em 1998 que um pesquisador descobriu sua certidão de nascimento, e afirmou, Eartha Kitt nasceu em 17 de janeiro de 1927.
Após no nascimento de Eartha sua mãe se casou com um homem que rejeitou a menina, por ela ser muito clara (o pai biológico era um médico branco e bem sucedido), e Eartha foi enviada para viver na casa de uma tia, onde era constantemente agredida, e também foi abusada sexualmente. Posteriormente ela foi enviada para viver com outra parente, no bairro do Harlem, em Nova York.
Em 1942 ela começou a trabalhar no teatro, como dançarina no musical Carib Song (1942). No ano seguinte ingressou na Companhia de Katherine Dunham, e permaneceu em sua trupe até 1948.
Com Dunham, Kitt estreou no cinema, como uma das integrantes do balé da coreógrafa, no filme Casbah, o Reduto da Perdição (Casbah, 1948). Eartha então foi para à Europa, onde alcançou o sucesso cantando nos cabarés parisienses. E foi na França que teve seu primeiro destaque no cinema, na produção italo-francesa Paris é Sempre Paris (Parigi è Sempre Parigi, 1951). Eartha não atuava, apenas fazia um número musical, cantando Babalu.
Foi em Paris que Orson Welles a assistiu cantando, e a levou de volta para os Estados Unidos, onde ela atuou na peça Fausto (1950), dirigida por ele. No começo da década de 1950 ela emplacou uma bem sucedida carreira de cantora, e teve seis músicas nas paradas de sucesso, incluindo Uska Dara e I Want to Be Evil. E em 1953 gravou a canção Santa Baby, maior sucesso de vendas em toda a sua carreira.
O sucesso da música levou Eartha para a Fox, que promoveu a sua estreia em Hollywood, cantando Santa Baby no filme New Faces (1954). O filme na verdade era um espetáculo de revista, de 1952, filmado para as telas de cinema.
Foi na Fox que ela conheceu o jovem James Dean. Eles se tornaram grandes amigos, e se tratavam como irmãos. Vinda de uma infância rejeitada em lares adotivos, Eartha encontrou em Dean a família que nunca teve.
Ao lado de Sidney Poitier, fez seu primeito trabalho nos cinemas como atriz, sendo a protagonista de A Marca do Gavião (The Mark of the Hawk, 1957). No ano seguinte atuou em Lamento Negro (St. Louis Blues, 1958), que também tinha Ella Fitzgerald no elenco, em uma rara aparição no cinema.
Em 1958 ela voltou para à Europa, onde estrelou Anna Lucasta (1958). No anos seguintes, embora tenha feito os filmes Saint of Devil's Island (1961), nos EUA, e Drei Männer Spinnen (1962), na Alemanha, deu prioridade a sua carreira de cantora, fazendo turnês pelo mundo todo, inclusive no Brasil.
Em junho de 1961 a TV Tupi trouxe Eartha Kitt para cantar em seus estúdios como uma atração internacional. Para tentar rivalizar com a TV Record, que trazia grandes astros internacionais, a Tupi promoveu uma série de show, que incluíram Julie London, Vic Damone, Anita Bryant, Della Reese, Bobby Rydell, Luciano Tajoli, e Fabian, entre outros.
Eartha Kitt cantou na Tupi de São Paulo e do Rio de Janeiro, e ainda fez shows em Porto Alegre.
Porém, ainda em 1968 sua carreira se deteriorou rapidamente, quando ela fez críticas a Guerra do Vietnã, durante um almoço na Casa Branca. Eartha era conhecida por defender movimentos sociais (como o direto dos negros, mulheres e da comunidade LGBT), e era investigada pela CIA desde 1956, e foi colocada em uma espécie de lista negra, que limitou seu trabalho.
0 Comentários