A atriz Lee Meriwether ficou conhecida a Dra. Ann Macgregor na série Túnel do Tempo (The Time Tunnel, 1966-1967) e também por interpretar a Mulher Gato no longa metragem derivado da série Batman & Robin, em 1966.
Lee Ann Meriwether nasceu em Los Angeles em 27 de maio de 1935. Na escolha Mariwether foi colega de classe do cantor Johnny Mathis e do ator Bill Bixby, de O Incrível Hulk.
Em 1954 ela foi eleita Miss Califórnia e no ano seguinte foi corada Miss América. Devido ao título, ela deu muitas entrevistas em programas de televisão, e ela acabou tornando-se uma das apresentadoras do Today Show.
Lee também começou a aparecer como atriz, participando de diversas séries de TV e fez sua estréia no cinema, protagonizando o filme Quarta Dimensão (4d Man, 1959). Mas ela faria poucos filmes no período, trababalhando quase que exclusivamente na televisão. Seu próximo papel no cinema seria uma participação em Papai Precisa Casar (The Courtship of Eddie's Father, 1963), estrelado por Glenn Ford e Shirley Jones.
Lee Meriwether em Quarta Dimensão
Na TV, destacou-se em oito episódios da série Dr. Kildare, estrelada por Richard Chamberlain, antes de ser escalada interpretar a Mulher Gato no filme Batman, o Homem Morcego (Batman: The Movie, 1966). O filme era um derivado para os cinemas da famosa série estrelada por Adam West e Burt Ward.
Lee Meriwether, como a Mulher Gato
A atriz, entretanto, nunca interpretou a personagem na série. Foi Julie Newmar quem inicialmente fez o papel, sendo depois substituída por Eartha Kitt. Mas Lee participou de dois episódios de Batman & Robin, como Lisa Carson, uma mulher raptada pelo bando do Rei Tut (Victor Buono), em 1967.
Victor Buono e Lee Meriwether em Batman
Em 1966 ela também tornou-se uma das protagonistas da série Túnel do Tempo (The Time Tunnel, 1966-1967), produzida por Irwin Allen. Ao lado de James Darren e Robert Colbert, ela interpretava a cientista Dra. Ann Macgregor.
Mas apesar da série ter feito sucesso, ela tinha um custo muito alto, e foi cancelada após 30 episódios.
Em 1968 Lee retornou ao cinema, em um papel pequeno no filme A Lenda de Lylah Clare (The Legend of Lylah Clare, 1968), estrelado pela atriz Kim Novak.
Relembre a abertura de Túnel do Tempo
Em 1968 Lee retornou ao cinema, em um papel pequeno no filme A Lenda de Lylah Clare (The Legend of Lylah Clare, 1968), estrelado pela atriz Kim Novak.
A atriz então fez participações em outras séries bem sucedidas, como Jornada nas Estrelas (Star Trek) e Terra de Gigantes (Land of the Giants), está última também produzida por Allen.
Lee Meriwheter em Terra de Gigantes
Ainda em 1969, ela teve papéis importantes nos filmes Um Anjo em Meu Bolso (Angel in My Pocket, 1969) e Jamais Foram Vencidos (1969). No mesmo ano, participou da primeira temporada de Missão Impossível (Mission: Impossible).
Lee Meriwheter continuou trabalhando como atriz convidada na televisão, até ganhar um novo personagem fixo, a secretária Betty Jones na série Barnaby Jones (1973-1980). Por este papel, ela duas indicações ao Globo de Ouro em 1975 e 1976, e uma indicação ao prêmio Emmy em 1977.
Buddy Ebsen e Lee Meriwether em Barnaby Jones
Ela também substituiu Yvonne de Carlo no remake da série Os Monstros (The Munsters), chamada The Munsters Today (1987-1991). Nenhum dos atores originais da série participou desta produção.
E entre 1996 a 2011, ela fez parte do elenco da novela All My Children, uma das mais antigas da televisão norte-americana.
Jason Marsden (Eddie), Lee Meriwheter (Lilly), John Schuck (Herman),
Howard Morton (Vovó) e Hilary Van Dyke (Marilyn), em The Munsters Today
Lee Meriwether nunca deixou de atuar, principalmente na TV. No cinema, esteve no elenco dos filmes O Presente (The Ultimate Gift, 2006), Fale isso na Rússia (Say it in Russian, 2007) e O Que Realmente Importa (The Ultimate Life, 2013).
Seu último filme, até o momento foi na comédia Love & Debt, lançada em 2019.
Lee Meriwether e Bill Cobbs em O Presente
A atriz foi casada com o ator Frank Aletter (entre 1958 e 1974), com quem teve duas filhas. Em 1986 ela casou-se novamente, com o também ator Marshal Borden, com quem permanece até hoje.
Lee Meriwheter, atualmente
Veja o Antes e o Depois
do elenco de Terra de Gigantes
Veja também: Frank Fiegel, o homem "que inspirou o Popeye"
Veja também: Homenagem à Fred Astaire
Veja também: Tributo a Rita Hayworth
Veja também: Tributo a Cary Grant
Veja também: As Versões Bizarras de O Exorcista
Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam
Leia também: Por Onde Anda? James Darren, de O Túnel do Tempo
Leia também: Por onde anda? Burt Ward, o inesquecível Robin
Leia também: Julie Newmar, a eterna Mulher-Gato
Leia também: Eartha Kitt, "a mulher mais fascinante do mundo"
Leia também: Morreu Deanna Lund, da série Terra de Gigantes
Leia também: Orangey, o gato ator, astro de Bonequinha de Luxo
Veja também: Personificações de Carmen Miranda no Cinema
Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam
7 Comentários
Sempre linda. Grande atriz.
ResponderExcluirEstá linda e conservada! Amei saber um pouco da sua biografia.
ResponderExcluirSó uma retificação, acho que a série Batman e Robin não foi produzida por Irwin Allen. Boa lembrança da atriz. Aliás me parece que os três atores principais de o Túnel do Tempo são vivos...
ResponderExcluirAhhh...que linda...qta saudade...
ResponderExcluirMuito bonita e elegante mesmo!!
ResponderExcluirEla tá linda linda..
ResponderExcluirLinda demais
ResponderExcluir