Em 29 de junho de 1988 estreava nos cinemas a comédia Um Príncipe Em Nova York (Coming to America, 1988), estrelada por Eddie Murphy. Murphy interpretava o príncipe Akem, herdeiro da nação africana de Zamunda, que viaja para Nova York na esperança de encontrar uma escolhida para ser sua esposa e rainha.
O filme fez muito sucesso, embora suas projeções iniciais em plateias teste tenha tido um retorno tão ruim, que a Paramount quase engavetou o projeto. Mas as bilheterias mostraram que os primeiros espectadores estavam errados. Além do grande retorno financeiro, o filme foi indicado a dois Oscars (melhor maquiagem e melhor figurino).
No elenco, além de Eddie Murphy, estavam Arsenio Hall, James Earl Jones, Shari Headley, Madge Sinclar, Enriq La Salle, John Amos e Paul Bates, entre outros. Fazendo uma participação especial os veteranos Ralph Bellamy e Don Ameche, reprisando os papéis dos milionários excêntricos, agora falidos, que interpretaram em Trocando as Bolas (Trading Places, 1983), outra comédia de sucesso estrelada por Murphy.
O filme também tem Cuba Godding Jr. (em seu primeiro papel no cinema), fazendo um dos clientes da barbearia, e Samuel L. Jackson como o assaltante da lanchonete.
Em 1989 a CBS fez um piloto de uma série de TV inspirada no filme, tendo Tommy Davidson como o príncipe Tariq, e Paul Bates, o porta voz Oha, repetindo o seu personagem no filme (ele era o único membro do elenco original na produção). Mas a série não foi pra frente, embora o piloto tenha sido televisionado.
A mesma história foi filmada no indiano My Dear Marthandan (1990) e no coreano The Fun, The Luck & the Tycoon (1990).
Mas Eddie Murphy sempre insistiu que queria protagonizar uma sequência, projeto que foi rejeitado por vários estúdios, durante muitos anos. Ele até tentou transformar a sequência, também sem sucesso, em uma peça de teatro. Até que a Amazon Prime Video comprou a proposta, e um Príncipe em Nova York 2 (Coming 2 America, 2021), deve estrear no dia 21 de março de 2021.
Veja o Antes e Depois do elenco, nas duas produções
Eddie Murphy (Príncipe Akeem)
Shari Headley (Lisa, agora Rainha Lisa)
0 Comentários