Yvonne Craig sempre será lembrada pelos fãs como a doce Barbara Gordon e sua identidade secreta, a Batgirl, na clássica série de televisão Batman & Robin, da década de sessenta.
Yvonne Joyce Craig nasceu em Tayloville, em 16 de maio de 1937. Ela sonhava ser bailarina, e ainda adolescente tornou-se uma das mais jovens dançarinas a ser aceitas no importante Ballet Russe de Monte Carlo. Porém, após um desentendimento devido a mudanças de elenco, ela se demitiu da companhia, e retornou aos Estados Unidos.
Yvonne mudou-se para Los Angeles, em busca de emprego como dançarina clássica, mas um produtor a viu e lhe ofereceu um papel em Judy, a Adolescente Perdida (Eighteen and Anxious, 1957).
Yvonne Craig, a primeira a esquerda, em Judy, a Adolescente Perdida
O papel não era muito grande, mas foi o sucifiente para lhe conseguir participações em diversas séries de televisão, e também por fazer com que Yvonne desistisse da carreira de bailarina. Ela retornou ao cinema em Maldosamente Ingênua (Gidget, 1959), um dos maiores sucessos da carreira da eterna adolescente Sandra Dee.
No mesmo ano, fez seu primeiro papel de protagonista (numa das raras vezes que isto aconteceu), no filme Ódio Destruidor (The Young Land, 1959), onde contracenava com o ator Patrick Wayne, filho do astro John Wayne. Ainda em 1959, teve um papel de destaque em O Rei do Ritmo (The Gene Krupa Story, 1959), estrelado pelo também astro adolescente Sal Mineo.
No filme, Mineo interpretava o músico Gene Krupa, e teve de aprender a tocar bateria para isto. Anos mais tarde, ele doaria o instrumento usado no filme para o filho de seu amigo Jack Cassidy aprender a tocar. O rapaz que recebeu a bateria de Mineo era David Cassidy.
De volta as comédias adolescentes, contracenou com outra estrela teen, Tuesday Weld, em Dizem que é Amor (High Time, 1960). Com Weld ela também trabalhou na série The Many Loves of Dobie Gillis, fazendo participações ocasionais entre 1959 e 1962. Na série, contracenou com futuros astros como Warren Beatty e Ryan O'Neal.
Em seguida ela atuou no drama O Amor Tudo Vence (By Love Possessed , 1961), estrelado por Lana Turner, e em 7 Mulheres no Inferno (7 Women from Hell, 1961).
Yvonne Craig e Elvis Presley em Com Caipira Não se Brinca
Yvonne então atuou em Depressa, Antes que Derreta (Quick, Before It Melts, 1964), estrelada por George Maharis, da série Rota 66 (Route 66) e foi uma das estrelas de Festa no Gelo (Ski Party, 1965), um filme estrelado por Frankie Avalon, estilo turma da praia, só que na neve. Ela ainda teve um papel de apoio em Desapareceu um Espião (One of Our Spies Is Missing, 1966).
Deborah Walley, James Brown e Yvonne Craig em Festa no Gelo
Em Flint: Perigo Supremo (In Like Flint, 1967), ela voltou a vestir as sapatilhas, para interpretar a bailarina Nathasa. Por muitos anos, este foi seu último filme. No mesmo ano Yvonne Craig protagonizou o curta-metragem Batgirl (Idem, 1967). O filme era um projeto piloto para uma série sobre a personagem, devido o sucesso da série Batman & Robin (Idem), lançada em 1966. A idéia dos produtores era fazer uma segunda série, mas que os personagens se encontrassem em alguns episódios. Porém, o alto custo da produção, feita em cores (algo caro para a época), enterrou o projeto.
Porém, a personagem agradou, e Yvonne entrou para o elenco fixo da série a partir da segunda temporada, em 1967. Ela interpretava a filha do comissário Gordon (papel de Neil Hamilton), e como tal, tinha acesso as ligações da polícia, informações que ela usava para combater o crime, como a heroína Batgirl.
Burt Ward, Yvonne Craig e Adam West
Neil Hamilton e Yvonne Craig
Yvonne havia sido casada com o ator e cantor Jimmy Boyd, entre 1960 e 1963. Boyd, que havia sido astro mirim, chegou a participar de Batman & Robin em um episódio, em 1967.
Yvonne Craig e Jimmy Boyd
Mas apesar do grande sucesso de Batman & Robin (Idem, 1966-1968), a série foi cancela por ter um orçamento muito alto. Com o fim da série, Yvonne Craig praticamente não fez mais cinema.
Ela atuou como atriz convidada em diversas séries de televisão, mas sem fazer nenhum papel fixo em alguma delas. Yvonne Craig participou de séries como Jornada nas Estrelas (Star Trek), Terra de Gigantes (Land of the Giants) e O Homem de Seis Milhões de Dólares (The Six Million Dollar Man). Após atuar em Ilha da Fantasia (Fantasy Island, 1983), ela abandonou a carreira de atriz, passando a trabalhar no ramo imobiliário e em 1988 voltou a se casar.
Leonard Nimoy e Yvonne Craig em Jornada nas Estrelas
Mas sua aposentadoria foi interrompida em duas ocasiões. Ela retornou ao cinema para um último filme, Cavando Bons Negócios (Diggin' Up Business), feito em 1990 e entre 2009 e 2011 dublou a avó no desenho animado Olivia, do canal infantil Nickelodeon.
Yvonne Craig morreu vítima de câncer de mama em sua casa em Pacific Palisades, Califórnia, em 17 de agosto de 2015. Ela tinha 78 anos de idade.
Veja também: Frank Fiegel, o homem "que inspirou o Popeye"
Veja também: Homenagem à Fred Astaire
Veja também: Tributo a Rita Hayworth
Veja também: Tributo a Cary Grant
Veja também: As Versões Bizarras de O Exorcista
Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam
Leia também: Julie Newmar, a eterna Mulher-Gato
Leia também: Douglas Croft, o primeiro Robin dos cinemas
Leia também: Lewis Wilson, o primeiro Batman
Leia também: Eartha Kitt, "a mulher mais fascinante do mundo"
Leia também: Por onde anda? Burt Ward, o inesquecível Robin
Leia também: O filme que inspirou o Coringa
Veja Também: Os Artistas que Morreram em 2021
Veja também: Pais Famosos do Cinema e Televisão
Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam
3 Comentários
O man
ResponderExcluirFoi uma grande atriz e muito linda.
ResponderExcluirGrato!
ResponderExcluir