O ator Nicholas Hammond é lembrado pelos fãs por dois momentos marcantes de sua carreira. Em 1965 ele interpretou Friedrich von Trapp, o filho mais velho do Capitão Von Trapp em A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965), quando tinha 15 anos de idade. Mais velho, aos 27 anos, tornou-se o primeiro ator a intepretar o personagem Homem Aranha, na série de televisão Homem-Aranha (The Amazing Sipider-Man, 1977-1979).
Nicholas Hammond nasceu em 15 de maio de 1950, em Washington DC, e é filho da atriz inglesa Eilleen Bennett, que atuou em 10 filmes entre 1939 e 1943.
Quando ele tinha seis anos de idade, sua família se mudou para à Europa (a mãe havia abandonado o cinema após se casar). Em 1959 ele foi com a mãe assistir o musica My Fair Lady, protagonizado por Julie Andrews, e decidiu que queria ser ator. Em 1960 sua família retornou aos Estados Unidos, e em 1963, com 13 anos de idade, ele conseguiu seu primeiro papel no cinema, atuando em O Senhor das Moscas (Lord of the Flies, 1963).
Nicholas Hammond, a direita, em O Senhor das Moscas
Nicolas ainda fez alguns papéis na televisão, e trabalhou com certo destaque na Broadway antes de passar no teste para ingressar no elenco do clássico A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965), onde contracenou com Julie Andrews, que o inspirara a se tornar ator.
Mas apesar do sucesso do filme, o ator só voltaria atuar em 1967, em um filme para a televisão. Neste período, Nicholas deu continuidade a seus estudos, e mais tarde se formaria em literatura inglesa na Universidade de Princeton.
Foi somente em 1971 que ele retonou a carreira de ator, atuando em Been Down So Long It Looks Like Up To Me (1971). Na década de 70, usando o nome de Nick Hammond, ele fez alguns filmes, como Vôo 502: Em Perigo (Skyjacked, 1972), O Dramático Acerto de Contas (Outrage, 1973) e Superdad (1973), este último uma comédia da Disney, estrelada por Kurt Russell. Anos antes, Kurt havia feito teste para o papel de Fredrich, em A Noviça Rebelde. O ator também fez algumas participações em séries de televisão, e chegou a atuar em Cherry Blossoms (1972), um filme filipino.
Em 1977 Nicholas foi escalado pela CBS para viver Peter Parker, e sua identidade secreta (o Homem Aranha) na série de televisão Homem-Aranha (The Amazing Sipider-Man, 1977-1979). Hammond vivia um Peter Parker diferente dos quadrinhos, um pouco engomadinho demais para os fãs dos gibis, sempre com sua indefectível câmera no pescoço. Foi a primeira adaptação do personagem com atores reais.
Nicholas Hammond em Superdad
Em 1977 Nicholas foi escalado pela CBS para viver Peter Parker, e sua identidade secreta (o Homem Aranha) na série de televisão Homem-Aranha (The Amazing Sipider-Man, 1977-1979). Hammond vivia um Peter Parker diferente dos quadrinhos, um pouco engomadinho demais para os fãs dos gibis, sempre com sua indefectível câmera no pescoço. Foi a primeira adaptação do personagem com atores reais.
Stan Lee e Nicholas Hammond
A série não fez muito sucesso, sendo cancelada em 1979. Mas marcou a estréia do Homem Aranha em Live Action. O episódio piloto, e o episódio final, foram exibidos nos cinemas brasileiros. Por aqui, a série foi exibida inicialmente na TV Record e mais tarde, na TV Manchete.
Com o fim de Homem Aranha, Nicholas voltou a fazer participações em séries como Dallas, O Barco do Amor (Love Boat), Assassinato por Escrito (Murder She Wrote), Magun P.I, e Missão Impossível (Mission: Impossible).
Nicholas Hammond em Missão Impossível
O ator ainda apareceu em alguns filmes, como A Cidade De Esmeralda (Emerald City, 1988), Paraíso em Chamas (Trouble in Paradise,1989), The Black Cobra 2 (1989), O Mago da Chantagem (Frauds, 1993), Um Canto de Esperança (Paradise Road, 1997), Crocodilo Dundee em Hollywood (Crocodile Dundee in Los Angeles, 2001), A Grande Virada (The Rage in Placid Lake, 2003) e O Ultimo Dançarino de Mao (Mao's Last Dancer, 2009).
Muitos deles foram rodados na Austrália, país onde ele reside desde a metade da década de 80. Nicholas Hammond viajou a turismo para lá, mas se apaixonou pelo país e decidiu ficar. Atualmente ele mora em Sydney, onde trabalha como
ator, roteirista e diretor.
Em 2005 ele interpretou o famoso produtor Aaron Speelling em Dinastia - Atrás das Cenas (Dynasty: The Making of a Guilty Pleasure, 2005), feito para a televisão.
Apesar de ainda continuar atuando, seus trabalhos no cinema foram pouco significantes. Mas em 2019 o ator retornou a uma super produção, interpretando o ator Sam Wanamaker no filme Era Uma Vez em Hollywood (Once Upon a Time in Hollywood, 2019), do aclamado diretor Quentin Tarantino. O filme conta os bastidores do assassinato da atriz Sharon Tate.
Recentemente, fez participações nas séries de TV Total Control (2019) e The Crew's Ship (2022).
Com a morte de Charmian Carr em 2016 e Heather Menzies em 2017, Nicholas Hammond agora é o mais velho das crianças Von Trapps ainda vivos. (Leia sobre Heather Menzies aqui.)
Nicholas Hammond e a namorada, Robyn Nevin, em 2019
Reunião das crianças Von Trapp, em 2010
Veja também: Frank Fiegel, o homem "que inspirou o Popeye"
Veja também: Homenagem à Fred Astaire
Veja também: Tributo a Rita Hayworth
Veja também: Tributo a Cary Grant
Veja também: As Versões Bizarras de O Exorcista
Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam
Leia também: Julie Andrews, uma estrela inesquecível
Leia também: Que Fim Levou? Charmian Carr, de A Noviça Rebelde
Leia também: Ator Christopher Plummer morre aos 91 anos de idade
Leia também: Por Onde Anda? Lindsay Wagner, a Mulher BiônicaVeja também: Antes e Depois do Elenco de Terra de Gigantes
Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam
1 Comentários
A série foi ao ar pela TV Globo, me lembro que na época a Globo mostrou uma cena que ainda não estava dublado e no comercial da Globo dizia que estava sendo dublado, portanto a série do homem aranha foi ao ar pela primeira vez na Globo, tanto foi que passou depois a fazer parte da sessão aventura, seriados que passava logo após a sessão da tarde.
ResponderExcluir