Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Angela Cartwright, de Perdidos no Espaço e A Noviça Rebelde


Angela Cartwright foi uma atriz mirim, cuja carreira ficou marcada por interpretar duas personagens em obras que se tornaram clássicas. A primeira delas foi a menina Brigitta Von Trapp em A Noviça Rebelde (The Sound of  Music, 1965) e a segunda foi a a doce Penny Robinson em Perdidos no Espaço (Lost in Space, 1965-1968).


Angela Margaret Cartwright nasceu em Cheshire, Inglaterra, em 09 de setembro de 1952. Irmã mais nova da também atriz Veronica Cartwright, Angela começou ingressou na carreira artística aos três anos de idade, quando interpretou a filha de Paul Newman em Marcado Pela Sarjeta (Somedoby Up There Likes Me, 1956). Em seguida, atuou ao lado de Rock Hudson e Sidney Poitier em Sangue Sobre a Terra (Something of Value, 1957).

Angela Cartwright e Pier Angeli em Marcado Pela Sarjeta

Veronica Cartwright e Tippi Hendren em Os Pássaros (The Birds, 1963) e com Patricia Blair, Darby Hinton e Fess Parker na série Daniel Boone

Angela e Veronica Cartwright

Após fazer muitas participações em séries de televisão, Angela ingressou no elenco fixo do programa The Danny Thomas Show (1957-1964), onde interpretava a filha de Danny Thomas, a quem ela considerava seu mentor artístico. Danny, por sua vez, dizia que ela era sua filha emprestada, e eles foram amigos até a morte do ator, em 1991.

Angela Cartwright e Danny Thomas

Após atuar muito na televisão, retornou ao cinema após cinco anos, atuando em Lad: O Cão Maravilhoso (Lad: A Dog, 1962). Em seguida, atuou no clássico A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965), onde interpretou Brigitta, uma das filhas do Capitão Von Trapp. Heather Menzies, que interpretou sua irmã Louisa, era sua prima na vida real.



Heather Menzies e Angela Cartwright

Após o filme, ingressou no elenco da popular série Perdidos no Espaço (Lost in Space, 1965-1968), onde interpretava a meiga Penny Robinson, a filha mais nova da família Robinson.

Angela Cartwright, Marta Kristen e June Lockhart em Perdidos no Espaço


Bill Mummy e Angela Cartwright com Burt Ward, nos bastidores de gravação de Batman

Quando Angela estava com 16 anos de idade, Perdidos no Espaço foi cancelada. Ela não teve muitas chances para atuar nos anos seguintes.  A atriz até fez teste para o filme A Primavera de Uma Solteirona (The Prime of Miss Jean Brodie, 1969), mas acabou perdendo o papel para Pamela Franklin.

Entre 1970 e 1971 esteve no elenco da série Make room for Granddaddy, mas nos anos seguintes, só conseguiu quatro participações em episódios isolados de séries de televisão, incluindo Fuga das Estrelas (Logan's Run), que era estrelada por Heather Menzies.

Heather Menzies, Angela Cartwright e Gregory Harrison em Fuga das Estrelas

Em 1979 Angela retornou ao cinema, atuando em Dramático Reencontro no Poseidon (Beyond the Poseidon Adventure, 1979), que era dirigido por Irwin Allen, o antigo diretor e produtor de Perdidos no Espaço.

No filme, contracenou com astros como Sally Field, Michael Caine, Telly Savallas e o novato Mark Harmon. No elenco também a veterana Shirley Jones, a mãe da Família Dó-Ré-Mi (The Partdridge Family).

Sally Field, Karl Malden, Shirley Jones, Slim Pickens, Mark Harmon e Angela Cartwright em Dramático Reencontro no Poseidon

Depois disto, fez mais algumas participações, e atuou na comédia Lutando Pelo Futuro (High School U.S.A., 1983), e posteriormente abandonou a carreira de atriz. Angela Cartwright se interessou por fotografia aos 15 anos de idade, e fez disto sua profissão, tornando-se fotógrafa, e tendo um atelier fotográfico em Los Angeles. Eventualmente, ela também escreveu alguns romances ao longo dos anos.

Casada com Steve Guillion desde 1976, ela tem dois filhos.


Em 1998 reencontrou alguns de seus velhos colegas de Perdidos no Espaço no remake da série, levado as telas de cinema naquele ano. Ela aparecia em cena interpretando uma repórter.

Angela Cartwright em Perdidos no Espaço (Lost in Space, 1998)

Reunião do elenco original de Perdidos no Espaço

Ainda em 1998 ela recebeu a Medalha Mozart do governo da Áustria, onde foi rodado A Noviça Rebelde. Ela e os outros atores mirins do filme foram receberam a premiação das mãos dos verdeiros membros da família Von Trapp.

Angela Cartwright e as outras crianças Von Trapp
Angela Cartwright atualmente

Leia também: Por onde anda? June Lockhart, de Lassie e Perdidos no Espaço


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram





Postar um comentário

2 Comentários