Por Onde Anda? A Atriz Veronica Cartwright, de Os Pássaros, Daniel Boone e Alien - O 8º Passageiro




Veronica Cartwright começou a carreira como atriz mirim, mas fez uma boa transição para a carreira adulta, aparecendo em filmes cultuados em ambas as fases de sua carreira. Os fãs de séries clássicas de televisão recordam-se dela como a jovem Jemina Boone na série Daniel Boone (1964-1966).

Veronica é a irmã mais velha da atriz Angela Cartwright, a Penny Robinson de Perdidos no Espaço (Lost in Space, 1965-1968).


Veronica e Angela Cartwright

Veronica Anne Cartwright nasceu em Bristol, Inglaterra, em 20 de abril de 1949. E embora tenha nascido na Inglaterra, ela mudou-se com a família para Los Angeles em 1952, pouco tempo depois do nascimento de sua irmã Angela Cartwright.

Foi Angela a primeira a trabalhar no cinema, estreando com 3 anos de idade no filme Marcado pela Sarjeta (Somebody Up There Likes Me, 1956). Veronica fez seu primeiro filme 2 anos depois, quando atuou no drama de guerra Três Encontros Com o Destino (In Love and War, 1958).


Veronica Cartwright fazendo teste de figurino para Três Encontros Com o Destino

Nos anos seguinte a menina atriz fez alguns trabalhos na televisão, até ser escolhida por William Wyler para atuar no polêmico Infâmia (The Children's Hour, 1961). Veronica interpretava Rosalie Wells, uma das meninas chantageadas pela malvada Mary Tilford (papel de Karen Balkin).


Audrey Hepburn, Veronica Cartwrright e Shirley MacLaine em Infâmia

Em 1963 ela foi escalada por Alfred Hitchcock para viver a filha de Rod Taylor no clássico Os Pássaros (The Birds, 1963). Verononica e o diretor já haviam trabalhado juntos na série de televisão Alfred Hitchcock Apresenta (Alfred Hitchcock Presents), em duas ocasiões.


Veronica Cartwright e Alfred Hitchcock


Veronica Cartwright em Os Pássaros


Ainda em 1963 atuou no drama Os Nove Irmãos (Spencer's Mountain, 1963), ao lado de Henry Fonda e Maureen O'Hara. E no ano seguinte esteve em Com Deus e os Homens (One Man's Way, 1964).

Mas seu nome passou a mais conhecido quando interpretou a filha de Daniel Boone (Fess Parker) na série de televisão Daniel Bonne (1964-1966), uma produção da Disney.


Veronica Cartwright em Daniel Boone

Após deixar Daniel Boone Veronica atuou na televisão nos anos seguinte, fazendo participações especiais. Seu único trabalho no cinema foi em Inserts (1975). Depois retornou ao cinema na comédia Com a Corda no Pescoço (Goin' South, 1978), estrelada por Jack Nicholson.

No mesmo ano foi uma das estrelas do cultuado Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers, 1978), que fez muito sucesso e lhe garantiu uma boa transição para a fase adulta.


Veronica Cartwright em Invasores de Corpos

Em 1979 ela fez teste para viver Ellen Ripley no clássico Alien - O 8º Passageiro (Alien, 1979), de Ridley Scott. Ela perdeu o papel para Sigorney Weaver, mas acabou ganhando um papel coadjuvante no filme, onde interpretou Joan Lambert. Veronica ganhou um Saturn Award de Melhor Atriz Coadjuvante pelo desempenho.


Veronica Cartwright em  Alien - O 8º Passageiro

Na década de 1980 atuou em filmes como Pesadelos Diabólicos (Nightmares, 1983), Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (The Right Stuff, 1983), O Vôo do Navegador (Flight of the Navigator, 1986), As Bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick, 1987) e O Retorno de Valentino (Valentino Returns, 1989).


Veronica Cartwright em As Bruxas de Eastwick


Na década de 1990, apesar de atuar muito, ela teve altos e baixos. Ela chegou a fazer um papel não creditado, quase figuração, em Velocidade Máxima (Speed, 1994).

Mas teve papéis melhores em Cão de Guarda (Man Trouble, 1992), Candyman 2: Vingança (Candyman: Farewell to the Flesh, 1995), Entre Quatro Paredes (In the Bedroom, 2001), Todo Mundo em Pânico 2 (Scary Movie 2, 2001), Recém-Casados (Just Married, 2003), Kinsey: Vamos Falar de Sexo (Kinsey, 2004) e Neowolf (2010).


Veronica Cartwright em  Candyman 2: Vingança



Também fez muita televisão. Entre 1989 e 1992 ela atuou na série L.A. Law. Ela também interpretou Cassandra Spender em alguns episódios de Arquivo X (The X Files), e apareceu em muitas séries de TV como convidada, como Plantão Médico (ER), Desaparecidos (Without a Trace), A Sete Palmos (Six Feet Under), Will e Grace (Will & Grace), Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (Law & Order: Special Victims Unit), Arquivo Morto (Cold Case), CSI: Investigação Criminal (CSI: Crime Scene Investigation), Estética (Nip/Tuck) e Sobrenatural (Supernatural).


Veronica Cartwright em Will & Grace


Veronica Cartwright em Sobrenatural


Entre 2005 e 2006 teve um papel fixo na série Invasão (Invasion) e em 2009 esteve na série Eastwick: A Cidade da Magia (Eastwick, 2009), que era baseada no filme As Bruxas de Eastwick. Também fez parte do elenco de Ressurrection (2014) e Bosch (2015). E em 2019 ingressou na novela General Hospital.

Veronica Cartwright contínua atuando.


Veronica Cartwright em General Hospital


A atriz foi casada com o ator Richard Gates (entre 1968 e 1972) e com Stanley Hyman Goldstein (entre 1976 e 1980). Ela também foi casada com o ator e diretor Richard Compton entre 1982 e 2007, quando ele faleceu. Cartwright e Compton tiveram uma filha, chamada Dakota.




Veronica Cartwright atualmente




0 comentários:

Postar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil