Veronica Cartwright começou a carreira como atriz mirim, mas fez uma boa transição para a carreira adulta, aparecendo em filmes cultuados em ambas as fases de sua carreira. Os fãs de séries clássicas de televisão recordam-se dela como a jovem Jemina Boone na série Daniel Boone (1964-1966).
Veronica é a irmã mais velha da atriz Angela Cartwright, a Penny Robinson de Perdidos no Espaço (Lost in Space, 1965-1968).
Veronica Anne Cartwright nasceu em Bristol, Inglaterra, em 20 de abril de 1949. E embora tenha nascido na Inglaterra, ela mudou-se com a família para Los Angeles em 1952, pouco tempo depois do nascimento de sua irmã Angela Cartwright.
Foi Angela a primeira a trabalhar no cinema, estreando com 3 anos de idade no filme Marcado pela Sarjeta (Somebody Up There Likes Me, 1956). Veronica fez seu primeiro filme 2 anos depois, quando atuou no drama de guerra Três Encontros Com o Destino (In Love and War, 1958).
Nos anos seguinte a menina atriz fez alguns trabalhos na televisão, até ser escolhida por William Wyler para atuar no polêmico Infâmia (The Children's Hour, 1961). Veronica interpretava Rosalie Wells, uma das meninas chantageadas pela malvada Mary Tilford (papel de Karen Balkin).
Em 1963 ela foi escalada por Alfred Hitchcock para viver a filha de Rod Taylor no clássico Os Pássaros (The Birds, 1963). Verononica e o diretor já haviam trabalhado juntos na série de televisão Alfred Hitchcock Apresenta (Alfred Hitchcock Presents), em duas ocasiões.
Ainda em 1963 atuou no drama Os Nove Irmãos (Spencer's Mountain, 1963), ao lado de Henry Fonda e Maureen O'Hara. E no ano seguinte esteve em Com Deus e os Homens (One Man's Way, 1964).
Mas seu nome passou a mais conhecido quando interpretou a filha de Daniel Boone (Fess Parker) na série de televisão Daniel Bonne (1964-1966), uma produção da Disney.
Após deixar Daniel Boone Veronica atuou na televisão nos anos seguinte, fazendo participações especiais. Seu único trabalho no cinema foi em Inserts (1975). Depois retornou ao cinema na comédia Com a Corda no Pescoço (Goin' South, 1978), estrelada por Jack Nicholson.
No mesmo ano foi uma das estrelas do cultuado Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers, 1978), que fez muito sucesso e lhe garantiu uma boa transição para a fase adulta.
Em 1979 ela fez teste para viver Ellen Ripley no clássico Alien - O 8º Passageiro (Alien, 1979), de Ridley Scott. Ela perdeu o papel para Sigorney Weaver, mas acabou ganhando um papel coadjuvante no filme, onde interpretou Joan Lambert. Veronica ganhou um Saturn Award de Melhor Atriz Coadjuvante pelo desempenho.
Na década de 1980 atuou em filmes como Pesadelos Diabólicos (Nightmares, 1983), Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (The Right Stuff, 1983), O Vôo do Navegador (Flight of the Navigator, 1986), As Bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick, 1987) e O Retorno de Valentino (Valentino Returns, 1989).
1 Comentários
Veronica Cartwright, atriz de cinema inglesa loura de olhos azuis muito linda e encantadora ao extremo que esteve no auge de sua beleza e sensualidade absolutamente estonteantes e incontestáveis interpretando brilhantemente a loura e belíssima astronauta americana e futurista Joan Lambert no clássico filme original da série Alien realizado no final da década de setenta do século vinte.
ResponderExcluir