Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o ator Paulo Araújo. o primeiro Agostinho de A Grande Família


Por Diego Nunes


Morreu no dia 29 de março o ator Paulo Araújo, aos 92 anos de idade. Araújo é mais lembrado por ter dado vida a Agostinho Carrara, na primeira versão de A Grande Família, na década de 1970.


Paulo Araújo no elenco de A Grande Família


Formando pela tradicional escola de teatro O Tablado, Paulo Araújo iniciou sua carreira na segunda metade da década de 1950, atuando no teatro, atuando em peças como A Margem da Vida, O Baile dos Ladrões e Nossa Cidade. Mas sua consagração nos palcos veio com Como Vencer na Vida Sem Fazer Força (1964), ao lado de Marília Pera e Moacir Franco.

Na mesma época, ingressou na televisão, atuando em diversos teleteatros da TV Tupi.


Paulo Araújo, Fábio Sabag e Martin Francisco em um teleteatro


Também em 1957 estreou no cinema, atuando em Rebelião em Vila Rica (1957), uma versão moderna da Inconfidência Mineira, e um dos primeiros filmes coloridos do Brasil. Nas telonas, também atuou em Tudo Legal (1960) e Tem Alguém na Minha Cama (1976).




Paulo Araújo também foi um dos primeiros artistas contratados da Rede Globo, atuando nas primeiras novelas da emissora, como O Sheik de Agadir (1965), Eu Compro Esta Mulher (1966), A Rainha Louca (1967), A Ponte dos Suspiros (1967), Rosa Rebelde (1969) e A Última Valsa (1969). Também foi apresentador do programa Encontro às Quatro (1965), ao lado de Yara Sarmento.


Cláudio Marzo, Tereza Amayo e Paulo Araújo em A Rainha Louca



Ainda na Globo, viveu o Ernani no grande sucesso Irmãos Coragem (1970), e também atuou na novelas Verão Vermelho (1970), O Homem Que Deve Morrer (1971) e Bicho do Mato (1972). Mas seu papel mais famoso na televisão foi como Agostinho Carrara, o genro folgado de Lineu na primeira versão de A Grande Família (1972-1975).


Paulo Araújo e Dejenane Machado em A Grande Família

Após o fim de A Grande Família, Paulo Araújo migrou para detrás das câmeras, passando a dirigir programas de humor como Satiricom, Os Trapalhões e Faça Humor, Não Faça Guerra. mas no final da década de 1980 abandonou a carreira artística.




Veja Também: Shazan, Xerife & Cia

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX mcinematograficas@gmail.com





Postar um comentário

0 Comentários