No ano de 2000 chegou aos cinemas o filme Tainá: Uma Aventura na Amazônia, uma rara produção infantil produzida pelo cinema brasileiro no período. Com roteiro de Cláudia Levay (da série Bambuloá), o filme, que fez um enorme sucesso, era estrelado pela indígena Eunice Baía.
Eunice Barros Baía nasceu em Barcarena, no Pará, em 02 de junho de 1990. Eunice é indígena, do povo Baré, e foi escolhida entre mais de 3000 mil crianças de todo o Brasil para estrelar o filme Tainá: Uma Aventura na Amazônia (2000).
Ela tinha apenas sete anos na época, e precisou mudar-se para São Paulo, onde ficou sob a tutela de uma tutora, com quem viveu até a idade adulta.
Eunice ainda estrelaria Tainá 2 - A Aventura Contínua (2004), e na televisão, atuou em um episódio de Sítio do Pica Pau Amarelo e na minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007).
Há ainda um terceiro filme de Tainá, Tainá - A Origem, porém, a produção foi lançada em 2011, quando Eunice já estava com 21 anos de idade, e acabou sendo substituíra por Winaru Tembé.
A atriz também atuou nos curta-metragens Aguasala (2012) e Trovão Sem Chuva (2021).
Eunice Baía é também artista visual, e criou uma marca de arte indígena chamada Oka. Ela formou-se em design de moda, e atualmente é coordenadora de figurino no Balé da Cidade de São Paulo.
Ela já é mãe, de dois, meninos Antônio e Aruã.
0 Comentários