Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A trágica morte de Cass Daley

Cass Daley imitando Carmen Miranda, entre os músicos do Bando da Lua (entre eles Stênio Osório, Zé Carioca e Nestor Amaral


Pouco conhecida no Brasil, Cass Daley foi uma comediante muito popular nos Estados Unidos, famosa por fazer versões cômicas de grandes sucessos do cinema, e por imitar as grandes estrelas, entre elas a nossa Carmen Miranda.

Sua popularidade era tanta que a cantora Mama Cass, do The Mamas and the Papas, se inspirou na artista para criar seu nome artístico.



Catherine Dailey nasceu na Filadélfia, em 17 de julho de 1915. Ela era filha de um maestro, e começou a sua carreira no teatro na década de 1930, e fez parte dos espetáculos Ziegfeld Folies, entre 1936 e 1937.

Seu talento a levou a cantar em casas noturnas famosas, e valeu um convite para estrear no cinema no musical Tudo Por The Fleet's In, 1942). Além de aparecer como cantora em alguns filmes, ela teve bons papéis em filmes como Sultana da Sorte (Riding High, 1943) e Do Outro Mundo (Out of This World, 1945).


Cass Daley em Sultuna da Sorte

Ao lado de Eddie Bracken, Cass estrelou o filme Aquela Mulher Ingrata (Ladie's Man, 1947), onde aparecia imitando a atriz Carmen Miranda. Este era um número popular nos shows feitos por Daley durante sua carreira.

Carmen Miranda, que era sua amiga, sugeriu que ela contratasse seus próprios músicos, os integrantes do Bando da Lua, para fazer a cena.




Cass Daley, Carmen Miranda e Bette Davis


Na década de 1940 ela também era uma grande estrela do rádio, e gravou diversos discos, ficando duas vezes nas paradas de sucesso da Bilboard, além de ter vendido milhares de cópias. No cinema, ainda apareceu em Coquetel de Estrelas (Star Spangled Rhythm, 1942), Casa de Loucos (Crazy House, 1943), Carnaval de Estrelas (Duffy's Tavern, 1945) e Miragem Dourada (Variety Girl, 1947).

Mas com a popularização da televisão, na década de 1950, Cass viu seu cartaz diminuir, e aos poucos foi afastando-se da carreira, para se dedicar a criação de seu filho, fruto de seu casamento com o escritor Frank Kinsella.

Ela ainda apareceria nos filmes Órfãos da Tempestade (Here Comes the Groom, 1951) e Ligas Encarnadas (Red Garters, 1954). Na década de 1960, após se separar de Kinsella, ela tentou fazer um retorno, aparecendo em muitos programas de televisão, espetáculos de revista dedicados a nostalgia, e conseguiu alguns papéis nos filmes Está Sobrando Um Fantasma (The Spirit is Willing, 1967), The Phynx (1970) e Norwood (1970).



Cass Daley em Norwood



Em 22 de março de 1975 a atriz estava sozinha em casa, quando tropeçou e caiu sobre a mesinha de centro de sua sala. O tampo de vidro quebrou, e um dos cacos perfurou o seu pescoço. Cass Daley sangrou até morrer.

Horas depois do acidente, seu segundo marido chegou em casa, após um dia de trabalho. Ele encontrou a atriz já sem vida no local. Ela tinha apenas 59 anos de idade.






Veja também: Imitações de Carmen Miranda no Cinema e Televisão




Postar um comentário

0 Comentários