Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Herdeira de astros do cinema e uma filha tragicamente desaparecida, a história da cantora e atriz Romina Power


Filha dos atores Tyrone Power e Linda Christian, Romina Power e seu marido Al Bano formaram uma das duplas de cantores mais famosos da Itália das décadas de 1970 e 1980.


Tyrone Power com as filhas Taryn e Romina Power

Romina Francesca Power nasceu em Los Angeles, em 02 de outubro de 1951. Ela é a filha mais velha do astro Tyrone Power e da atriz mexicana Linda Christian, de quem Power se separou em 1956, após um relacionamento turbulento.

Romina tinha apenas 7 anos quando seu pai morreu, em 1958, e após a morte do pai, passou a viver com sua mãe e irmã (a também atriz Taryn Power) no México. Depois, quando sua mãe casou-se com o ator Edmund Purdon, ela e irmã foram morar em um colégio interno na Inglaterra.

Adolescente, Romina voltou a morar com a mãe, e com ela se mudou para à Itália, onde estreou no cinema em Quando o Divórcio é Impossível (Menage all'italiana, 1965). Romina tinha 14 anos de idade, e começou a atuar em diversos filmes, que geralmente exploravam a imagem da jovem, que ainda era menor de idade.


Romina Power e Ugo Tognazzi em Quando o Divórcio é Impossível

Aos 16 anos ela atuou em Como Aprendi a Amar as Mulheres (Come Imparai and Amare le Donne, 1966), que explorava o estilo "Lolita" de Romina. O filme incomodou o público, e recebeu críticas negativas quanto ao apelo sexual tanto do governo italiano, como do Vaticano.


Romina Power em Como Aprendi a Amar as Mulheres

Em 1967 ela contracenou com sua mãe em Nel Sole (1967). No mesmo filme, Romina conheceu o cantor Al Bano, com quem se casou em 1970.


Linda Christian e Romina Power em Nel Sole


Romina Power e Al Bano em Nel Sole



No ano seguinte, Bano e Power estrelariam o filme L'Oro del Mondo (1968). Juntos fariam diversos outros filmes nos anos seguintes.


Al Bano e Romina Power no cartaz de Angeli Senza Paradiso (1970)


Além de atuarem juntos no cinema, em 1975 eles formaram o duo vocal Al Bano e Romina Power, que foi muito popular nos anos 1970 e 1980. A dupla fez sucesso na Itália, Alemanha, Áustria, Espanha, Portugal, França, Grécia, América Latina, em quase todo o leste europeu e até na União Soviética.

Al Bano e Romina Power gravaram em diversos idiomas, para agradar ao seu público internacional, e em 1976 ficaram em 7º lugar no Festival Eurovisão da Canção, com a música Well' Live it All Again (Lo Rivivrei). eles repetiriam a mesma colocação na edição de 1985, com Magic Oh Magic.




Entre os maiores sucessos da dupla estão Felicià, Sharazan, Tu Soltanto Tu, Ci Sarà, Sempre Sempre e Libertà, que foi cantada nas ruas pelos romenos após a derrubada do ditador Nicolae Ceausescu, em 1989.






Outro sucesso da dupla foi a canção infantil Il Ballo del Qua-Qua, gravada em 1982. No Brasil, a canção é conhecida por sua versão nacional, Baile dos Passarinhos, gravada pelo apresentador Gugu na década de 1980.






No cinema, além dos filmes que fez ao lado de Al Bano, destacou-se em Crepúsculo dos Insaciáveis (Femmine Insaziabili, 1969) e Santuário Mortal (Marquis de Sade: Justine, 1969), onde foi dirigida por Jésus Franco.





Mas dedicando-se cada vez mais a carreira de cantora, Romina deixou o cinema em 1970, retornando muitos anos depois, quando ela e o marido protagonizaram a comédia Champagne in Paradiso (1984).


Romina Power e Al Bano em Champagne in Paradiso


Romina Power tiveram três filhas e um filho. Infelizmente, uma tragédia abalou o casal, quando em 1994 Ylenia Carrisi, sua filha mais velha, foi passar férias nos Estados Unidos.

Ylenia tinha 24 anos, e estava em Nova Orleans, quando desapareceu em 06 de janeiro de 1994. Nunca se soube o que aconteceu com a jovem, que também trabalhou como atriz, tendo contracenado com os pais em Champagne in Paradise (1984). 

Ylenia foi declarada morta em 2014.

E 2018 um caminhoneiro confessou ter matado a jovem de 23 anos e levou a polícia ao local do corpo, mas o exame de DNA provou que a vítima não era ela.

Ylenia Carrisi com os pais


Romina Power e Al Bano se separaram em 1999. E em 2007 se mudou para os Estados Unidos. Ela estava farta da forma sensacionalista de como a imprensa italiana tratou o desaparecimento de sua filha, e queria estar no país para pressionar as investigações.

Além disto, sua mãe estava doente, e Romina cuidou de Linda Christian até a sua morte, em 2011.

Em 2007 fez seu primeiro filme americano, Go Go Tales (2007), onde contracenou com Williem Dafoe. Na América, também dedicou-se à pintura, e eventualmente voltava à Itália para trabalhar.

Em 2005 ela havia sido jurada do Ballando con Le Stelle (o Dança dos Famosos da Itália), e no mesmo ano dirigiu o curta-metragem Upaya (2005).

De jurada a participante, Romina Power fez parte do Ballando con Le Stelle, em 2018.





De volta ao cinema, Romina atuou em Il Segreto di Italia (2014) e fez uma participação especial no filme O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, 2021), de Guilhermo del Toro.



Romina Power em O Beco do Pesadelo



Atualmente Romina está fazendo uma turnê pela Europa, ao lado do ex-marido Al Bano.






Sua irmã, a atriz Taryn Power, faleceu em 2020.



Romina Power Atualmente





Romina Power e Al Bano




Veja também: Quem é A Garota da Tocha na Vinheta de Abertura da Columbia



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Primeiro dia de 2023 e cá estou eu perante esta magnífica história de Al Bano e Romina. Parabéns! Amei.

    ResponderExcluir