Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando a atriz Teresa Austregésilo, ex esposa de Jô Soares


Muito presente no teatro brasileiro entre as décadas de 1950 e 1970, Teresa de Austregésilo abandonou a carreira (que inclui cinema e televisão), para cuidar do filho Rafael, fruto do casamento com o ator, humorista e apresentador Jô Soares. 


Casamento de Jô Soares com Teresa Austregésilo em 1959

Nascida no Rio de Janeiro, em 25 de dezembro de 1933, ela era ilha do professor Antônio Austregésilo Rodrigues de Lima. Teresa Austregésilo estudou ballett, desenho (com Santa Rosa), dicção (com Sônia Oiticica), e fez cursos de inglês, francês, italiano e espanhol.

Ela iniciou sua carreira como atriz no Teatro Duse, quando era aluna no curso Teatro do Estudante, de Paschoal Carlos Magno. Silveira Sampaio a viu no Teatro do Estudante e a levou para os palcos profissionais, na peça O Cavalheiro Sem Camélias (1953).

Carlos Machado a levou para o teatro de revista, onde ela se apresentou em espetáculos como Acontece Que Eu Sou Baiano (1953), estrelado por Dorival Caymmi.


Teresa Austregésilo fez muito teatro, e atuou também em teleteatros em diversas emissoras (Tupi, TV Rio, Excelsior), e fez uma única novela, Renúncia (1964), feita na TV Record (também transmitida pela TV Rio). Também fez o humorístico Três é Demais (1962), ao lado de Otelo Zeloni.

No cinema, atuou em SSS Contra a Jovem Guarda (1966) e em O Pai do Povo (1976), filme dirigido por seu marido, Jô Soares, com quem se casou em 1959. Com Jô, Teresa teve um filho, Rafael. O menino era autista, e Teresa acabou se afastando da carreira para cuidar do menino. Teresa atuou até 1976, e se separou de Jô Soares em 1979.

Rafael morreu em 2014, com 50 anos de idade.

Teresa Austregésilo morreu no dia 16 de março de 2021, aos 87 anos de idade. A atriz morreu vítima das complicações da Covid-19.

Rafael e Teresa Austregésilo

Teresa Austregésilo e Jô Soares

Teresa Austregésilo, Carmen Verônica, Iris Bruzzi e Silvia Fernanda.
Foto de Anderson Rocha (coleção Marcelo Del Cima).


Veja também: A História de Bibi Ferreira





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários