Por Onde Anda? A Cantora Gigliola Cinquetti, de Dio Come Ti Amo


A cantora, atriz e jornalista italiana encantou o mundo quando venceu o famoso Festival de San Remo em 1964, com apenas 16 anos de idade. Dois anos depois ela venceria o Festival novamente, com a canção Dio Come Ti Amo, que se tornaria sua canção mais famosa.


Gigliola Cinquetti nasceu em Verona, em 20 de dezembro de 1947, e começou a cantar ainda muito jovem. Aos 15 anos de idade, em 1963, venceu o Festival de Castrocaro, com a canção Le Strade di Notte, e no ano seguinte sagrou-se campeã do Festival de San Remo, com a música Non ho L'etá (per amarti). Com a mesma canção também venceria o Festival da Canção da Eurovisão, realizado em Copenhague.


Gigliola participou do Festival de San Remo doze vezes, e venceu novamente em 1966, com a canção Dio Come Ti Amo, que fez um estrondoso sucesso mundial.


A música também deu título ao filme Dio Come Ti Amo (1966), estrelado pela cantora, outro grande sucesso junto ao público mundial.


Gigliola Cinquetti já havia atuado antes em Cio Itália (1965), um telefilme feito pela RAI (Radiotelevisione Italiana). No cinema ainda estrelou Analfabeto e Cabeçudo (Testa di Rapa, 1966) e Il Professor Matusa e i suoi Hippies (1968), além de atuar em algumas séries e telefilmes italianos até a década de 1970.

Em 1969 foi uma das atrações internacionais a se apresentar nos palcos da TV Record. Em seu show para a televisão brasileira foi ciceroneada por Roberto Carlos, que havia conhecido no Festival de San Remo de 1968.


Em 1973 venceu o concurso Canzonissima, com a música Alle Porte del Sole, que depois foi regravada por Al Martino. No ano seguinte ficou em segundo lugar no Eurovisão, com a canção Si, o grupo ABBA, com Waterloo, foi o grande vencedor da edição.

Embora tenha perdido, a música Si fez tanto sucesso na Itália, que fez o país revogar a votação da Lei do Divórcio, acreditando que a repetição da palavra Si (sim, em italiano) pudesse influir nos votos dos italianos no referendo.


Em 1979 Gigliola se casou com o jornalista Luciano Teodori, e se afastou da mídia por muitos anos para se dedicar a família. Ela esta casada até os dias de hoje, e é mãe de dois filhos, Giovanni e Constantino.

Os filhos de Gigliola Cinquetti

Gigliola retornou a mídia em 1981, desta vez atuando como jornalista no programa Linea Verde, na televisão. Na mesma época, também passou a escrever uma coluna semanal para um jornal. Em 1982 apresentou o programa Portobello, onde também cantava.

Após colaborar com diversos jornais, voltou a apresentar o programa Donne - Viagio Nella Storia Delle Donne Italiane, vinculado na RAI International, e teve um talk show na televisão de Montecarlo. Além da música e da TV, também dedicou-se a pintura e arte, e chegou a ilustrar algumas capas de seus discos. Também fez desenhos para livros infantis.

Capa de disco com desenho de Gigliola Cinquetti


Em 1995 fez sua última participação no Festival de San Remo, e após muitos anos sem um trabalho inédito, lançou um disco autoral em 2015. Com ele, retornou ao Brasil para uma série de shows no Brasil, em 2017.

Gigliola Cinquetti em 2017


Gigliola Cinquetti atualmente




Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

0 comentários:

Postar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil