Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Joseph Mazzello, de Jurassic Park (1993)





Joseph Mazzello ficou famoso ao atuar no grande sucesso Jurassic Park (Idem, 1993), de Steven Spielberg. Por seu papel, foi eleito pela revista Nylon Hollywood Issue como um dos "55 rostos do futuro".



Joseph Francis Mazzello III nasceu em Nova York em 21 de setembro de 1983. Seus pais eram donos de uma academia de dança, e seu irmão John Mazzello também é ator.

Joseph começou a trabalhar como modelo mirim aos cinco anos de idade, e estrelou mais de trinta comerciais. Em 1990 ele estreou no cinema, atuando no filme Atos Inqualificáveis (Unspeakable Acts, 1990). Depois, no mesmo ano, contracenou com Harrison Ford em Acima de Qualquer Suspeita (Presumed Innocent, 1990).


Joseph Mazello em Atos Inqualificáveis


Em 1991 Joseph fez um teste de elenco, e impressionou o diretor Steven Spielberg que procurava um garoto para estrelar Hook, a Volta do Capitão Gancho (Hook, 1991), mas Mazzello era jovem demais para o papel.

O jovem ator seguiu atuando, e foi bastante elogiado por seu trabalho em Radio Flyer (Idem, 1992), onde contracenou com o também ator mirim Elijah Wood.


Joseph Mazzello e Elijah Wood em Radio Flyer

Ele também atuou em Uma Garota em Nova York (Jersey Girl, 1992) e A Escolha do Coração (Desperate Choices: To Save My Child, 1992).

Em 1992 Steven Spielberg começou a dirigir Jurassic Park (Idem, 1993), e lembrou-se de Joseph Mazzello, que agora era mais velho que o personagem descrito no livro original. Mas desta vez Spielberg alterou a idade do personagem, e contratou Mazzello para o papel.


Ariana Richards, Sam Neill e Joseph Mazzello em Jurassic Park

Joseph Mazzello e Steven Spielberg

O filme fez um enorme sucesso, e acabou se tornando uma das mais bem sucedidas franquias da história do cinema. Em 1993 ele foi contratado para estrelar A.I.: Inteligência Artificial (A.I. Artificial Intelligence), que tinha roteiro de Stanley Kubrick.

Mas o projeto atrasou demais, e mesmo tendo ficado sob contrato por dois anos, Mazzello acabou não interpretando o papel. A.I.: Inteligência Artificial só foi lançado em 2001, oito anos depois, e foi protagonizado por Haley Joel Osment.

Ainda em 1993 o diretor Richard Attenborough, que havia interpretado seu avô em Jurassic Park, o convidou para atuar em Terra das Sombras (Shadowlands, 1993), onde o menino contracenou com o lendário Anthony Hopkins.


Joseph Mazzello e Anthony Hopkins em Terra das Sombras


Mazzello também interpretou o filho de Meryl Streep em O Rio Selvagem (The River Wild, 1994) e ainda esteve no elenco de Retrato de Coragem (A Father for Charlie, 1995), feito para a televisão.


Meryl Streep e Joseph Mazzello em O Rio Selvagem


Em 1995 ele contracenou com o jovem Brad Renfro no sensível A Cura (The Cure, 1995). Mazzello interpretava um garoto contaminado com o vírus do HIV, e Renfro era seu amigo que tentava achar uma cura para a doença.

Brad Renfro morreria em 2008, com apenas 25 anos de idade.

Brad Renfro e Joseph Mazzello em A Cura

No mesmo ano também trabalhou ao lado de Patrick Swayze em Os Três Desejos (Three Wishes, 1995).


Joseph Mazzello e Patrick Swayze em Os Três Desejos

Depois Mazzello deixou de atuar para se dedicar aos seus estudos. Mas em 1997 o diretor Steven Spielberg chamou Mazzello, agora com 14 anos de idade, para atuar na sequência O Mundo Perdido: Jurassic Park: Jurassic Park (The Lost World: Jurassic Park, 1997).

O ator guardou o cachê deste trabalho para posteriormente pagar a sua faculdade, e considerou o papel um presente de formatura dado por Spielberg. 

Mazzello também atuou em Star Kid, Meu Amigo Especial (Star Kid, 1997) e Pequeno Milagre (Simon Birch, 1998), e depois foi cursar a faculdade de cinema, na Universidade da Califórnia. Ele conseguiu a vaga após a universidade receber uma carta de recomendação de Steven Spielberg.

Após se formar, ele retomou a carreira de ator, aparecendo a princípio em mais trabalhos na televisão. Aparecendo em séries de TV como CSI: Investigação Criminal (CSI: Crime Scene Investigation).

Em 2004 ele atuou no filme Um Presente Para Helen (Raising Helen, 2004) e depois fez Hallowenn Macabro (The Hollow, 2004) e A Sensação de Ver (The Sensation of Sight, 2006). 

Em 2010 Mazzello fez parte do elenco da série O Pacífico (The Pacific, 2010). E no mesmo ano interpretou um Dustin Moskovitz, um dos criadores do Facebook, em A Rede Social (The Social Network, 2010).


Jesse Eisenberg e Joseph Mazzello em A Rede Social

Desde então, tem se revesado entre a televisão e o cinema, atuando tanto em superproduções como em filmes independentes, muitos deles dirigidos por seus amigos.

Joseph Mazzelo esteve no elenco de G.I. Joe: Retaliação (G.I. Joe: Retaliation, 2013) e em Undrafted (2016), primeiro longa-metragem que dirigiu.


Joseph Mazzello em G.I. Joe: Retaliação

Em 2018 ele interpretou o baixista Richard Deacon na cinebiografia do cantor Freddy Mercury em Bohemian Rapsody (Idem, 2018), que fez um enorme sucesso de bilheterias.


Joseph Mazzello em Bohemian Rapsody

Em 2021 o ator interpretou Paul Begala, o conselheiro do presidente Bill Clinton, na série American Crime Story (2021).


Joseph Mazzello em American Crime Story


Joseph Mazzello em Jurassic Park e atualmente


Postar um comentário

0 Comentários