Nas décadas de 1970 e 1980 a atriz Fátima Freire era uma grande musa nacional, brilhando no cinema, teatro e televisão. Na TV, ela atuou em diversas novelas, mas será sempre lembrada como a Paula Queiroz, de A Gata Comeu (1985).
Fausto Rocha e Fátima Freire, em uma fotonovela
Mária de Fátima Naves Freire Maia nasceu em Curitiba, em 20 de julho de 1953. Nascida em uma família tradicional, ela é filha do cientista Newton Freire Maia, e é prima de diversas personalidades, como os atores Selton e Danton Mello, o pianista Nelson Freire e o músico Wagner Tiso, além ser parente de diversos políticos brasileiros.
Seu pai, um cientista renomado, foi contratado para trabalhar na Organização Mundial da Saúde (OMS), e mudou-se com a família para Genebra, na Suíça, e foi por lá que Fátima começou a trabalhar como modelo.
Fátima Freire como modelo, na Suíça
No começo da década de 1970 a família retornou ao Paraná, e Fátima começou a fazer alguns trabalhos na TV local, como garota propaganda e apresentado programas de variedades. Depois, em 1973 ela se mudou para o Rio de Janeiro, e começou a aparecer em programas humorísticos da Rede Globo, como Chico City e Satyricon.
Fátima Freire na TV Paranaense
Em 1973 Fátima estreou no cinema, atuando em Aladim e a Lâmpada Maravilhosa (1974), um filme estrelado por Renato Aragão, e no ano seguinte atuou em Motel (1974).
Sua estreia na televisão foi em Cuca Legal (1975), e depois emendou diversas novelas na Rede Globo, atuando em Senhora (1975), O Feijão e o Sonho (1976), Dona Xepa (1977), Gina (1978), Memórias de Amor (1979) e Cabocla (1979). E em 1980 entrou para o elenco da série O Bem Amado (1980-1984), onde interpretava a Tuca Medrado.
Osmar Prado e Fátima Freire em Senhora
Paulo Ramos e Fátima Freire em O Feijão e o Sonho
Fátima Freire e Edwin Luisi em Dona Xepa
Miriam Pires e Fátima Freire em Gina
Fátima Freire e Eduardo Tornaghi em Memórias de Amor
Kadú Moliterno e Fátima Freire em Cabocla
Carlos Eduado Dolabella, Fátima Freire e Lutero Luiz em O Bem Amado
Na década de 1970 a atriz ainda atuou em diversas peças, e recebeu muitos elogios por sua atuação em O Pagador de Promessas (1979), ao lado do ator Tony Ramos.
Neste período, também foi uma presença constante no cinema brasileiro, atuando ainda em As Loucuras de Um Sedutor (1975), Quem Te Medo de Lobisomem? (1975), Quem Matou Pacífico? (1977), Ódio (1977) e Paixões de Sertanejo (1979).
Waldir Maia, Roberto de Azevedo, Tony Ramos e Fátima Freire em O Pagador de Promessas
Fátima Freire e Francisco di Franco em Paixão de Sertanejo
Fátima Freire e Carlos Mossy em Ódio
Com o fim da série O Bem Amado, em 1984, Fátima retornou as novelas, sendo escalada para viver a Paula Queiroz na novela A Gata Comeu (1985). A novela fez um enorme sucesso, e foi reprisada diversas vezes, e mesmo após muitas décadas de sua exibição, o público ainda reconhece a atriz por este papel.
Cristiane Torloni, Fátima Freire e Nuno Leal Maia em A Gata Comeu
Fátima Freire e Nuno Leal Maia em A Gata Comeu
Fátima Freire e Diana Morel em A Gata Comeu
Mas apesar do grande sucesso, a atriz deixou a Globo após o final de A Gata Comeu, indo fazer diversos trabalhos na TV Manchete. No canal, atuou em Novo Amor (1986), Tudo ou Nada (1986), Carmen (1987), Olho Por Olho (1988), Fronteiras do Desconhecido (1990) e Escrava Anastácia (1990).
Gracindo Jr. e Fátima Freire em Tudo Ou Nada
De volta a Globo, atuou na minissérie Anos Rebeldes (1992), e nas novelas Pátria Minha (1994) e O Fim do Mundo (1996). Na Bandeirantes, atuou em A Idade da Loba (1995).
Fátima Freire em Pátria Minha
Casada com Carlos Alberto Pinheiro desde 1982, a atriz deixou a carreira em 1997, quando mudou-se com o marido e os dois filhos para os Estados Unidos, onde ficaram morando até o ano 2000.
De volta ao Brasil, ela atuou eventualmente, fazendo participações especiais em Sete Pecados (2007) e Malhação (2008). Em 2009 atuou na novela Promessas de Amor (2009), na TV Record, e em 2011 fez Amor e Revolução (2022), no SBT.
Sua última aparição na TV foi na série Pé na Cova (2014), na Globo.
Fátima Freire em Sete Pecados, onde interpretou uma juíza
Gisele Tigre e Fátima Freire em Amor e Revolução
Fátima Freire e Miguel Falabella nos bastidores de Pé na Cova
Fátima Freire vive uma vida tranquila em família, e é dona de um espaço de eventos, dedicando seu tempo principalmente a vida de empresária. Ela também aproveita o tempo fazendo viagens pelo mundo.
Fátima Freire atualmente
Mário Cardoso e Fátima Freire em fotonovela
Veja Também: A História de Ana Ariel, Filha do Palhaço Piolin
Leia também: Relembrando o ator Fausto Rocha
Leia também: Por Onde Anda? O galã Mário Cardoso
Leia também: A trajetória da atriz Sandra Barsotti
Leia também: Por Onde Anda? O Ator Marcelo Picchi
Veja também: A História de Eva Wilma
Veja também: A História de Carlos Alberto
Veja também: Sandra Annenberg já foi atriz
Veja também: A atriz Vera Setta, a mãe de Morena Baccarin
Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam
Veja também: Sílvio Luiz já foi ator
Veja também: A História da atriz e dubladora Sandra Campos
Veja também: Homenagem à Sandra Bréa
Veja também: Papai Sabe Nada, A Série da Record
0 Comentários