No final da década de 1980 a série Dama de Ouro (Lady in Blue, 1985-1986) fez grande sucesso na televisão brasileira, mostrando o dia a dia da detetive durona Katy Mahoney, que era interpretada pela atriz Jamie Rose.
Jamie Rose nasceu em Nova York, em 26 de novembro de 1959. Ela era filha de um cantor e dançarino e de uma rockette (coristas do Radio City Music Hall). Incentivada pelos pais, ela começou a atuar aos 6 anos de idade, e ainda criança conseguiu alguns papéis em séries de televisão, como em O Fazendeiro do Asfalto (Green Acress), em 1968.
Mas a carreira de atriz mirim foi interrompida quando seu pai resolveu deixar a vida de artista e se mudou com a família para Fresno, onde passou a trabalhar como empreiteiro. Rose então foi para a escola e terminou o ensino médio, e posteriormente ingressou na faculdade, ainda em Fresno.
Mas ela resolveu se transferir para a Universidade da Califórnia, para estudar teatro.
Jamie Rose não chegou a terminar a faculdade, porque logo conseguiu novos papéis como atriz, na televisão. Ela estreou no cinema no filme Pouco Antes do Amanhecer (Just Before Dawn, 1981). Em seguida conseguiu um papel fixo na novela Falcon Crest, atuando nas temporadas de 1981 a 1983.
No cinema, Jamie fez papéis coadjuvantes em filmes como O Tempo Certo do Amor (In Love an Older Woman, 1982), Desastre no Rio Potomac (Flight 90: On the Potomac, 1984), Um Agente na Corda Bamba (Tightrope, 1984) e Triângulo de Paixões (Heartbreakes, 1984.
Apesar de ainda ser uma quase desconhecida em Hollywood, ela foi escolhida para viver a detetive durona Kate Manoney na série Dama de Ouro (Lady in Blue, 1985-1986).
Produzida pela rede ABC, a série, apesar de ter tido uma boa repercussão e audiência, foi acusada de ser muito violenta. Além disto, protagonizada por uma mulher forte, divorciada, e que chegou a ter um affair com o chefe (interpretado por Danny Aielo), a série desagradou uma ala mais conservadora.
Mesmo com poucos episódios, a série chegou ao Brasil em 1985, e fez muito sucesso por aqui. Ela foi originalmente exibida pela Rede Globo na Sessão Aventura. Posteriormente passou para a grade dominical, até ser jogada para a madrugada, após a Sessão de Gala.
Após Dama de Ouro ser cancelada, Jamie Rose encontrou dificuldades para conseguir novos papéis. Ela atuou em alguns episódios da série St. Elsewhere, em 1986, e passou a recorrer a televisão para atuar em novos trabalhos.
Sem muitos convites, chegou a atuar em Medeni Mesec (1988), um filme iugoslavo. De volta aos Estados Unidos, estrelou o terror cult Aqui Caiu Um Zumbi (Chrome Hearts, 1989), mas apareceu pouco no cinema desde então, atuando em filmes como As Mil Armas de Hollister (Brotherhood of the Gun, 1991), Justiça Cruel (My Son is Innocent, 1996) e Olhos Que Mentem (Lying Eyes, 1996).
Na TV, apareceu em seriados como atriz convidada, atuando em séries como Columbo (Idem), Assassinato por Escrito (Murder She Wrote), Chicago Hope, Renegado (Renegade), JAG: Ases Invencíveis (JAG), Ally McBeal, Walker, Texas Ranger, Nova York Contra o Crime (NYPD Blue), Plantão Médico (ER), Arquivo Morto (Cold Case), Dois Homens e Meio (Two and a Half Men), Criminal Minds, entre outras.
Ela ainda atuou na comédia Férias ao Sol (Holliday in the Sun, 2001), estrelada pelas gêmeas Olsen, e no filme A Revolta de Atlas: Parte II (Atlas Shrugged II: The Strike, 2012).
4 Comentários
Que Saudades ! Bons tempos. Até meu pai gostava de ver " A Dama de Ouro". Hoje ele já é falecido e logo me lembrei dele porque ele sempre via o seriado.
ResponderExcluirParabéns pelo blog e pelo capricho. Sucesso sempre. Tem com postar algo sobre o ator que viveu o "MacGyver"
ResponderExcluirJamie Rose lindíssima e sensacional como sempre, uma verdadeiro e espetacular símbolo sexual americano e mundial de todos os tempos. Tenho inclusive o maior tesão e admiração pelo segundo marido tremendamente sexy e gostosão dela que é o ator norte-americano Kip Gilman que é simplesmente uma delícia total e irresistível de homem da cabeça aos pés.
ResponderExcluirMassa. Eu assisti isso no fim da décadas 80s. A dama de ouro, e linda diga-se de passagem.
ResponderExcluir