Relembrando a série Casal 20


Na década de 80 a Rede Globo de televisão exibiu a série Casal 20 (Hart to Hart), que imediatamente tornou-se um grande sucesso no Brasil. Produzida pela rede ABC entre 1979 e 1984, a série contabilizou 110 episódios, e teve grandes índices de audiência nos países em que foi exibida.
O roteirista Sidney Sheldon (criador de Jeannie é Um Gênio) havia criado a série em 1960, com o nome de Double Twist, para a produtora Screem Gems.
Mas o projeto foi recusado. Porém, no final da década de 70 o produtor Leonard Goldberg, ex-diretor da Screen Gems, resgatou a história e o ofereceu ao seu sócio, o lendário produtor Aaron Spelling. Como Sheldon havia tornado-se um grande autor de livros de ficção, e não teria tempo para fazer os roteiros da série, o roteirista Tom Mankiewicz foi chamado para atualizar o projeto e desenvolver novos episódios.
A série mostrava as aventuras de Johathan Hart e sua esposa Jennifer Hart, um casal bem sucedido que investigam crimes pelo mundo, e foi pioneira no gênero a colocar homem e mulher no mesmo grau de igualdade, abrindo caminho para séries como Arquivo XCastle e Bones.
O elenco de Casal 20

O elenco era composto pelo antigo galã de cinema Robert Wagner e por Stefanie Powers nos papéis principais e Lionel Stander interpretava o fiel mordomo, chofer e faz tudo da casa.
Ainda no elenco o cãozinho Freeway, que tinha este nome por ter sido resgatado de uma auto estrada.
Os executivos da ABC queriam Wagner e sua esposa Natalie Wood como protagonistas. Mas ela recusou o papel, preferindo continuar se dedicando ao cinema. Apesar disto, a estrela concordou em fazer uma participação especial no episódio piloto da série. Após Natalie recusar o papel, as atrizes Suzane Pleschette e Lindsay Wagner foram cogitadas para interpretar a jornalista Jennifer Hart.
Natalie Wood em Casal 20
Foi Robert Wagner quem sugeriu Stefanie Powers para o elenco. Eles já havia trabalhado juntos em alguns episódios da série O Rei dos Ladrões (It Takes a Thief) estrelada por Wagner. Mas a produtora não queria a atriz, por considerar que ela não era jovem e nem bonita o suficiente. Wagner então bateu pé, ou contracenaria com a colega ou recusaria o papel. Wagner também não era a escolha inicial dos estúdios, que queriam Cary Grant no elenco. Mas o ator estava aposentado e se recusou a voltar a atuar.



Stefanie Powers e Robert Wagner em O Rei dos Ladrões

Wagner também sugeriu o boxeador Sugar Ray Robinson para o papel do mordomo Max, mas os estúdios ficaram temerosos que o público achasse racista ter um ator negro no papel de empregado de um casal rico.


Então Wagner sugeriu um outro amigo, o ator Lionel Stander, que há anos vivia na Europa após ser banido dos Estados Unidos ao ser incluído na lista negra do Macharthismo. Casal 20 marcou o retorno do ator aos EUA. Em 1983, ele Stander ganhou um Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante por sua atuação.

A cada semana atores convidados participavam dos episódios da série, que contou com a presença de muitos atores veteranos. Astros como Ray Milland, Roddy McDowall, Richard Davalos, Eva Gabor, Julie Newmar, Dorothy Lamour, Rossano Brazzi, Tippi Hendren e Adam West apareciam nas telas da série semanalmente.
June Allyson também foi outra estrela do passado a participar da série. Para ela, gravar o episódio tinha um gosto especial, já que a mansão onde eram gravadas as locações da série havia sido sua antiga residência nos tempos em que ela fora casada com o ator e direto Dick Powel, e onde criou seus dois filhos.
June Allyson em Casal 20, rodado em sua antiga residência
Em 1981, ambos os protagonistas viveram tragédias pessoais, ficando viúvos quase na mesma época. Em 16 de novembro o marido de Stefanie, o ator William Holden, morreu após bater a cabeça no chão ao cair durante uma bebedeira. Poucos dias depois Natalie Wood, esposa de Wagner morreria afogada em um acidente de barco que até hoje levanta suspeitas.
Em 1984, a série foi cancelada. Entre 1993 e 1996, eles protagonizaram oito telefilmes onde repetiram o papel do casal Hart. Lionel Stander participou de alguns deles, mas o personagem Max foi morto no quinto filme, após a morte do ator na vida real.
Tanto Wagner como Stefanie continuam atuando, embora ela dedique a maior parte do seu tempo para seus trabalhos humanitários na África e na proteção animal. Em 2010, ela interpretou Norma Desmond na versão de Sunset Boulevard na Broadway. Wagner é casado com a atriz Jill Saint-John, e ainda atua na televisão.
No Brasil, a série teve como dubladores os atores André Filho (como Jonatham) e Juraciara Diácovo (como Jennifer) e Orlando Drummond, o Seu Perú da Escolinha do Professor Raymundo, na voz do mordomo Max. 
Em fevereiro de 2019, o casal de protagonistas se reencontrou para uma sessão fotográfica.


Assista ao primeiro episódio de Casal 20, dublado em português


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil