Dono de um um rosto enorme e um queixo gigante, alto e musculoso, Robert Z'Dar tinha uma presença forte, agressiva e intimidante nas telas. O que era ideal para a sucessão de vilões cruéis e extremamente assustadores que retratou ao longo de uma carreira que durou mais de três décadas.
Robert James Zdaresky nasceu em em Chicago, em 03 de junho de 1950. O ator sofria de uma doença genética chamada Querubismo, que causa o crescimento excessivo dos ossos da parte inferior da face, o que era a causa de sua enorme mandíbula.
Antes de iniciar a carreira de ator, na qual atuou em mais de 120 filmes, ele foi cantor, tecladista e guitarrista da banda New Express, que abriu shows de grupos como Jefferson Airplane, The Who e The Eletric Prunes. Z'Dar também trabalhou como compositor de jingles para uma agência de publicidade, foi policial em Chicago e foi stripper por um breve período de tempo.
Ele estreou como ator no filme de terror Buraco Infernal (Hellhole, 1985). Ele teve papéis de coadjuvantes em filmes como Férias Ardentes (Hot Chilli, 1985) e Código Zebra (Code Name Zebra, 1987), e estrelou o filme O Demônio da Noite (The Night Stalker, 1986), o primeiro de muitos filmes de ação e terror de sua carreira.
Foi graças ao papel em O Demônio da Noite que ele foi convidado para viver o vingativo, implacável e aparentemente indestrutível Matt Cordell em Maniac Cop: O Exterminador (Maniac Cop, 1988). O filme ganhou uma legião de fãs, e rendeu duas sequências, Maniac Cop 2: O Vingador (Maniac Cop 2, 1990) e Maniac Cop 3: O Distintivo do Silêncio (Maniac Cop 3: Badge of Silence, 1992).
Outros papéis notáveis de sua carreira estão o vilão que bate em Sylvester Stallone em Tango e Cash: Os Vingadores (Tango & Cash, 1989), o Anjo da Morte em Soultaker: O Ladrão de Almas (Soultaker, 1990), o Sam Hell em A Vingança dos Sapos Assassinos (Frogtown II, 1992) e o marido abusivo de Linnea Quigley em The Rockville Slayer (2004).
0 Comentários