Com 2,24 metros de altura, André, o Gigante, foi um famoso lutador profissional de wrestler, e também se aventuro pelo cinema. Os fãs da sétima arte devem lembrar dele como Fezzik, um dos malfeitores que sequestram a princesa Buttercup em A Princesa Prometida (The Princess Bride, 1987).
André René Roussimoff era francês, e nasceu em 19 de maio de 1946. Aos 12 anos de idade, André já media 1,90 metros e pesava cerca de 100 quilos. Ele saiu de casa ainda adolescente, e foi descoberto por um promotor de wrestling (espécie de luta livre), que decidiu treina-lo.
Mas seu começo nos ringues foi difícil, pois haviam poucos adversários com peso e altura para poder desafiá-lo. Usando o nome de Géant Ferré, André tornou-se uma estrela da luta, participando de competições na Europa, África e Nova Zelândia.
Em 1967 ele fez seu primeiro trabalho no cinema, atuando no filme franco-italiano O Quebra-Cabeça Chinês (Casse-tête Chinois Pour Le Judoka, 1967).
Em 1969 ele tornou-se lutador no Japão, com o nome de Monster Roussimoff. Foi no país que ele foi diagnosticado com acromegalia, a doença que resultou no seu crescimento descomunal (e constante). Ele foi informado que os portadores deste mal tinham uma média de vida de 40 anos de idade, mas recusou-se a iniciar um tratamento.
Posteriormente, André foi para o Canadá, mas o publico canadense não se interessou pelo estilo de luta dele, e ele acabou fazendo apresentações em circos, onde recebeu o nome André the Giant (André o Gigante).
O lutador deixou a vida circense para ir para os Estados Unidos, onde se tornou uma estrela do westler. Pesando agora 260 quilos, ele sentia muitas dores nos ossos devido ao peso e o problema de crescimento, mas tornou-se uma referência nos ringues, tendo como maior rival o lutador (e também ator) Hulk Hogan. No cinema Hogan enfrentou Sylvester Stallone em Rocky III: O Desafio (Rocky III, 1982).
Em 1974 André o Gigante entrou para o Guinnes Book como o homem mais alto do mundo vivo na época.
André foi cotado para viver o vilão Jaws em 007: O Espião Que Me Amava (The Spy Who Loved Me, 1977), mas perdeu para o grandão Richard Kiel, que com com 2,18 m, era 6 cm mais baixo que André. Porém, no mesmo ano, ele estreou como ator atuando em 2 episódios da série O Homem de Seis Milhões de Dólares (The Six Million Dollar Man).
O rosto de André, entretanto, não aparecia, já que ele interpretou o Pé Grande, usando fantasia.
Ele apareceu em outras séries de televisão, como As Aventuras de B.J. (B.J. and the Bear), Duro na Queda (The Fall Guy) e Super-Herói Americano (The Greatest American Hero).
Em 1984 ele fez sua estreia no cinema, mas novamente seu rosto não apareceu. Sem ser creditado, ele interpretou Dagoth, o deus gigante e com chifre em Conan, O Destruidor (Conan the Destroyer, 1984).
1 Comentários
legal
ResponderExcluir