Por trás da máscara! John Matuszak, o Sloth, de Os Goonies



John Matuszak ficou eternizado no cinema como o assustador Sloth, de Os Goonies (The Gonnies, 1985). Um homem deformado e explorado pela família de bandidos, os Fratelli. Sloth, o monstruoso, na verdade era uma pessoa doce e amável. 

Embora o filme tenha feito muito sucesso, e Sloth tenha conquistado uma legião de fãs, poucas pessoas associam o ator com seu verdadeiro rosto, escondido por de trás de uma pesada maquiagem que levava mais de cinco horas por dia para ficar pronta.

O olho caído de Sloth era mecânico, e controlado por controle remoto.


John Daniel Matuszak nasceu em Oak Creek, em 25 de outubro de 1950. Matuszak sempre foi uma criança grande, e na vida adulta atingiu 2,03 de altura, e pesava 127 quilos. Seu porte físico lhe garantiu uma bolsa na Universidade de Tampa, onde tornou-se jogador de futebol americano, jogando na linha de defesa. Ao deixar a Universidade, em 1973, ingressou nos Oakland Raiders, e com eles venceu dois torneios Super Bowls.

Em 1978 ele também participou de um concurso de O Homem Mais Forte do Mundo (Strongmen).


Em 1979, quando ainda jogava profissionalmente, ele foi convidado para atuar em Heróis Sem Amanhã (North Dallas 40, 1979), um filme sobre futebol americano, estrelado por Nick Nolte. Matuzak interpretava um jogador da equipe.

Ele gostou da experiência, e quando se aposentou do futebol em 1981, anunciou que iria se dedicar a carreira de ator. Seu filme seguinte foi O Homem das Cavernas (Caveman, 1981), que ele co-estrelou com o ex Beatle Ringo Starr. Considerado um símbolo sexual, ele posou nu para a edição da revista Playgirl, em 1982.

Ringo Starr e John Matuszak em O Homem das Cavernas

Seu filme seguinte foi Piratas das Galáxias (The Ice Pirates, 1984). Sua grande chance nas telas ocorreu quando o produtor Steven Spielberg o convidou para viver o Sloth em Os Gonnies (The Gonnies, 1985). O filme fez um grande sucesso, e tem uma legião de fãs até hoje. Sloth um dos personagens mais queridos do público.

Em uma das cenas, Sloth aparece usando uma camiseta dos Raiders, o antigo time do ator.

John Matuszak em Os Goonies

No ano seguinte atuou em Verão Muito Louco (One Crazy Summer, 1986), estrelado por John Cuzack. No filme, ele contracenava com a novata Demi Moore. Mas não haviam muitos papéis de "gigantes" no cinema, e o ator passou a fazer diversos trabalhos na televisão.

 John Matuszak e Demi Moore em Um Verão Muito Louco

Na TV, Matuszak atuou em séries como M.A.S.H., O Poderoso Benson (Benson), Primo Cruzado (Perfect Strangers), Superboy, Duro na Queda (The Fall Guy), e Esquadrão Classe A (The A-Team). Também teve um personagem fixo na série Hollywood Beat (1985).

 John Matuszak e Mr T. em Esquadrão Classe A

Ele ainda atuou em filmes como P.K. & Companhia (P.K. and the Kid, 1987), Os Doze Condenados - Missão Fatal (Dirty Dozen: The Fatal Mission, 1988) e Ghost Writer - Com a Morte não se Brinca (Ghost Writer, 1989). Sendo que os dois últimos, foram feitos para a televisão.

Em 1989 ele estrelou Cartel de Mafiosos (One Man Force, 1989), seu único trabalho como protagonista. Quando lançado em vídeo, no Brasil, o filme recebeu o título de Executor Implacável

O filme estreou no dia 02 de junho de 1989, nos Estados Unidos. Quinze dias depois, Matuszak seria encontrado morto, com apenas 38 anos de idade.

 Cartaz de Quartel de Mafiosos

Existem várias versões sobre sua morte, sendo que a mais aceita é que o ator foi vítima de uma parada cardíaca, devido ao excesso dos esteróides e anabolizantes que utilizou por anos. No seu sangue foi encontrando traços de dextropropoxyfeno, uma substância presente na cocaína. Além disto, o John Matuszak estava com pneumonia na época.

Seu último filme, Down the Drain (1990), foi lançado após a sua morte.


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil