Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Estilista francês Pierre Cardin Morre aos 98 anos de idade


Morreu no dia 29 de dezembro o estilista frances Pierre Cardin, a morte foi confirmada pela família à Agência France Presse, mas causa não foi divulgada. Vanguardista, estilista foi um dos responsáveis pela retomada da alta costura na França pós-guerra.

Cardin nasceu em 2 de julho de 1922 em Veneza, na Itália, com o nome de Pietro. Seus pais, agricultores italianos, migraram para a França para fugir do fascismo.

Começou a trabalhar com moda e costura aos 14 anos, como alfaiate na cidade de Saint-Etienne, na França.


Em 1944, ingressou na casa Paquin, em Paris, da renomada estilista Jeanne Paquin. Ali, foi responsável pela criação dos figurinos do filme A Bela e a Fera (1946).

Além da longa carreira na alta costura, foi responsável pelos figurinos de filmes como Costureiro de Senhoras (1956), Gente Muito Importante (1963), A Baía dos Anos (1963), Viva Maria! (1965), Amor Através dos Séculos (1967), Eu Sou o Amor (1967), História Imortal (1967), Ana Karenina (1975) e muitos outros.

Na maior parte de seus trabalhos cinematográficos vestiu a atriz Jeanne Moreau, sua amiga e musa. Pierre inclusive fez os figurinos da atriz para Joanna Francesa (1973), produção brasileira dirigida por Cacá Diegues, que tinha a estrela francesa como protagonista. Ele inclusive atuou no filme, sua única aparição cinematográfica em frente as telas. Pierre Cardin também foi produtor do filme.

Pierre Cardin e Jeanne Moreau

Pierre Cardin em Joanna Francesa

Postar um comentário

0 Comentários