O ator e dublador Pietro Mário, o Capitão Furacão que animou a garotada


O ator e dublador Pietro Mário tem uma longa carreira no cinema e televisão, e despontou para o público no programa infantil Capitão Furacão, que fez a alegria das crianças na década de 60.





Pietro Mário Fransceso Bogianchini nasceu na Itália, em 29 de junho de 1939. Ainda jovem, mudou-se para o Brasil, e começou a trabalhar no teatro.

Na televisão, estreou na TV Rio e em 1965 foi um dos primeiros contratados pela recém inaugurada Rede Globo, após passar nos testes para apresentar o programa infantil Capitão Furacão, que ele comandou por cinco anos.

Na atração, Pietro contava histórias e apresentava desenhos, e apesar de ter apenas 26 anos de idade na época, ficou no imaginário das crianças como um velho lobo do mar, caracterizado por uma forte maquiagem para envelhecê-lo. A atriz e cantora Elisângela, ainda adolescente era uma de suas grumetes.

Elisângela e Pietro Mário em Capitão Furacão




Cansado de representar o mesmo personagem por cinco anos, o ator deixou a Globo rumo a TV Continental, onde também apresentou um programa por lá. Embora eternizado como Capitão Furacão, o ator fez diversos outros trabalhos.

No cinema, estreou em Engraçadinha Depois dos Trinta (1966), e atou nos filmes A Noite do Meu Bem (1968), Os Machões (1972), Memórias Póstumas de Brás Cubas (1986), Copacabana (2001), Irmãos de Fé (2004), Meteoro (2005), Chico Xavier (2010), O Duelo (2015) e Maresia (2016). Além disto, atuou em diversos curta-metragens, incluindo o biográfico Pietro (2013).


Pietro também fez diversas novelas, como O Espigão (1974), Sinhazinha Flô (1977), Olhai Os Lírios do Campo (1980) e Eu Prometo (1983). Esteve também nas recentes Novo Mundo (2017), atualmente sendo reprisada, e Deus Salve o Rei (2018). Seu último trabalho na televisão foi na série O Mecanismo (2018).


Pietro Mário em Novo Mundo

Também dublador, Pietro Mário era um dos mais prolíferos profissionais da voz, tendo dublado personagens como  O Capitão Caverna, Dom Pixote (substituindo Older Cazarré), Oscar (A Era do Gelo), Zé Buscapé, Bosley (As Panteras), Rafiki (O Rei Leão), Sultão (Aladdin), Tony Soprano (James Gandolfini, Família Soprano), Yoda (Star Wars), Tio Patinhas, e diversos personagens em Os Simpsons, além de muitos outros personagens.



No final de maio de 2020, o ator esteve internado devido a complicações do Coronavírus. Mas está se recuperando da doença.


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

1 comentário:

  1. Em uma oportunidade em que o programa foi feito em Belo Horizonte acompanhar no "auditório", junto com meus colegas do Jardim da infância.

    ResponderEliminar

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil