Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando o ator e dublador Isaac Bardavid


Isaac Bardavid  fez teatro cinema e televisão, mas hoje é mais lembrado como um dos mais populares dubladores brasileiros, emprestando sua voz para personagens como o Esqueleto do desenho He-Man e o Wolverine.


Isaac Bardavid nasceu em Niterói, em 13 de fevereiro de 1931. Aos 17 anos de idade, ele conversava com amigos, quando viu um grupo colando cartazes nos muros. Ele se ofereceu para ajudar, e como pagamento ganhou um ingresso para assistir o espetáculo teatral que anunciavam. Após a peça, foi ao camarim agradecer pela cortesia.

A diretora e autora Maria Jacintha lhe ofereceu um emprego na companhia, como ponto. Logo ele estrearia também como ator, atuando em A Dama da Madrugada (1954). Isaac então começou a fazer aulas de interpretação no Teatro de Arte do Estudo do Rio de Janeiro,  em 1955 ganhou uma bolsa para estudar teatro na Itália.

Em 1962 Isaac Bardavid fazia a peça infantil Pererê, onde interpretava a Onça Galileu. Ele e a companhia, da qual também fazia parte Zilka Salaberry, foram convidados para se apresentarem na TV Tupi do Rio de Janeiro. A apresentação valeu um convite para atuar na emissora, participando de programas como Câmera Um e o humorístico Turma do Ri-Ri-Ri, ao lado de Dorinha Duval.

Dorinha Duval e Isaac Bardavid em Turma do Ri-Ri-Ri

Em seguida trabalhou na TV Rio, e chegou a dirigir o programa Noites Cariocas. Na mesma emissora, fez sua primeira novela, O Pôrto dos Sete Destinos (1965). A novela tinha um elenco variado, que incluía os atores  Teresinha Amayo, Sônia Dutra, Darlene Glória, Henrique Martins, Elizabeth Gasper, José Augusto Branco, Ana Ariel, Álvaro Aguiar, Rafael de Almeida, Germano Filho Valentina Godoy, Roberto Maia, Válter Alves, além da cantora Leny Eversong e o apresentador Carlos Imperial.

Murilo Nery apresentado o elenco de O Pôrto dos Sete Destinos, Isaac é o primeiro a direita


Em 1965 ele atuou na peça O Santo Inquérito, de Dias Gomes. Nesta época também iniciou-se na dublagem, trabalhando em estúdios como Wan MächerDelart. Entre suas dublagens mais famosas estão a voz do Wolverine, nos filmes e desenhos, o Esqueleto (He-Man), Tigrão (Ursinho Puff), Robotinik (Sonic), o computador K.I.T.T. do seriado A Super Máquina, Freddy Kruger nos filmes A Hora do Pesadelo, Marlon Brando (em Superman - O Filme) e Obi-wan Kenobi (Alec Guinnes, em Guerra nas Estrelas). Além de ser o dublador oficial dos atores Albert Finney e Martin Landau.

Em 2017 ele conheceu o ator Hugh Jackman, o Wolverine do cinema, durante uma entrevista em um programa de televisão.

Isaac Bardavid e Hugh Jackman

Isaac Bardavid estreou no cinema em A Virgem Prometida (1968). Ainda atuou em outros filmes, como Um Sonho de Vampiro (1969), Os Campeões (1983). Em 2003 ele atou em My Father, Rua Alguém 5555 (2003), uma produção norte americana filmada no Brasil. O filme mostra a vida de Joseph Menguele (interpretado por Charlton Heston) - o médico de Hitler, no Brasil. De origem judaica, Isaac interpretava um judeu que protestava contra Menguele. Outros atores brasileiros, de origem judaica, como Ida Gomes, também participaram do filme.

 Juca Chaves, Isaac Bardavid e Sandra Teresa em A Virgem Prometida

Isaac Bardavid (de tapa olho) em Um Sonho de Vampiros

Em 1970 o ator atuou na novela Irmãos Coragem (1970), na Rede Globo. Na mesma emissora, fez inúmeras novelas, como Selva de Pedra (1972), Fogo Sobre Terra (1974), O Feijão e o Sonho (1976), Locomotivas (1977), O Astro (1977), A Viagem (1994), O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003), Salve Jorge (2012) e Dois Irmãos (2017). Mas seu papel mais marcante foi o cruel feitor Francisco, em A Escrava Isaura (1976). Na emissora, também trabalhou em minisséries e programas como Os Trapalhões. Entre 2006 e 2007 ele interpretou o turco Elias em Sítio do Pica Pau Amarelo.

Léa Garcia e Isaac Bardavid em A Escrava Isaura

Isaac também trabalhou na TV Manchete, atuando em Dona Beija (1986), Ilha das Bruxas (1991) e Tocaia Grande (1995). Na Record, fez Rei David (2012) e Milagres de Jesus (2015). 

Isaac Bardavid, Vanda Cosmo e Breno Bonin em Ilha das Bruxas

Em 1976, aos 45 anos de idade, Isaac Bardavid se formou em direito.

Ele ainda é muito atuante, e retornou ao cinema em O Escaravelho do Diabo (2016), baseado em um livro da Coleção Vagalume. Em 2017 ele dublou o longa de animação Historietas Assombradas: O Filme (2017), fazendo a voz do diabo e esteve na série Dois Irmãos (2017).

Seu último trabalho no cinema foi no filme Carcereiros O Filme (2019), e também participou de um episódio da série derivada do filme, em 2021.

Isaac Bardavid morreu em 01 de fevereiro de 2002, vítima de enfisema pulmonar.

Relembre os artistas que faleceram em 2022




Veja Também: A História de Zequinha e Quinzinho. Quinzinho também é conhecido como "O Anão dos Trapalhões"



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram


Postar um comentário

5 Comentários

  1. Um grande dublador, uma voz inesquecível, mas deu uma entrevista estarrecedora ao UOL recentemente.

    ResponderExcluir
  2. Faltou o Diario de Anne Frank.
    Deu um show no Maison de France.

    ResponderExcluir
  3. Cresci ouvindo a voz deste grande Dublador e Ator. Uma voz que me emocoinou muito. Mais um Talento que foi Brilhar no céu.

    ResponderExcluir
  4. Creio que boa parte do elenco da novela Porto das 7 ilusões já faleceram ou não?
    Sempre acompanhei seua trabalhos.

    ResponderExcluir