A atriz italiana Monica Vitti morreu nesta quarta-feira (2), aos 90 anos. A informação foi confirmada pelo Ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschin.
"Adeus, Monica Vitti, adeus à rainha do cinema italiano. Hoje é um dia verdadeiramente triste, morre uma grande artista e uma grande italiana", "escreveu ministro em um comunicado compartilhado nas redes sociais.
Dario também publicou um texto no qual recorda a longa carreira da atriz, que participou de obras que vão da comédia ao drama. Segundo a imprensa italiana, Monica sofria de Mal de Alzheimer há cerca de duas décadas.
Maria Luisa Ceciarelli, nome de batismo de Monica, nasceu em Roma em 1931. A atriz iniciou sua carreira artística ainda na adolescência em produções amadoras. Depois, cursou a Academia Nacional de Artes Dramáticas de Roma.
Monica ficou conhecida por seu trabalho em clássicos da década de 1960 como A aventura (1960), O deserto vermelho (1964), O eclipse (1962) e A noite (1961). Por suas atuações, recebeu sete troféus no Globo de Ouro Italiano, venceu cinco prêmios de Melhor Atriz no David Di Donatello Awards e foi indicada ao BAFTA.
Em 1967 atuou em Modesty Blaise (1967), sua única incursão em Hollywood. O filme era baseado em uma heroína dos quadrinhos.
Em 2000, Monica se casou com o pianista e compositor Roberto Russo, com quem tinha um relacionamento desde 1973.
Walter Veltroni, diretor, escritor, político e amigo da família, publicou nas redes sociais que Roberto, "seu parceiro de todos esses anos, me pede para comunicar que Monica Vitti se foi. Faço com dor, carinho e pesar".
Leia também: Sophia Loren, os 86 anos de um ícone do cinema
Leia também: Claudia Cardinale, a namoradinha da Itália
Leia também: A brasileira Florinda Bolkan, uma estrela internacional
0 Comentários