Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Gene Sheldon, muito além do Bernardo


Gene Sheldon sempre será lembrado pelos fãs como Bernardo, o fiel ajudante de Zorro na série de televisão de mesmo nome. Porém, o ator já era um veterano quando entrou para o elenco do programa.


Eugene Hume nasceu em Ohio, em 01 de fevereiro de 1908. Ele começou nos palcos ainda criança, como assistente de seu pai, que era mágico. E em 1925, aos 17 anos de idade, tornou-se locutor em um rádio local.

Sheldon também tornou-se um exímio tocar de banjo, que lhe valeu o apelido de Mr. Banjo, e foi graças a carreira de músico que ele estreou no cinema, em Susie's Affair (1934), um curta-metragem musical.

O jovem Gene Sheldon

No ano seguinte, apareceu em Roberta (Idem, 1935), estrelado por Ginger Rogers e Fred Astaire. Ele é o músico que aparece afinando o banjo no começo da cena abaixo.


Seu primeiro papel de maior destaque foi em Television Talent (1937), um filme feito em um estúdio menor. O artista teve pequenos papéis em filmes como O Raio da Morte (Star of the Circus, 1938), até que a Fox o convidou para interpretar o gênio em Fantasia de Amor (Where Do We Go From Here?, 1945). Ainda no estúdio, atuou em As Irmãs Dolly (The Dolly Sisters, 1945).

Em 1942 ele havia feito muito sucesso na Broadway, onde além de tocar banjo, fazia pantominas (mímicas), o que anos mais tarde chamaria a atenção de Walt Disney.

Gene Sheldon em Fantasia de Amor

Atou pouco no cinema na década de 50, aparecendo em filmes como A Vênus de Ouro (Golden Girl, 1951), também da Fox. Mas em compensação se apresentou muito na televisão, com seu banjo.


Em 1954 atuou em O Rei do Circo (3 Ring Circus, 1954), estrelado por Jerry Lewis. Em 1957 ele ingressou no elenco da famosa série Zorro (Idem, 1957-1961), no papel de Bernardo, o servo de Guy Williams. Walt Disney o escalou por já ter visto seus números de mímica, perfeitos para o personagem, que era mudo (mas não surdo).


Em 1960, ao lado do colega Henry Calvin (que interpretava o Sargento Garcia), ele retornou ao cinema no filme O Mundo Fabuloso do Circo (Toby Tyler or Ten Weeks With a Circus, 1960), uma produção dos estúdios Disney. A dupla ainda trabalharia em outro filme da Disney, O Mundo Encantado dos Brinquedos (Babes in Toyland, 1960). No filme, Sheldon também interpretava um personagem mudo, como em Zorro.


Genry Calvin e Gene Sheldon em O Mundo Encantado dos Brinquedos



Mas com o fim da série, sua carreira estagnou. Ele ainda faria um telefilme em 1970, antes de se aposentar.

Gene Sheldon morreu em 01 de maio de 1982, vítima de um ataque cardíaco. Ele tinha 74 anos de idade. Em 2011 ele foi incluso no Hall da Fama do Banjo.




Veja também: José Paulo de Andrade, o Zorro Brasileiro





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

5 Comentários

  1. Alguns atores tornaram seus personagens iônicos e inesquecíveis através dos anos.

    ResponderExcluir
  2. Fiel e querido Bernardo! Descanse em paz, amigo!

    ResponderExcluir
  3. O personagem Bernardo, para sempre será lembrado, mais um legado do grande e, saudoso ator Gene Sheldon.

    ResponderExcluir