Por Diego Nunes
O comediante Ary Toledo morreu no dia 12 de outubro, aos 87 anos de idade. A morte do artista foi divulgada em suas redes sociais.
Ary Christoni de Toledo Piza nasceu em Martinópolis, em 22 de agosto de 1937, mas foi criado na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo. Aos 20 anos começou a se apresentar, como cantor, em uma rádio local, e aos 22 anos mudou-se para São Paulo, onde ingressou no lendário Teatro de Arena.
No Teatro, atuava e compunha canções, geralmente sátiras políticas e sobre as mazelas sociais, tendo trabalhado ao lado de nomes como Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, mas seu grande parceiro foi o escritor Chico de Assis. Também atuou na peça Quarto de Despejo, ao lado de Ruth de Souza, baseada na obra da escritora Carolina de Jesus.
Durante o período da ditadura militar, foi um dos artistas mais censurados do Brasil, sendo preso constantemente. Em seus shows, costumava falar a frase "Quem não tem cão, caça com gato, e quem não tem gato, caça com Ato", em referência ao Ato Institucional V. O Teatro de Arena chegou a ser criminosamente incendiado quando apresentava um espetáculo escrito por Ary Toledo durante o regime militar.
Em 1965 Ary fez muito sucesso com a canção Pau de Aurara, composta por Vinícius de Morares e Carlos Lyra. A música, apelidada de "o comedor de gilete" mostrava a vida de um retirante nordestino, que para fugir da seca e da fome, apresentava-se em praça pública, comendo giletes de barbear e cacos de vidro.
O sucesso musical levou o artista para os palcos da TV Record, onde passou a se apresentar no programa O Fino da Bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues. Na emissora também atuou na novela humorística Ceará Contra 007 (1965), que tinha no elenco Jô Soares, Consuelo Leandro, Ronald Golias, Adoniran Barbosa, Cidinha Campos, Renato Côrte Real, Borges de Barros, Roni Rios, Simplício, Carmen Verônica, e outros astros do canal.
Ainda em 1965 foi agraciado com o Troféu Roquette Pinto de artista revelação daquele ano.
Ary Toledo, Jair Rodrigues, Elis Regina e Erasmo Carlos,
alguns dos vencedores do Roquette Pinto de 65
Além de ter feito teatro e atuado em novelas (ele também participaria de Os Imigrantes, em 1981, na TV Bandeirantes), Ary Toledo também fez alguns trabalhos no cinema. Sua estréia na grande tela foi em um episódio de O Vigilante Rodoviário, em 1962. Ele ainda atuou nos filmes A Hora e Vez de Augusto Matraga (1965), Três Histórias de Amor (1966), A Compadecida (1969), O Menino Arco-Íris (1983), Tentação na Cama (1984) e O Homem da Cabeça de Laranja (2017), onde interpretou a si mesmo.
Armando Bógus, Ary Toledo e Zéluiz Pinho em A Compadecida
Aconselhado por Vinícius de Moraes e Elis Regina, Ary Toledo passou a dedica-se exclusivamente as piadas e anedotas.
Em 1967 Ary Toledo foi um dos muitos artistas que inaugurou a TV Bandeirantes, onde conheceu a vedete (e futura jurada) Marly Marlei, com quem se casou em 1968. Eles permaneceram casados até 2014, quando ela faleceu.
Ary Toledo e Marly Marlei
Silvio Santos e Ary Toledo
Veja também: Sílvio Santos e o Troféu Imprensa
Leia também: Morre a atriz Ruth de Souza, aos 98 anos de idade
Leia também: Tony Tornado completa 91 anos
Leia também: Morre a atriz Lady Francisco, aos 84 anos de idade
Leia também: Morre o ator Lúcio Mauro, aos 92 anos
Leia também: Por Onde Anda? A atriz Dorinha Duval
Veja também: A História de Ênio Santos
Veja Também: Os Artistas que Morreram em 2021
Veja também: Lúcia Alves é Irmã de Sidney Magal?
Veja também: Frank Fiegel, o homem "que inspirou o Popeye"
Veja também: Homenagem à Fred Astaire
Veja também: Tributo a Rita Hayworth
Veja também: Tributo a Cary Grant
Veja também: As Versões Bizarras de O Exorcista
Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam
Leia também: Por Onde Anda? Richard Chamberlain
0 Comentários