O ator Martin Kove atuou em diversos filmes de ação, mas é mais lembrado como o sensei John Kresse, o instrutor chefe da academia Cobra Kai, na trilogia Karate Kid.
Martin Kove nasceu no Brooklyn, em Nova York, em 06 de março de 1947. Formado em artes marciais, Martin Kove desenvolveu um porte atlético, que lhe garantiu fazer diversos papéis na pele de homens durões, másculos e viris.
Ele estreou no cinema em Pequenos Assassinatos (Little Murders, 1971), como figurante, e por um bom tempo só conseguiu pequenos papéis em filmes A Revolta das Mulheres (Women in Revolt, 1971) e Aniversário Macabro (The Last House on the Left, 1972).
Mas seu primeiro grande papel foi como o vilão "Nero, The Hero" no filme Corrida da Morte - Ano 2000 (Death Race, 2000), estrelado por David Carradine e Sylvester Stallone, em um de seus primeiros sucessos no cinema.
Depois ele atuaria em filmes como Inferno no Asfalto (White Line Fever, 1975) e O Grande Búfalo Branco (The White Buffalo, 1977), mas conseguiu mais trabalhos na televisão, atuando em séries como As Panteras (Charlie's Angels) e Hulk.
Mas Kove só passou a ser reconhecido pelo público quando passou a interpretar o bonzinho detetive Victor Isbecki na série Cagney & Lacey, em 1982. Ele ficaria até o final do programa, em 1988.
Mas foi ainda enquanto estava no elenco do programa que fez seu papel mais famoso, o treinador John Kreese em Karatê Kid: A Hora da Verdade (The Karate Kid, 1984).
Após o grande sucesso do filme, Kove foi escalado para atuar em outro sucesso da época, Rambo II: A Missão (Rambo: First Blood Part II, 1985).
Martin Kove também estrelou o filme de ação Steele Justice (1987), e repetiu o papel de Kreese em Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua (The Karate Kid Part II, 1986) e Karatê Kid 3: O Desafio Final (The Karate Kid Part III, 1989).
Ele esteve em obras como Kickboxer: Combate Decisivo (The Be The Best, 1993), mas também teve papéis em filmes importantes, como em Wyatt Earp (1994), estrelado por Kevin Costner. O ator também viveu o gangster John Dillinger em Baby Face Nelson (1996).
Mas os diversos papéis que fez em filmes e na televisão pouco fizeram para manter o ator em evidência midiática. E foi somente em 2018 que o ator voltou a chamar a atenção do público, quando foi escalado para viver o treinador John Kreese novamente, na série Cobra Kai (2018-), que ainda é produzida pela Netflix.
No ano seguinte, o badalado diretor Quentin Tarantino o convidou para fazer uma participação especial em Era Uma Vem Em... Hollywood (Once Upon a Time in... Hollywood, 2019). Depois ele estrelou Dinheiro Marcado de Sangue (Paint in Red, 2019).
Ele também atuaria em filmes como O Seu Pior Pesadelo (Bring Me a Dream, 2020) e O Ritual Satânico (Day 13, 2020).
Martin foi casado com a produtora Vivienne Kove (entre 1981 e 2005) e teve com ela um casal de gêmeos. Seu filho Jesse Kove também é ator, e já participou de um episódio de Cobra Kai.
0 Comentários