Conhecido por interpretar Johnny Lawrence, o vilão de Karatê Kid, William Zabka ficou famoso ao interpretar diversos valentões ao longo de sua carreira. Também cineasta, o artista tem uma indicação ao Oscar em seu currículo.
Por Diego Nunes
William Michael Zabka nasceu em Nova York em 20 de outubro de 1965. Ele é filho do diretor Stan Zabka, que dirigiu o programa de Johnny Carson, além do filme Vingança Forçada (Forced Vengenance, 1982), estrelado por Chuck Norris.
Influenciado pelo trabalho do pai, Zabka sempre quis ser ator, e começou a atuar aos 5 anos de idade. Seu primeiro papel já foi como um vilão, interpretando o Lobo Mau em uma montagem de Os Três Porquinhos.
Ele despontou na publicidade, e estreou na televisão em um episódio de Super-Herói Americano (The Greatest American Hero), em 1983.
O papel de Johnny em Karatê Kid: A Hora da Verdade (The Karate Kid, 1984) foi a sua estreia no cinema. Zabka não praticava karatê antes do filme, e precisou aprender para interpretar o rival de Daniel Laruso, interpretado por Ralph Macchio.
O filme fez um enorme sucesso, e valeu a William Zabka uma indicação ao Young Artist Award, como melhor ator coadjuvante.
Ele conseguiu alguns papéis na televisão, e retornou ao cinema em Quase Igual aos Outros (Just One of the Guys, 1985), onde interpretava um dos valentões da escola. No mesmo ano atuou na comédia Férias Frustradas II (National Lampoon's European Vacation, 1985), interpretado o namorado de Audrey Griswoold, papel da atriz Dana Hill (Dana morreria em 1996, com apenas 32 anos de idade. Leia mais sobre ela aqui).
Ele também atuou na comédia De Volta às Aulas (Back to School, 1986), estrelada por Rodney Dangerfield, e repetiu o papel de Johnny Lawrence em Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua (The Karate Kid Part II, 1986).
Após interpretar diversos papéis valentões, William Zabka ganhou uma certa antipatia do público, e constantemente era ameaçado ou era chamado para brigar quando saia na rua. Ele então foi aprender a arte marcial de Tang So Do, do qual é dono de um cinturão verde de segundo grau, para evitar de apanhar de um fã que o confundia com seus personagens.
Entre 1985 e 1989 o ator atuou na série O Justiceiro (The Equializer, 1985-1989).
Na década de 1990 sua carreira decaiu, e o ator não conseguiu muitos papéis, atuando em filmes de ação de baixo orçamento, como Shootfighter - O Combate Mortal (Shootfighter to the Death, 1993), A Força (The Power Within, 1995), Alta Voltagem (High Voltage, 1998) e Força de Elite (Interceptors, 1999).
O ator continuou fazendo filmes de ação, muitos deles feitos para a televisão ou para o mercado home vídeo, sem distribuição nas salas de cinema. William Zabka atuou ainda em Python, a Cobra Assassina (Python, 2000), Tempestade de Fogo (Ablaze, 2001), Portal da Morte (Epoch, 2001), Superando Limites (Landspeed, 2002) e Sabotagem no Fundo do Mar (Dark Descent, 2002).
Paralelamente, ele cursou a universidade de cinema, e escreveu o roteiro do curta-metragem Most - A Ponte Entre o Agora e Sempre (Most, 2003). O filme foi rodado em Praga, e é todo falado em Tcheco, língua que Willia Zabka fala fluentemente por ser o idioma de seus avós.
O filme rendeu ao artista uma indicação ao Oscar de Melhor Roteirista em Curta-Metragem.
Nos anos seguintes, conseguiu trabalho nas comédias Se Essa Casa Falasse (Roomies, 2004), Smiley Face - Louca de Dar Nó (Smiley Face, 2007), A Ressaca (Hot Tub Time Machine, 2010), e também interpretou a si mesmo em diversos episódios da série Como Conheci Sua Mãe (How I Met Your Mother, 2013-2014).
24 Comentários
Onde anda Lori Laughlin?Obrigado.Ah,gosto demais do Memórias...
ResponderExcluirAtriz linda e muito talentosa que infelizmente anda esquecida.
ExcluirWilliam Zabka era tão bonito fisicamente quando ele era bastante jovem que parecia ser uma irmão gêmeo idêntico da famosa atriz francesa atriz francesa de origem sueca Marika Green.
ResponderExcluirAquela velha vagabunda e escrota daquela Clara Rosa Werner vivia enchendo meu saco naquela bosta de escola dela que era o Eduardo Guimarães sendo que essa cadela me disse uma vez quando eu era criança que todo mundo estava cagando e andando para mim sendo que na verdade sou eu e o mundo inteiro quem estamos cagando na cara, na boca, no cu e na buceta podres e arrombados dessa filha da puta também.
ResponderExcluirSe nem para mendigos aqueles quatro vagabundos e pederastas bastardos e drogados dos meus antigos professores Eduardo, Renato, Álvaro e Jorge Luíz prestavam, que dirá para michês também.
ResponderExcluirA vagabunda e megera negra e drogada da minha prima paterna e adotiva hoje rejeitada e esquecida Nélida Barbosa é de longe a maior puta do estado inteiro do Mato Grosso do Sul também.
ResponderExcluirAquelas duas bichas escrotas e vagabundas do Júnior e do Paulo que viviam praticando Bullying comigo e com a coitada da Luíza naquela porra de colégio que era o Pinheiro Guimarães devem agora estar se prostituindo e fumando crack na entrada do metrô do bairro do Catete junto com as suas próprias famílias inteiras dentro e fora da cama também.
ResponderExcluirO Peter Jackson sempre foi a puta e a piada principal de Hollywood e do mundo inteiro junto com o próprio país natal dele que é a porra da Nova Zelândia também.
ResponderExcluirEsses porcos anglo-saxões vagabundos e racistas da Oceania e do Reino Unido feito o Peter Jackson, o Dominic Purcell, o Guy Pearce e a Nicole Kidman por exemplo não passam todos de uns ordinários hipócritas e oportunistas que só pensam em sexo e dinheiro apenas.
ResponderExcluirWilliam Zabka, Chad McQueen, Elisabeth Shue e Laurie Anderson que didigiu, estrelou, produziu e escreveu o clássico filme musical Terra de Bravos são quatro dos maiores ícones mundiais da década de oitenta do século vinte. E aquela égua xucra velha e falecida da Salette da Rocha Engel que sempre fez tudo o que era maldade contra mim e contra todo mundo também virou marmita sexual do Diabo no inferno além da porcaria da casa dela aqui no Condomínio Itaipuaçu Ville estar praticamente abandonada e jogada as traças com todas as porcarias dela guardadas e jogadas de qualquer jeito lá dentro também.
ResponderExcluirPerdoe-me, Querido William Zabka por ter desprezado você e lhe insultado na Internet sem saber que o Ralph Macchio é que é o verdadeiro vilão das séries Karatê Kid e Cobra Kai como todo mundo pode ver no YouTube também. Eu sempre gostei muito de você, William Querido. Amém.
ResponderExcluirPobre William Zabka. Pagou injustamente na vida real pelas maldades de seus personagem no cinema sem ter absolutamente nada a ver com nenhum deles também.
ResponderExcluirPois é, meu caro Peter Jackson. A vida cobra que faz maldade com os outros como é o seu caso por exemplo sendo que pessoas boas e injustiçadas como o nosso amado William Zabka finalmente receberam a sua própria e merecida redenção também.
ResponderExcluirNinguém sabe, mas o Peter Jackson é infinitamente pior do que o Harvey Weinstein e o Puff Diddy juntos de uma só vez sendo que ele portanto é o verdadeiro Diabo de Hollywood e da Nova Zelândia também.
ResponderExcluirNossa, Farrah Fawcett ficou completamente louca assim como Sigourney Weaver e Kim Basinger e a maioria das mulheres que trabalham em Hollywood também.
ResponderExcluirFique bem, William Zabka Querido, enquanto que você, Prezado Peter Jackson, pode esperar porquê você mesmo vai ter o seu quinhão no inferno junto ao Diabo em pessoa assim que você morrer logo em breve. Espere só para você mesmo ver, Prezado Peter.
ResponderExcluirO público infelizmente ainda confunde realidade com ficção achando mesmo que os vilões da fição como o William Zabka são maus na vida real também enquanto que os vilões da vida real feito o Peter Jackson por exemplo ficam se fazendo de bons apenas para enganarem e prejudicarem de propósito todo mundo somente em benefício próprio também.
ResponderExcluirHá tantos artistas maravilhosos e pessoas exemplares das décadas de sessenta, setenta e oitenta do século vinte como o Demis Roussos, a Carla Gravina, a Valérie Perrine e o próprio William Zabka por exemplo que infelizmente jamais tiveram o devido reconhecimento que sempre mereceram enquanto que lixos humanos feito o Peter Jackson ficam ganhando bilhões de dólares sem nunca terem feito nada de verdade para isso também.
ResponderExcluirDeixa estar, Peter Jackson, deixa estar. Você e o seu maldito país natal que é a Nova Zelândia podem ter conseguido escapar em vida dos inúmeros crimes que vocês sempre cometeram de propósito contra o mundo todo, mas o Diabo e o inferno inteiro aguardam vocês de braços abertos no dia de suas respectivas mortes também pois aqui se faz, aqui se paga.
ResponderExcluirO lugar do William Zabka no céu ao lado do próprio Deus já está devidamente assegurado enquanto que o Peter Jackson vai queimar e apodrecer no fogo do inferno nas mãos do Diabo em pessoa por toda a eternidade como ele bem merece também.
ResponderExcluirWilliam Zabka infelizmente foi injustamente punido e perseguido na vida real por crimes e maldades que ele cometeu somente na ficção e no cinema enquanto que pessoas ruins, horríveis, falsas e traiçoeiras de verdade feito a Sean Young e o Peter Jackson por exemplo andam soltas por aí o tempo todo sem jamais serem punidas pelos seus próprios e horrendos crimes hediondos e brutais também.
ResponderExcluirVocê e Sean Young um dia serão cruelmente punidos por todos os seus crimes, Peter Jackson, não importa que dure uma eternidade.
ResponderExcluirWilliam Zabka finalmente teve sua redenção enquanto que a história triste e o final de vida degradante de Peter Jackson, Sean Young, Naomi Watts e Jorge Luíz servirá de exemplo para todas as outras pessoas ao redor do mundo que realmente acreditam que jamais irão prestar contas de seus próprios atos pois aqui se faz, aqui se paga.
ResponderExcluirQue os bons e os inocentes feito o William Zabka vivam suas próprias vidas em paz sem sofrerem de novo nas mãos de mais ninguém e que os verdadeiros criminosos feito Peter Jackson, Sean Young, Naomi Watts e Jorge Luíz paguem muitíssimo caro por todo o mal que sempre fizeram. Que assim seja. Amém.
ResponderExcluir