Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

William Zabka completa 58 anos de idade



Conhecido por interpretar Johnny Lawrence, o vilão de Karatê Kid, William Zabka ficou famoso ao interpretar diversos valentões ao longo de sua carreira. Também cineasta, o artista tem uma indicação ao Oscar em seu currículo.



William Michael Zabka nasceu em Nova York em 20 de outubro de 1965. Ele é filho do diretor Stan Zabka, que dirigiu o programa de Johnny Carson, além do filme Vingança Forçada (Forced Vengenance, 1982), estrelado por Chuck Norris.

Influenciado pelo trabalho do pai, Zabka sempre quis ser ator, e começou a atuar aos 5 anos de idade. Seu primeiro papel já foi como um vilão, interpretando o Lobo Mau em uma montagem de Os Três Porquinhos.

Ele despontou na publicidade, e estreou na televisão em um episódio de Super-Herói Americano (The Greatest American Hero), em 1983.


William Zabka fazendo publicidade

O papel de Johnny em Karatê Kid: A Hora da Verdade (The Karate Kid, 1984) foi a sua estreia no cinema. Zabka não praticava karatê antes do filme, e precisou aprender para interpretar o rival de Daniel Laruso, interpretado por Ralph Macchio.

O filme fez um enorme sucesso, e valeu a William Zabka uma indicação ao Young Artist Award, como melhor ator coadjuvante.


William Zabka e Ralph Macchio em Karatê Kid: A Hora da Verdade

Ele conseguiu alguns papéis na televisão, e retornou ao cinema em Quase Igual aos Outros (Just One of the Guys, 1985), onde interpretava um dos valentões da escola. No mesmo ano atuou na comédia Férias Frustradas II (National Lampoon's European Vacation, 1985), interpretado o namorado de Audrey Griswoold, papel da atriz Dana Hill (Dana morreria em 1996, com apenas 32 anos de idade. Leia mais sobre ela aqui).


William Zabka em Quase Igual aos Outros 


Dana Hill e William Zabka em Férias Frustradas II 

Ele também atuou na comédia De Volta às Aulas (Back to School, 1986), estrelada por Rodney Dangerfield, e repetiu o papel de Johnny Lawrence em Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua (The Karate Kid Part II, 1986).


William Zabka em De Volta às Aulas

William Zabka e os integrantes da academia Cobra Kai


Após interpretar diversos papéis valentões, William Zabka ganhou uma certa antipatia do público, e constantemente era ameaçado ou era chamado para brigar quando saia na rua. Ele então foi aprender a arte marcial de Tang So Do, do qual é dono de um cinturão verde de segundo grau, para evitar de apanhar de um fã que o confundia com seus personagens.

Entre 1985 e 1989 o ator atuou na série O Justiceiro (The Equializer, 1985-1989).


William Zabka e Lori Laughlin em O Justiceiro

Na década de 1990 sua carreira decaiu, e o ator não conseguiu muitos papéis, atuando em filmes de ação de baixo orçamento, como Shootfighter - O Combate Mortal (Shootfighter to the Death, 1993), A Força (The Power Within, 1995), Alta Voltagem (High Voltage, 1998) e Força de Elite (Interceptors, 1999).


William Zabka em Alta Voltagem

O ator continuou fazendo filmes de ação, muitos deles feitos para a televisão ou para o mercado home vídeo, sem distribuição nas salas de cinema. William Zabka atuou ainda em Python, a Cobra Assassina (Python, 2000), Tempestade de Fogo (Ablaze, 2001), Portal da Morte (Epoch, 2001), Superando Limites (Landspeed, 2002) e Sabotagem no Fundo do Mar (Dark Descent, 2002).

Paralelamente, ele cursou a universidade de cinema, e escreveu o roteiro do curta-metragem Most - A Ponte Entre o Agora e Sempre (Most, 2003). O filme foi rodado em Praga, e é todo falado em Tcheco, língua que Willia Zabka fala fluentemente por ser o idioma de seus avós.

O filme rendeu ao artista uma indicação ao Oscar de Melhor Roteirista em Curta-Metragem.




Nos anos seguintes, conseguiu trabalho nas comédias Se Essa Casa Falasse (Roomies, 2004), Smiley Face - Louca de Dar Nó (Smiley Face, 2007), A Ressaca (Hot Tub Time Machine, 2010), e também interpretou a si mesmo em diversos episódios da série Como Conheci Sua Mãe (How I Met Your Mother, 2013-2014).


William Zabka em Como Conheci Sua Mãe


William Zabka também atuou no drama De Onde Vem a Esperança (Where Hope Grows, 2014).

Em 2018 ele foi convidado para retomar seu papel de Johnny Lawrence na série Cobra Kai, que trazia de volta Ralph Macchio e diversos outros atores do universo Karatê Kid.

Ainda sendo produzida, Cobra Kai é um enorme sucesso na Netflix. Inicialmente, o ator havia recusado o papel, mas foi convencido pelos produtores, e hoje ele mesmo é um dos produtores da série.


William Zabka e Ralph Macchio em Cobra Kai


O ator é casado com Stacie Zabka desde 2008, e tem dois filhos.



William Zabka e a esposa, atualmente







Postar um comentário

1 Comentários

  1. Onde anda Lori Laughlin?Obrigado.Ah,gosto demais do Memórias...

    ResponderExcluir