Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando o breve e talentoso Philip Seymour Hoffman




Philip Seymor Hoffman foi um dos mais talentosos atores surgidos na década de 1990. Três vezes indicados ao Oscar, e vencedor de um deles, o ator nos deixou muito cedo, falecendo aos 46 anos de idade, encerrando abruptamente uma carreira promissora.





Philip Seymour Hoffman nasceu em Fairport, Nova York, em 23 de julho de 1967. Quando adolescente, Philip sonhava com a carreira esportiva, e jogava beisebol, mas sofreu uma lesão no pescoço aos 14 anos, e precisou parar de treinar.

Foi então que ele começou a cogitar a atuar, e entrou para um grupo de teatro amador, do qual sua mãe também fazia parte, e três anos depois, ganhou uma bolsa de estudos para se profissionalizar.

Hoffman começou a atuar no teatro, e em 1991 apareceu pela primeira vez na televisão, na série Lei & Ordem (Law & Order).


Philip Seymour Hoffman em Lei & Ordem


No ano seguinte, estreou no cinema usando o nome de Phil Hoffman, no filme Triple Bogey on a Par Five Hoke (1992). Ele atou em diversos filmes fazendo pequenos papéis coadjuvantes nos anos seguintes.
Algumas destas produções, como Fé de Mais Não Cheira Bem (Leap of Faith, 1992), Perfume de Mulher (Scent of Woman, 1992), Quando Um Homem Ama Uma Mulher (When a Man Loves a Woman, 1994) e O Indomável: Assim é Minha Vida (Nobody's Fool, 1994), fizeram muito sucesso na época.


Philip Seymour Hoffman e Chris O'Donnell em Perfume de Mulher


Em 1996 Philip Seymour Hoffman conseguiu seu primeiro papel de destaque no filme Twister (Idem, 1996), que fez um enorme sucesso nas bilheterias. 


Phillip Seymour Hoffman em Twister


A partir de então, começou a ser chamado para atuar em filmes importantes, onde pode demonstrar todo seu talento artístico. O diretor  Paul Thomas Anderson o convidou para atuar em Jogada de Risco (Sidney, 1996), e logo Hoffman se tornaria um dos atores preferidos o diretor. 

Juntos eles fizeram Boogie Nights: Prazer Sem Limites (Boogie Nights, 1997), Magnólia (Magnolia, 1999), Embriagado de Amor (Punch-Drunk Love, 2002) e O Mestre (The Master, 2012).



Philip Seymour Hoffman em Magnólia



Hoffman era um ator versátil, que atuava em dramas intensos ou comédias como Patch Adams, o Amor é Contagioso (Patch Adams, 1996) e Quero Ficar Com Polly (Along Came Polly, 2004). Na década de 1990 o ator atuou em diversos filmes, como O Grande Lebowski (The Big Lebowski, 1998), Ninguém é Perfeito (Flawless, 1999) e O Talentoso Ripley (The Talented Mr. Ripley, 1999).



Philip Seymour Hoffman em Patch Adams, o Amor é Contagioso


Philip Seymour Hoffman em O Grande Lebowiski



Muitos dos filmes estrelados pelo ator tornaram-se cults, como Quase Famosos (Almost Famous, 2000) e Cold Montain (Idem, 2003). 


Philip Seymour Hoffman em Cold Montain



 O ator esteve no elenco de filmes como A Última Noite (25th Hour, 2002), Com Amor, Liza (Love, Liza, 2002), Dragão Vermelho (Red Dragon, 2022) e Incrível Obsessão (Owning Mahowny, 2003). E em 2005 teve sua atuação aclamada pelo papel título em Capote (Idem, 2005), filme biográfico do autor Truman Capote. Por este filme, recebeu diversos prêmios pelo mundo, e foi agraciado com o Oscar de Melhor Ator.





Ele receberia outras três indicaçãos ao Oscar, pelos filmes Jogos do Poder (Charles Wilson's War, 2007), Dúvida (Doubt, 2008) e O Mestre (The Master, 2012), último trabalho feito sob direção do amigo Paul Thomas Anderson.

Outros trabalhos elogiados do ator foram Antes Que o Diabo Saiba Que Vocês Está Morto (Before the Devil Knows You're Dead, 2007) e A Família Savage (The Savage, 2007), que eram filmes independentes. Mas também atuou em super produções, como Missão: Impossível 3 (Mission: Impossible III, 2006).


Philip Seymour Hoffman em Missão: Impossível 3


Em 2010 ele estreou como diretor com o filme Vejo Você no Próximo Verão (Jack Goes Boating, 2010), que também estrelou.




Hoffman também foi um premiado ator e diretor teatral, tendo recebido duas indicações ao prêmio Tony por seu trabalho na Broadway. A primeira delas, como melhor ator, foi por True West (2000) e a segunda, como melhor ator coadjuvante, por Long Day's Journey Into Night (2003).

Em 2013 ele foi escalado para viver Plutarch Heavensbee na adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire, 2013).  Ele ainda apareceria em Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay - Part 1, 2014) e ainda Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (The Hunger Games: Mackingjay - Part 2, 2014).

Porém, enquanto gravava Jogos Vorazes: A Esperança - O Final, o ator foi encontrado morto no apartamento do banheiro de seu apartamento, em 02 de fevereiro de 2014, aos 46 anos de idade. Philip Seymour Hoffman morreu de overdose, e algumas cenas de Jogos Vorazes: A Esperança - O Final precisaram ser feitas através de computação gráfica.



Philip Seymour Hoffman em Jogos Vorazes


O ator namorou com a estilista Mimi O'Donnell, com quem teve três filhos. Seu filho Cooper Alexander também é ator. Ele atuou em Licorice Pizza (2021), dirigido por Paul Thomas Anderson.


Cooper Alexander em Licorice Pizza



    



Veja também: Quentin Tarantino Já foi Figurante


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Acompanhei ele desde cedo quando atuou em Perfume de Mulher. Era aquele ator coadjuvante que roubava a cena sempre que surgia. Foi uma pena realmente ter partido de forma tão precoce

    ResponderExcluir