Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando o breve Luiz Carlos Tourinho


Lembrando principalmente por seu talento natural em fazer humor, Luiz Carlos Tourinho teve carreira relativamente curta devido a sua breve vida, interrompida precocemente aos 43 anos de idade.





Luiz Carlos de Castro Tourinho Filho nasceu em Niterói, em 16 de maio de 1964. Teatro Tablado, onde foi colega de classe da atriz Márcia Cabrita, e foi um ator muito atuante no teatro, embora tenha estreado na televisão ainda adolescente, quando atuou em um episódio do programa Caso Verdade, em 1984.

Na década de 1980 ainda fez uma participação na novela Ti Ti Ti (1986).

Luiz Carlos Tourinho no teatro

Seu primeiro grande papel na televisão foi na minissérie O Cometa (1989), na TV Bandeirantes, uma produção escrita por Manoel Carlos e seu filho Ricardo de Almeida. Tourinho era o protagonista, ao lado de Carlos Augusto Strazzer.


Luiz Carlos Tourinho e Carlos Augusto Strazzer em O Cometa


Depois, só retornaria a televisão em 1993, quando atuou na novela Era Uma Vez. Nesta época, atuou muito no teatro, ganhando muito destaque na peça infantil O Cavalinho Azul (1990).


Luiz Carlos Tourinho em O Cavalinho Azul


Pouco tempo depois, começou a atuar em diversos humorísticos da Rede Globo, como Chico Total e Escolinha do Professor Raymundo, além de atuar nos especiais de sua amiga Xuxa, com quem estreou no cinema em Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988).

Também para o público infantil, atuou no programa Caça Talentos (1996-1997), estrelado por Angélica.

Chico Anysio e Luiz Carlos Tourinho em Chico Total



Em 1999 o ator brilhou na novela Suave Veneno (1999),  onde viveu o desastrado Edilberto, assistente de Uálber Cañedo (papel de Diogo Vilela). Na novela, popularizou o bordão "abalou Bangu!". 



Diogo Vilela e Luiz Carlos Tourinho em Suáve Veneno

 
No ano seguinte ingressou no elenco do grande sucesso Saí de Baixo, substituindo Tom Cavalcante. Tourinho interpretava o porteiro Ataíde.



Marisa Orth, Luiz Carlos Tourinho e Miguel Falabella em Saí de Baixo


Tourinho ficou até o final do programa, em 2002 e em 2003 ingressou no elenco da novela Kubanacan (2003). Depois, ingressou em outro sitcom, Sob Nova Direção, interpretando o personagem Franco até 2007.

Tourinho era amigo das atrizes Heloisa Perissé e Ingris Guimarães, e havia dirigido a pela Cócegas, estrelada por ambas.


Luiz Carlos Tourinho no elenco de Sob Nova Direção



Em 2005, durante as gravações do programa sofreu um aneurisma, ficando internado por 10 dias.


Ainda em 2007, após Sob Nova Direção ser cancelada, o ator ingressou na novela Desejo Proibido (2007), onde interpretava o fofoqueiro Nezinho.



Luiz Carlos Tourinho em Desejo Proibido


Mas o ator não concluiu este trabalho, pois sentiu-se mal em 21 de janeiro de 2008, falecendo pouco tempo depois no hospital, após sofer um aneurisma cerebral. Na época, ele tinha apenas 43 anos de idade.

No cinema brilhou como o faxineiro Sandoval em For All - O Trampolim da Vitória (1997), e atuou ainda em Assim na Tela Como no Céu (1990), O Filme da Minha Vida (1991), Tainá 0 Uma Aventura na Amazônia (2001), Xuxa e os Duendes 2 - No Caminho das Fadas (2002) e Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (2004).

Luiz Carlos Tourinho nunca se casou, nem teve filhos.



Luiz Carlos Tourinho em For All - O Trampolim da Vitória







Veja também: A História de Fernando Almeida (1974-2004)





Veja também: Raul Gil já foi ator


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários