O cantor, compositor e guitarrista David Crosby morreu no dia 19 de janeiro, aos 81 anos de idade. Membro das bandas The Byrds e Crosby, Still, Nash & Young, o artista faleceu após "uma longa doença", conforme informou a sua esposa.
Também ator, atuou em filmes como Hook, a Volta do Capitão Gancho (1991).
Ele entrou nos Byrds em 1964, um ano antes de o grupo estourar com a versão de "Mr. Tambourine Man", de Bob Dylan, e fez parte de sua formação até 1967. No ano seguinte, ele formou o grupo Crosby, Stills & Nash, que teve eventual participação de Neil Young.
Crosby alternou trabalhos solo e retornos aos grupos originais durante toda a carreira. Entre os maiores sucessos que ele escreveu estão "Lady friend", "Why" e "Eight miles high", com os Byrds e "Guinnevere", "Wooden Ships" e "Almost cut my hair" com Crosby, Stills & Nash. Seu estilo sempre ficou entre o rock e o folk, e seu violão também tinha influências de jazz. As letras e discursos engajados também eram marcas de David Crosby.
Ele entrou no Hall da Fama do Rock duas vezes, uma com o Byrds e outra com Crosby, Stills & Nash. Como o trio, ganhou o único Grammy de sua carreira, de artista revelação, em 1969.
Formado por Crosby depois de sua passagem pelos Byrds com Stephen Stills, antigo membro do Buffalo Springfield, e Graham Nash, que era do The Hollies, o trio é considerado um dos três primeiros supergrupos do rock.
O primeiro disco, que levava o nome da banda, chegou ao sexto lugar da lista de vendidos dos EUA, com 4 milhões de cópias. O álbum seguinte, "Déjà vu", já depois da entrada de Neil Young, vendeu 7 milhões de cópias e alcançou o topo das paradas americanas.
David Crosby fez alguns trabalhos como ator, aparecendo em diversas séries de televisão. Ele também atuou em filmes como Cortina de Fogo (1991) e Coração de Trovão (1992). Mas é mais lembrado por interpretar o pirata Tickles no sucesso Hook, a Volta do Capitão Gancho (1991).
0 Comentários