Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Katey Sagal, de Um Amor de Família (Married With Children)


A atriz e cantora Katey Sagal ficou famosa como Peggy Bund, a mãe de uma família disfuncional na comédia Um Amor de Família (Married With Children, 1987-1997), que fez um enorme sucesso na televisão.

Ela também é a dubladora de Turanga Leela na animação Futurama.




Catherine Louise Sagal nasceu em Los Angeles, em 19 de janeiro de 1954. Ela era filha de artistas, sua mãe era a cantora Sara Macon e seu pai o diretor Boris Sagal. Katey também era enteada da atriz e dançarina Marge Champion, e é irmã das atrizes Jean Sagal, Liz Sagal e do ator Joey Sagal. Seu único irmão que não seguiu a vida artística, David (que é advogado), é casado com a atriz McNally Sagal.

O pai da atriz morreu de forma trágica em 1981, durante uma gravação de um filme, Boris Sagal acabou decapitado por um helicóptero.


Boris Sagal

Mas apesar de ter nascido em uma família de atores, e de ser afilhada do famoso produtor Norman Lear, Katey Sagal iniciou sua carreira como cantora e compositora, e no começo da década de 1970 trabalhou como backing vocal de artistas como Bob Dylan, Etta James, Olivia Newton-John e Gene Simmons. Ela também fez parte do grupo The Group With no Name, que fazia apoio vocal para Bette Midler.


Katey Sagal com Bette Midler

Ainda na década de 1970 ela fez seus primeiros trabalhos como atriz, atuando em algumas séries de televisão, como Columbo, e estreou no cinema em um pequeno papel no filme The Failing of Raymond (1971).


Katey Sagal em Columbo



Dirigida por seu pai, retornou ao cinema no filme Vivendo Para Um Sonho (The Dream Makes, 1975), e ainda atuou Cinderela às Avessas (Maid to Order, 1987) e O Preço da Paixão (The God Mother, 1988).

Mas Katey só alcançaria a fama quando foi escalada para viver Peggy Bundy na série de sucesso Um Amor de Família (Love and Married, 1987-1997), papel que lhe rendeu quatro indicações ao Globo de Ouro.





Durante os dez anos em que atuou no programa, Katey fez poucos trabalhos como atriz, atuando geralmente em telefilmes. Mas ainda nesta época, em 1994, laçou seu primeiro disco como cantora solo (o segundo seria lançado apenas em 2004).







E após o cancelamento de Um Amor de Família, Katey faria diversos trabalhos na televisão, muitas vezes como atriz convidada em diversas séries de televisão.

Ela interpretou a mãe do Hyde em That's 70s Show (1999), e atuou no telefilme A Casa Inteligente (Smart House, 1999), da Disney.


Katey Sagal em That's 70s Show


Em 1999 ela também começou a dublar a valente capitã Leela na animação Futurama (Idem), desenho criado pelos mesmos produtores de Os Simpsons, que ainda é produzido nos dias de hoje. 

Ela também dublou a animação Hora do Recreio (Recess, 1997-2000).

E entre 2002 e 2005 teve um personagem fixo na série 8 Regrinhas Basícas (8 Simple Rules), onde interpretava a mãe de Kaley Cuoco. Ela voltaria a interpretar a mãe da atriz na série The Big Bang Theory.


Katey Sagal e Kaley Cuoco


No cinema atuou também em filmes como O Negócio é Fofoca (Campus Confidential, 2005) e E Agora, o Que Eu Faço? (I'm Reed Fish, 2006) e em 2008 voltou a ter um papel fixo em outra série de TV de sucesso, Sons of Anarchy (2008-2014), que lhe rendeu seu Globo de Ouro.


Katey Sagal em Sons of Anarchy


Katey continuou fazendo também participações em séries como Glee e This Is Us e atuou no filme Dirty Dancing: O Musical (Dirty Dancing, 2017).


Katey Sagal em This Is Us


A atriz teve papéis fixos também nas séries Superior Donuts (2017-2018), Shamless (2018-2019) e Rebelde (Rebeld, 2021), e fez uma participação especial na série Disque Amiga Para Matar (Dead to Me), onde reencontrou Christina Applegate, que viveu sua filha Kelly Bund na sperie um Amor de Família.


Katey Sagal e Christina Applegate em Disque Amiga Para Matar


Atualmente, além de dublar Futurama, ela está no elenco da série The Conners, que é produzida desde 2018.



Katey Sagal em The Conners


Katey Sagal atualmente



Katey Sagal foi casada com o músico Freddie Beckmeier (entre 1978 e 1981), e Jack White (entre 1993 e 2000), e desde 2004 é casada com o produtor Kurt Sutter.

Ela tem três filhos, e em 1994, enquanto estava no elenco de Um Amor de Família a atriz havia engravidado, e a gravidez foi incorporada a personagem, porém ela perdeu o bebê no parto, e a história foi esquecida. Ela engravidou novamente durante o programa, e sua gestação então foi escondida.



Veja também: Antes e Depois do Elenco de Um Amor de Família (Married With Children)


Leia também:  Por Onde Anda? O Elenco da série The Nanny

 Leia também: Por Onde Anda? O Elenco de Alf, o Eteimoso



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários