Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Léo Batista morre aos 92 anos de idade




Morreu no dia 19 de janeiro o jornalista Léo Batista, aos 92 anos de idade. Ele estava internado devido a complicações de um câncer no pâncreas e uma trombose.

Mais lembrado como jornalista esportivo, a história de Léo Batista quase se confunde com a história do rádio e televisão brasileira. Foi ele, por exemplo, o primeiro jornalista a dar a notícia da morte do presidente Getúlio Vargas, em 1954, na Rádio Globo.

Léo Batista foi locutor, apresentador, jornalista e até dublador.




O jovem Léo Batista



João Batista Bellinaso Neto nasceu Cordeirópolis, interior de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, Léo Batista começou a trabalhar no serviço de alto-falantes, e em 1947 ingressou oficialmente no rádio, em Piracicaba, e foi lá que cobriu sua primeira Copa do Mundo, em 1950.

Em 1952 ele foi contratado pela Rádio Globo do Rio de Janeiro, e foi lá que o jornalista esportivo Luiz Mendes fez com que ele mudasse de nome, adotando o nome artístico de Léo Batista. Ele e Mendes fizeram uma grande parceria esportiva que durou muitos anos.


Léo Batista em 1947


Na Rádio Globo, ele começou trabalhando como redator de notícias do programa O Globo no Ar, de Raúl Brunini. Depois, como locutor, fez história no rádio narrando o primeiro jogo de Mané Garrincha, e também como o primeiro jornalista a cobrir a morte do presidente Vargas.





Em 1955 ele trocou o rádio pela televisão, indo trabalhar na TV Rio, ao lado do amigo Luiz Mendes. Na emissora, Léo Batista não trabalhou somente com o esporte, apresentando programas de variedades, com A Voz de Ouro, um programa de calouros aspirantes a cantor. No canal, também ficou famoso como apresentador, ao lado de Luiz Mendes, do programa TV Ring, que cobria lutas de boxe.

Lá também apresentou o Telejornal Pirelli, que ficou anos no ar.


Eunice Caldas, Léo Batista e um calouro no programa A Voz de Ouro


Maysa e Léo Batista na TV Rio

Luiz Mendes, Léo Batista, um pugilista e Walter Clark na TV Rio



O jornalista também passou pela TV Tupi, na década de 1950, onde trabalhou no lendário programa Repórter Esso, como editor. Na Rede Globo Léo Batista chegou em 1970, e tornou-se o rosto símbolo do esporte na emissora.

Ele começou no canal como freelancer, na cobertura da Copa do Mundo do México. Após a Copa, ele foi chamado as pressas para cobrir uma ausência de Cid Moreira no comando do Jornal Nacional, e acabou se saindo tão bem, que acabou contratado pela emissora, e passou a apresentar o programa aos sábados.


Léo Batista no Jornal Nacional

Léo Batista foi um dos criadores do programa Globo Esporte, em 1978, e também foi o primeiro apresentador do Jornal Hoje, em 1971, ao lado de Márcia Mendes e Luiz Jatobá.

Além disto, participou do Globo Rural e narrou os gols da rodada no Fantástico, ao lado da famosa zebrinha.


Léo Bastista no Globo Esporte


Sônia maria, Léo Batista e Márcia Mendes no Jornal Hoje




Poucos sabem, as a sua voz inconfundível também foi usada para dublar diversos desenhos animados. Léo Batista começou como dublador em 1955, nos Estúdios Herbert Richers, e em 1958 ele foi fundador da empresa Rio Som, onde também trabalhou como diretor de dublagem, e narrador de diversos comerciais e filmes. Também foi dublador na ZIV, Cinecastro, Cinesom e Dlubason Guanábara. Em 1973 ele vendou a Rio Som, e afastou-se da dublagem.

Ente as obras que dublou, estão diversos desenhos da Marvel, como Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Homem Aranha, e outros.

Léo Batista como o narrador de Capitão América


Em janeiro de 2022 Leo Batista  sofreu uma grande tragédia, quando sua esposa Leyla Chavantes Belinaso, com quem ele era casado desde 1961, morreu acidentalmente na piscina da residência do casal. Foi o jornalista quem encontrou seu corpo no local.


Veja Também: José Paulo de Andrade, o Zorro Brasileiro


Veja também: Raul Gil já foi ator


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX mcinematograficas@gmail.com






Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários