Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Bronson Pinchot, de Primo Cruzado



Na década de 1980 a Rede Globo exibia a Sessão Comédia, que exibida séries americanas como Caras e Caretas, A Super Vicky e o Poderoso Benson. Entre os programas também estava Primo Cruzado (Perfect Strangers, 1986-1993), exibido nas tardes de terça feira.

Bronson Pinchot interpretava um imigrante ingênuo, um pastor de ovelhas recém chegado aos Estados Unidos, que ia morar na casa de seu primo certinho Larry. Orginalmente, seu personagem se chamava Balki Bartokomous, e vinha de uma pequena ilha do mar mediterrâneo. Mas a dublagem brasileira o transformou no caipira primo Zeca, dono de um forte sotaque (dublado por Newton da Matta) do interior de Minas Gerais. 

E apesar da história muitas vezes não bater com a adaptação brasileira, ela proporcionou momentos hilários, como primo Zeca cantando Ilariê, da Xuxa. Até o nome da série foi "abrasileirado", usando o termo Cruzado, que era a moeda oficial do país na época no título do programa, cuja tradução seria Perfeitos Estranhos.




Bronson Pinchot e Mark Linn-Baker em Primo Cruzado




Bronson Alcott Pinchot nasceu em Nova York, em 20 de maio de 1959. Seus avôs eram russos, que migraram para à França após a revolução de 1917, e posteriormente se mudaram para os Estados Unidos.

Ele era de uma família humilde, sua mãe era faxineira, e então dedicou-se muito aos estudos, para conseguir uma bolsa de estudos para poder cursar a universidade. Seus esforços deram resultados, e ele ganhou uma bolsa integral para estudar em Yale, onde se formou em artes cênicas, com todas as honras.


Após se formar, ele começou a atuar no teatro em 1981, e acabou descoberto por um diretor de elenco, que o convidou para atuar no filme Negócio Arriscado (Risky Bussiness, 1983).


Bronson Pinchot e Tom Cruise em Negócio Arriscado



Com grande facilidade em fazer sotaques, ele conseguiu o papel do negociante de artes Serge em Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop, 1984), um grande sucesso estrelado por Eddie Murphy. O papel era relativamente pequeno, mas chamou muita atenção.


Bronson Pinchot em Um Tira da Pesada


Bronson ainda teve papéis de coadjuvantes nos filmes Jogo da Vida (The Flamingo Kid, 1984), Hotel dos Prazeres (Hot Resort, 1985) e Depois de Horas (After Hours, 1985). Depois, foi absorvido pela a televisão, veículo onde mais trabalhou.

Bronson foi escalado para a série Sara (1985), que também tinha Geena Davis no elenco. Mas o programa não foi bem de audiência, e não foi renovado para a segunda temporada.





Mas mesmo com um fracasso televisivo, ele logo encontrou um novo projeto, que marcaria sua carreira para sempre. Bronson Binchot foi escalado para estrelar, ao lado de Mark Linn-Baker a bem sucedida série Primo Cruzado (Perfect Strangers, 1986-1993), considerada um dos melhores programas de comédia da época.

O programa fez um enorme sucesso, e valeu ao ator uma indicação ao Emmy em 1987.








Enquanto gravava a série, Bronson atuou no filme Ela Vai Ter Um Bebê (She's Having a Baby, 1988). No auge da popularidade, ele interpretou a si mesmo em uma participação especial.

Mas seus filmes seguintes, Um detetive Vidente (Second Sight, 1989) e Escândalos no Hotel (Blame it On The Bellboy, 1992), onde ele teve papéis de astro, não fizeram muito sucesso, e passaram quase despercebidos. 



Bronson Pinchot em Escândalos no Hotel  



Três semanas após Primo Cruzado chegar ao fim, em 1993, o ator estrelou outro programa de TV, The Trouble With Larry (1993), que também não foi bem sucedida, e saiu logo do ar, após apenas sete episódios terem sido produzidos. A atriz Courtney Cox, que futuramente faria sucesso em Friends, também fazia parte do elenco.



Bronson Pinchot em The Trouble With Larry



Em 1993 Bronson atuou no policial Amor à Queima Roupa (Tru Romance, 1993). Dirigido por Tonny Scott, o filme tinha roteiro de Quentin Tarantino, e apresentava Bronson em um papel diferente em sua carreira.



Bronson Pinchot e Christian Slater em Amor à Queima Roupa



No ano seguinte, ele repetiu o papel de Serge em Um Tira da Pesada III (Beverly Hills Cop III, 1994). No mesmo ano, apareceu na série Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman (Lois & Clark: The New Adventures of Superman), e também começou a trabalhar com dublagens, algo que faria muitas vezes nos anos seguintes.



Bronson Pinchot e Eddie Murphy em Um Tira da Pesada III


Bronson Pinchot e Teri Hatcher em Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman



Em 1996 ele atuou nos filmes A Última Festa (It's My Party, 1996), Coragem Sob Fogo (Courage Under Fire, 1996), com Denzel Washington e de viver um histriônico decorador de interiores em O Clube das Desquitadas (The First Wives Club, 1996).



Dan Hedaya, Bronson Pinchot e Sarah Jessica Parker em O Clube das Desquitadas


Em 1997 Tom Miller e Bob Boyett, os produtores de Primo Cruzado, o convidaram para ingressar no elenco da série Step By Step (1997), que tinha Patrick Duffy (de Dallas e O Homem do Fundo do Mar) como astro.

Com os mesmos produtores, atuou em Meego (1997), onde vivia um alienígena que morava com uma família de terráqueos.



Patrick Duffy e Bronson Pinchot em Step By Step


Bronson Pinchot em Meego


Nos anos seguintes Bronson Pinchot dedicou-se essencialmente a dublagem, e entre 2009 e 2014 narrou mais de 100 áudio books, sendo indicado a diversos prêmios na categoria.

Em 2006 ele e Mark Linn-Parker se reuniram para gravar um piloto de novos episódios de Primo Cruzado, mas o projeto não foi aprovado, embora o piloto tenha sido exibido na televisão, como um especial.

A dupla se reuniria novamente em um quadro do programa do apresentador Jimmy Kimmiel, em 2017.


Bronson Pinchot no remake não aprovado de Primo Cruzado


Bronson Pinchot e Mak Linn-Baker em 2017



Em 2005 o ator fez parte do reality show The Surreal Life, uma espécie de Big Brother com celebridades no confinamento. E entre 2012 e 2013 apresentou o programa The Bronson Pinchot Project, que reformava e restaurava casas antigas, uma grande paixão do ator.

Bronson também participou de um reality show de culinária, em 2018.




Bronson Pinchot no The Surreal Life





The Bronson Pinchot Project



Ainda atuando, ele fez participações em séries como Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (Law & Order: Special Victims Unit), Havaí 5.0 (Hawaii 5.0) e NCIS: Investigações Criminais (NCIS: Naval Criminal Investigative Service), e atuou no filme Pure Country 2: O Dom da Música (Pure Country 2: The Gift, 2010).



Bronson Pinchot em Havaí 5.0



Entre 2018 e 2020 Bronson atuou na popular série da Netflix O Mundo Sombrio de Sabrina (Chilling Adventures of Sabrina), interpretando o diretor George Hawthorne.

Seu último trabalho, até o momento, foi uma participação em NCIS: Hawai'i, em 2022.


Bronson Pinchot em O Mundo Sombrio de Sabrina


Durante a pandemia da Covid-19 o ator começou a malhar, e perdeu muitos quilos


Bronson Pinchot atualmente






 Leia também: Por Onde Anda? O Elenco de Alf, o Eteimoso

Postar um comentário

0 Comentários