A alegria e irreverência do ator e bailarino Jorge Lafond fez dele uma das figuras mais midiáticas do Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Mais conhecido por seu trabalho como comediante, Lafond criou a inesquecível personagem Vera Verão, famosa pelo seu bordão "Êpaaaa, bicha não!"
"Lafond rompeu barreiras. Negro, artista e gay em uma época que tudo era mais difícil...", conforme as palavras de Zezé Motta. "Eterno! Abriu portas!".
Jorge Luiz Souza Lima nasceu em Nilópolis, Rio de Janeiro, em 29 de março de 1952. Em entrevista a Revista Raça, contou que aos seis anos de idade já tinha consciência que era homossexual. De origem humilde, começou a trabalhar aos dez anos de idade, em uma oficina mecânica. Na sua folga, nos finais de semana, trabalhava com a mãe em parques de diversões.
Mas sonhando em ser artista, estudou balé clássico e dança africana, e chegou a trabalhar com a lendária Mercedes Batista. Na faculdade, formou-se em teatro.
Lafond começou a se apresentar em boates e cabarés do Rio de Janeiro, dançando em casas de show elegantes em Copacabana e inferninhos decadentes na Praça Mauá. Contratado por Haroldo Costa, viajou para o exterior para se apresentar como bailarino, se apresentando nos Estados Unidos e diversos países da Europa. Ele tinha dezessete anos quando foi contratado por Costa, com quem permaneceu trabalhando por dez anos.
Em 1974 ingressou no corpo de bailarinos do Fantástico, na Rede Globo. Em 1981 passou a fazer quadros humorísticos no programa Viva o Gordo, e em 1984 trabalhou no especial Plunct Plact Zuuum.
Em 1984 participou da novela Voltei Pra Você, mas ficaria famoso ao interpretar Bob Bacall na novela Sassaricando (1987).
2 Comentários
Adorava ele! Faz muita falta...
ResponderExcluirReferência, eterno, maravilhoso!!
ResponderExcluir