Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Karen Dotrice, de Mary Poppins


Karen Dotrice ficou eternizada como a doce Jane Banks no clássico Mary Poppins (Idem, 1964), uma das crianças cuidadas pela babá mágica, interpretada por Julie Andrews.


Karen Dotrice nasceu na Inglaterra, em 09 de novembro de 1955. Filha dos atores Shakesperianos Kay e Roy Dotrice, ela é afilhada dos atores Charles Laughton e Elsa Lancester. Suas irmãs, Michele e Yvette também são atrizes.

Roy e Kay Dotrice, e as filhas

Aos quatro anos de idade ela estreou nos palcos, trabalhando com os pais. Quando Karen Dotrice tinha oito anos de idade, a atriz Elsa Lanchester a recomendou para Walt Disney, que procurava uma atriz mirim para protagonizar Um Grande Amor Nunca Morre (The Three Lives of Thomasina, 1963). Disney se encantou com a garota, e lhe ofereceu um contrato de cinco anos.

Karen Dotrice em Um Grande Amor Nunca Morre 

Enquanto estava filmando nos Estados Unidos, seu pai permaneceu na Inglaterra, devido aos compromissos no teatro. Karen e a mãe ficam hospedada na casa de Walt Disney, em Palm Springs. A família Dotrice, por várias ocasiões, foi hospede de Walt Disney, quando tinham compromissos nos EUA.

Disney escalou sua nova estrela para seu filme seguinte, Mary Poppins (Idem, 1964), um clássico que vem encantando diversas gerações. Karen interpretava a irmã de Matthew Garber, com quem já havia trabalhado em Um Grade Amor Nunca Morre.

Dick Van Dyke, Julie Andrews, Karen Dotrice e Matthew Garber em Mary Poppins

Julie Andrews, Lillian e Walt Disney, Karen Dotrice e Matthew Garber

Karen e Matthew trabalhariam juntos em outro filme do estúdio, O Feiticeiro da Montanha Encantada (The Gnome-Mobile, 1967), que não repetiu o sucesso dos filmes anteriores da dupla. Este seria o último filme do ator mirim Matthew Garber, que faleceria dez anos depois, com apenas 21 anos de idade. (Leia mais sobre ele aqui).

Walter Brennan, Matthew Garber e Karen Dotrice em O Feiticeiro da Montanha Encantada 

Karen Dotrice também parou de atuar após este filme, retomando a carreira, já na televisão, em 1973, quando tinha 18 anos de idade. Na TV, fez alguns papéis importantes, como Desireé, o amor de Napoleão, na minissérie Napoleon and Love (1974).

Ian Holm e Karen Dotrice em Napoleon and Love

Adulta, Karen Dotrice fez apenas dois filmes, Inocente Sedutor (Joseph Andrews, 1977) e Os Trinta e Nove Degraus (The Thirty Nine Steps, 1978).

Karen Dotrice em Os Trinta e Nove Degraus 

Em 1981 ela interpretou Desdemona nos palcos, ao lado de James Earl Jones e Christopher Plummer. A critica foi cruel com a atriz, dizendo que ela estragava a produção. Karen Dotrice foi demitida e substituída por Dianne Wiest, que também recebeu críticas semelhantes.

Em 1982, após fazer uma participação na série Voaygers! Os Viajantes do Tempo (Voyagers!, 1982), a atriz anunciou sua aposentadoria. Em 1986 ela se casou com o ator inglês Alex Hyde-White, com quem teve um filho. Karen passou a viver uma vida de dona de casa, cuidando da família.

O casal se separou em 1992, e em 1994 ela voltou a se casar, desta vez com o produtor Ned Nalle, com quem teve outros dois filhos.

Em 2004 a antiga atriz mirim foi nomeada uma "Lenda da Disney", honraria oferecida aos artistas que fizeram a história do estúdio. Karen voltou aos holofotes durante as homenagens, e recebeu muitos convites para voltar a atuar. Porém, recusou todos, alegando não gostar de usar maquiagem.

Na época, também disse que deixou a carreira por só estar recebendo convites para atuar em filmes onde apareceria nua, e não queria ter esta experiência em seu currículo.

Karen Dotrice, em 2004

Apesar das inúmeras recusas, ela aceitou uma participação especial na série Young Blades, em 2005. Karen Dotrice interpretou uma professora.

Em 2013 ela compareceu na pré-estreia de Walt nos Bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks, 2013), que contava os bastidores do clássico no qual trabalhou. Karen Dotrice ficou emocionada, e declarou que "Mary Poppins nunca foi embora realmente".

Dick Van Dyke e Karen Dotrice na pré-estreia de Walt nos Bastidores de Mary Poppins

Após quarenta anos afastada do cinema, Karen Dotrice retornou as telas em uma participação muito especial, atuando em O Retorno de Mary Poppins (Mary Poppins Returns, 2018). Ela fez apenas uma aparição, como uma senhora que pede orientações sobre um endereço para o casal de protagonistas. O filme também trouxe de volta Dick Van Dyke, além da veterana Angela Lansbury.

Karen Dotrice em O Retorno de Mary Poppins 



Karen Dotrice antes e depois

Karen Dotrice atualmente, com Julie Andrews


Veja Também: Antes e depois do elenco da série A Noviça Voadora



Postar um comentário

0 Comentários